Rombo de 45 bilhões: Canal de TV aberta acaba após 30 anos e apresentador desaba com fim: “Tristeza”

Canal de Tv aberta, após 30 anos no ar, tem triste desfecho e até mesmo o apresentador lamentou seu fim …
E um famoso canal de televisão aberta, que marcou a vida de milhares de brasileiros, por 30 anos, acabou tendo um triste desfecho após uma terrível crise financeira e um rombo bilionário que o afastou das telinhas espalhadas em todo o território nacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estamos falando da icônica Shoptime, que teve sua primeira transmissão televisiva no ano de 1995, entrando no ar como pioneiro em televendas no Brasil. Seu fim foi tão impactante que o próprio apresentador lamentou o ocorrido durante uma entrevista.

A Shoptime foi pioneira em televendas e teve sua primeira transmissão em 1995 (Foto Reprodução/Youtube)

A Shoptime, após 30 anos no ar, encerrou suas transmissões em junho de 2023 (Foto Reprodução/Internet)

A Americanas sofreu um rombo bilionário (Foto Reprodução/Internet)

Ciro Bottini em meio a gravações da programação da Shoptime (Foto Reprodução/Internet)

Ciro Bottini (Foto: Reprodução / Shoptime)
Trilha de milhões …
Primeiramente é bom conhecer a historia da Shoptime, que começou com um ponta pé inicial em investimento de 5,5 milhões de dólares, e inicialmente gerido em sociedade entre a Multicanal, as Organizações Globo (que detinha 40% de participação) com as Lojas Americanas (10%)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com a Wikipédia, a empresa proprietária do canal foi comprada pelo grupo controlador das Lojas Americanas, que logo o integrou ao grupo B2W Digital (Do qual as Americanas se integrou e pertence até os dias atuais).
Ainda sob os termos da venda do Shoptime ao grupo B2W, as operadoras NET e Sky ofereceriam espaço gratuito em suas grades para o canal até o ano de 2014, fazendo com que ela tivesse transmissão aberta mesmo em canal pago.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Com o término desse período, as renegociações começaram. Chegou-se a calcular, na imprensa especializada, que cerca de R$3 milhões seriam necessários para custear a presença da TV Shoptime nas grades de programação.
No entanto, em 2015, foi anunciado que o canal renovou o contrato com a NET e a Sky e passaria a pagar pelo espaço, assim como os demais canais de televendas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Queda
No dia 17 de maio de 2017, o canal saiu da Sky devido à crise que o canal enfrentava desde novembro de 2016 por conta da queda das vendas.
Porém, acabou voltando para a grade de programação da operadora um dia depois. Mas em julho de 2017, a Shoptime deixou de ser exibida pela operadora ClaroTV.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acabou!
De acordo com o Pop Time, no dia 17 de maio de 2023, foi anunciado que o canal encerraria suas transmissões em TVs pagas e abertas.
Uma das razões para sua extinção da transmissão da emissora nas operadoras e pelo sinal terrestre se tratava do processo de recuperação judicial que a Americanas está enfrentando em razão de um rombo que soma a R$ 47,9 bilhões, visto que a varejista é a mantedora do canal*.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
*Para saber mais sobre a situação das Americanas clique aqui
Por conta disso a medida foi determinada em razão de um cortes de gastos, já que o valor das transmissões pela televisão é considerado extremamente elevado para manter.
No dia 30 de maio de 2023, a emissora transmitiu pela última vez a sua programação na televisão e por volta das 0h do dia 31, o sinal foi interrompido e substituído por color bars*, um dia antes da data prevista de encerramento, que era para ser no dia 1.° de junho
*As barras de cor ou color bars são um sinal de vídeo que se utiliza na produção de programas de televisão para a comprovação do estado dos sistemas de produção, que geram, tratam e transmitem o sinal de televisão
Comunicado do Apresentador
Como mencionamos no inicio desse texto, o apresentador Ciro Bottini, que ficou conhecido nacionalmente, nos anos 1990, pelo trabalho no Shoptime, em entrevista exclusiva ao portal NaTelinha, lamentou o fim das operações da marca nas operadoras de TV por assinatura e nas antenas parabólicas :
“Recebi com tristeza, afinal de contas fui um dos fundadores do Shoptime, esse modelo de venda de produtos pela TV. Tenho um carinho enorme pela marca, pelo modelo e por tudo que fizemos. Fiquei lá por quase 30 anos”.
Atualmente, ele é apresentador, empreendedor, vendedor e palestrante, com mais de 150 mil seguidores só no Instagram.
Qual foi o real desfecho do canal?
De acordo com “Aqui tem Fofoca”, em vídeo curto exibido no Youtube, o canal Shoptime anunciou sua migração para o ambiente digital.
O apresentador disse que as lives passariam a ser exibidas no Youtube e Instagram da Americanas. A legenda ainda dizia “que a vida é feita por ciclos e esse foi encerrado para que outro comece”.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.