Aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos precisam se atentar com esses 3 anúncios
Alerta contra golpes, calendário de ressarcimento e prazo de contestação, INSS crava 3 avisos que estão disponíveis hoje (13/07).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aposentados e pensionistas que foram descontados por entidades associativas já podem aderir ao acordo de ressarcimento proposto pelo Governo Federal.
Desse modo, a confirmação é necessária para que o valor seja devolvido na conta onde o benefício é pago, sem precisar recorrer à Justiça.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Afinal, desde abril um dos maiores escândalos da história do Brasil foi a fraude do INSS.
Esse esquema criminoso desviou recursos dos beneficiários mediante descontos irregulares, sem autorização, nos benefícios de aposentados e pensionistas.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entidades associativas descontavam desde 2019 valores de alguns grupos de aposentados.
QUAL PRAZO DE CONTESTAÇÃO?
Além do aplicativo Meu INSS e dos Correios, serão criados outros mecanismos para atender pessoas em áreas remotas e com mobilidade reduzida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale destacar que o atendimento de beneficiários que querem descobrir se foram vítimas, ocorre nas agências dos Correios e não nas unidades da Previdência Social.
Portanto, o sistema de reclamações ficará aberto até 14 de novembro de 2025. Então, até lá é possível solicitar o ressarcimento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Muitas das entidades que cravavam os descontos não tinham estrutura física, funcionários ou serviços reais.
COMO SOLICITAR A DEVOLUÇÃO?
Para quem prefere fazer online, no aplicativo Meu INSS, é necessário clicar no serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”.
Contudo, aparecerá o nome da entidade e, também, as opções para que o beneficiário possa informar se autorizou de fato o débito.
O INSS também vai intensificar ações de busca ativa em comunidades de difícil acesso de acordo com informações do portal Gov do INSS.
A partir de agosto, o PREVBarco levará atendimento presencial a regiões ribeirinhas e isoladas.
AFINAL, QUAL CALENDÁRIO DE RESSARCIMENTO DO INSS?
Os pagamentos começam em 24 de julho, com 100 mil beneficiários sendo atendidos por dia.
Aqueles que aderirem primeiro ao acordo vão receber os valores descontados indevidamente primeiro.
O valor será pago em parcela única, com correção pelo IPCA, desde a data do desconto até a inclusão na folha de pagamento.
QUAL ALERTA CONTRA GOLPES?
O último alerta do INSS é que o órgão não envia links nem faz ligações sobre o ressarcimento.
Desse modo, todo o processo é gratuito e realizado pelo Meu INSS ou nos Correios. Portanto, em caso de dúvida, consulte os canais oficiais: aplicativo Meu INSS e Central 135.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
- Primeiramente, os beneficiários que tiveram descontos indevidos receberão o ressarcimento a partir de 24 de julho.
- Esse esquema criminoso desviou recursos dos beneficiários mediante descontos irregulares, sem autorização, nos benefícios de aposentados e pensionistas.
- Contudo, vale pontuar que o sistema de reclamações ficará aberto até novembro para quem teve o desconto e ainda não solicitou a devolução.
- O procedimento poderá ser feito online pelo aplicativo Meu INSS ou através das agências dos Correios.
“Desse modo, veja matéria completa sobre Caixa, BB e + cientes: Comunicado do Banco Central confirma proibição aos 60+ do INSS em 2025″.
