Câncer: Os 3 âncoras do Jornal Hoje mortos pela mesma doença

Três grandes âncoras do Jornal Hoje da Globo perderam suas vidas para o câncer; Relembre suas trajetórias e o legado deixado.
2 min de leitura
Relembre os âncoras do JH que infelizmente faleceram (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva/Globo)

Relembre os âncoras do JH que infelizmente faleceram (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva/Globo)

Três grandes âncoras do Jornal Hoje da Globo perderam suas vidas para o câncer; Relembre suas trajetórias e o legado deixado

Ao longo de mais de 50 anos, o Jornal Hoje consolidou-se como referência do jornalismo vespertino brasileiro. Combinando agilidade na cobertura com linguagem acessível, o telejornal tornou-se um marco da Globo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, parte de sua história também foi marcada por perdas devastadoras. Três âncoras, vítimas de câncer, deixaram um legado duradouro na memória do público e dos colegas.

Sendo assim, com base em informações do TV História, trazemos abaixo mais detalhes para relembrar a carreira de cada um deles:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Léo Batista (1932–2025):

Um dos criadores do Jornal Hoje, Léo Batista apresentou o telejornal entre os anos 70 e 80. Reconhecido por sua voz firme e presença carismática, também brilhou na cobertura esportiva.

Infelizmente, Batista faleceu em janeiro de 2025, aos 92 anos, vítima de câncer de pâncreas, deixando uma contribuição significativa à história do jornalismo brasileiro.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Berto Filho (1940–2016):

Berto Filho acumulou passagens pelo Jornal Nacional, Fantástico, RJTV e Jornal Hoje, tornando-se referência pela postura firme e acolhedora.

Ademais, atuou com destaque entre as décadas de 1970 e 1980, construindo reputação de seriedade e comprometimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Berto Filho apresentou o Jornal Hoje na Globo (Foto: Reprodução/ Internet)

Em 2016, aos 75 anos, morreu vítima de câncer na garganta que se espalhou para o cérebro.

Apesar da partida, ele acabou deixando um legado de ética e profissionalismo reconhecido por colegas e telespectadores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Márcia Mendes (1947–1979):

Por fim temos ela, a qual foi uma das primeiras mulheres a ocupar a bancada do Jornal Hoje.

Márcia Mendes conquistou o público com leveza e modernidade diante das câmeras. Ingressou na Globo em 1975 e rapidamente se tornou um dos rostos mais queridos pelos telespectadores.

Márcia Mendes (Foto: Reprodução/Memória Globo)

Sua carreira foi drasticamente interrompida e precocemente em 1979, aos 32 anos, vítima de leucemia, deixando uma lacuna profunda no jornalismo brasileiro.

Qual é a última novidade envolvendo o Jornal Hoje?

A última novidade envolvendo o JH é que, com a saída de César Tralli como âncora do Jornal Hoje para assumir o posto de Bonner no Jornal Nacional, a Globo oficializou Roberto Kovalick como novo apresentador.

Experiente, com passagens como correspondente internacional em Nova York e Tóquio, e, até então, apresentador do Hora Um, Kovalick representa a continuidade da qualidade jornalística.

Além disso, essa escolha ainda reforça a tradição da emissora em apostar em profissionais sólidos e reconhecidos pelo público.

Mas, para saber mais informações sobre o jornalismo da Globo e seus maiores nomes, clique aqui*.

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Sair da versão mobile