Câncer de intestino: Como suas fezes, a cor e formato podem servir como alerta?

Tudo sobre o câncer de intestino e sintomas que podem servir como alerta. FIQUE POR DENTRO DE TUDO AQUI NO TVFOCO.

21/07/2025 19h48

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
A famosa cantora (Foto: Reprodução)

Tudo sobre o câncer de intestino e sintomas que podem servir como alerta

Por falta de informação, muita gente nem imagina, mas câncer no intestino, também conhecido como câncer colorretal, é um tumor que se desenvolve no intestino grosso. Além do cólon e reto e quase sempre se origina a partir de pólipos, que são pequenos tumores benignos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em suma, ele se trata de um câncer que pode atingir a todos, sendo que há uma elevação progressiva do risco com aumento da idade. A saber, é um tumor que se desenvolve lentamente e de forma silenciosa, principalmente, a partir dos 50 anos. Dessa forma, isso se dá porque a formação dos pólipos demora cerca de 10 anos. Assim, eles podem se tornar malignos à medida que o tempo passa.

Mas, você sabe, como suas fezes, a cor e formato podem servir como alerta? Pois bem, de acordo com informações do Ministério da Saúde, a presença de sangue nas fezes, ou alteração na sua forma pode ser sinal da doença. Em suma, as fezes podem ficar muito finas ou compridas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A salientar, o Ministério da Saúde acabou emitindo um alerta onde explica que: “outras alterações de hábito como diarreia e prisão de ventre alternados, dor ou desconforto abdominal, fraqueza e anemia, perda de peso sem causa aparente e massa abdominal também podem ser um indício”.

Em síntese, é importante destacar que para rastrear os tumores de cólon e reto pode ser realizado com pesquisa de sangue oculto nas fezes e colonoscopia ou retossigmoidoscopias.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

O assunto vem a tona após a morte da cantora Preta Gil, que aconteceu no último domingo, dia 20, mediante a luta da cantora contra o câncer.

O que aconteceu com Preta Gil?

Preta Gil morreu no último domingo, aos 50 anos, em Nova York. A artista sofreu complicações de um câncer no intestino e estava nos Estados Unidos fazendo um tratamento experimental contra a doença, que tratava desde janeiro de 2023.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em síntese, após o tratamento inicial no Brasil com quimioterapia e radioterapia, e uma cirurgia para remoção de tumores em agosto de 2024. Contudo, o câncer retornou em outras regiões do corpo, levando à retomada de intervenções médicas.

A cantora estava hospedada em Nova York e viajava para Washington para receber o tratamento em um centro médico especializado. Contudo, acabou não resistindo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CLIQUE AQUI PARA FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: bianca.rayla@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.