CPI irá analisar atitudes de planos de saúde, como Unimed e Amil
Nesta sexta-feira, 17, a Câmera foi acionada para armar nova lei que atingirá os planos de saúde, como Unimed, Amil e outras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os planos de saúde são fundamentais na vida de inúmeros brasileiros, que buscam por atendimento mais rápido e melhor.
Desse modo, há uma gama de possibilidade de convênios, sendo que a Unimed e Amil são um dos mais conhecidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, nos últimos meses, os clientes estão lidando com o cancelado unilateralmente planos de saúde coletivos.
Por conta disso, há na Câmara proposta de CPI para investigar operadoras que têm cancelado unilateralmente planos de saúde coletivos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ANS, “agência reguladora”, mantém-se omissa, de acordo com informações do portal Diário do Poder.
A CPI irá investigar possíveis abusos da prestação de serviços dos planos de saúde no Brasil e precisa de 171 assinaturas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“É inadmissível a gente ver a luta de mães atípicas sofrerem pagando os planos de saúde e verem seus planos de saúde cancelados no momento em que mais precisam”, disse o deputado Áureo Ribeiro.
A proposta foi apresentada aos parlamentares em audiência pública extraordinária, da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados, que debateu sobre o cancelamento unilateral dos planos de saúde pelas operadoras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fato é que a CPI visa acabar com o cancelamento abusivos dos planos de saúde.
EXEMPLOS
Nos últimos meses, inúmeros clientes estão lidando com o cancelamento dos planos de saúde, incluindo da Amil e Unimed.
Recentemente, a Amil decidiu cancelar milhares de contratos coletivos devido ao prejuízo financeiro atrelado aos altos índices de realiste.
De acordo com o portal O Antagonista, o cancelamento também ocorreram em contrato de crianças e jovens com transtorno do espectro autista (TEA), doenças raras e paralisia cerebral.
A lei dos planos de saúde permite que contratos coletivos por adesão sejam rescindidos unilateralmente. Mas, a empresa deve notificar os beneficiários com dois meses de antecedência.
Além disso, segundo o portal Migalhas, a Amil também comunica os clientes por e-mail ou whatsapp sobre a rescisão unilateral dos seus planos de saúde coletivos por adesão.
No entanto, em alguns casos, os clientes não teriam sido avisados sobre a rescisão do plano, segundo o portal.
Em nota, a Amil informou que está reformulando sua grade de produtos com modelos que assegurem qualidade da assistência e sustentabilidade dos contratos.
A modalidade de planos coletivos por adesão, disponibilizada para plataformas denominadas administradoras de benefícios, foi revista.
Desse modo, está em curso o cancelamento de contratos com administradoras de benefícios, especificamente os que demonstram desequilíbrio extremo entre receita e despesa há pelo menos três anos. As mudanças seguem de acordo com a lei.
MAIS SOBRE O ASSUNTO
Além disso, nos últimos meses, a Unimed também cancelou cerca de 2 mil planos de saúde empresarial, segundo o portal Elton Fernandes.
O problema vem ocorrendo desde o início do ano de 2023. Mas, a empresa diz que a rescisão está regulamentada pela ANS.
Por fim, a operadora ressaltou que tem dialogado com os contratantes “sobre a melhor forma de condução caso a caso”, quando há tratamentos em atividade.
COMO VER A FATURA DA UNIMED?
A Unimed tornou-se uma das maiores empresas de planos de saúde. Desse modo, inúmeros clientes buscam como ver a fatura do plano de saúde.
Desse modo, nós iremos mostrar como você poderá acessar a sua fatura. Para isso, basta entrar no portal da empresa, clicar no canal do Benefício, inserir seus dados e clicar em “obtenção do boleto”.