Relembre os astros que brilharam na trama “A Favorita”, mas que infelizmente acabaram sendo levados pela morte, deixando um vazio enorme nos bastidores, bem como nos nossos corações
Exibida originalmente entre o ano de 2008 e 2009,a novela A Favorita, de João Emanuel Carneiro, marcou época na teledramaturgia brasileira. Em suma, ela conquistou o público com sua trama envolvente sobre duas mulheres, Flora (Patrícia Pillar) e Donatela (Cláudia Raia).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na trama, durante a adolescência, elas se apresentavam como amigas, mas escondiam segredos e rivalidades profundas. A história ficou famosa por reverter a expectativa do telespectador, revelando apenas no meio da novela quem era a verdadeira vilã, em um dos maiores choques da televisão nacional.
Anos após sua estreia, a obra segue sendo lembrada como um dos maiores sucessos da Globo. No entanto, parte do elenco que brilhou nessa produção já nos deixou, levando consigo não apenas talento, mas também um pedaço da memória afetiva de quem acompanhou a trama.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sendo assim, com base em informações do portal Wiki e TV História, trazemos abaixo mais detalhes da história e carreira de quatro astros que brilharam na trama, mas que, infelizmente, foram levados pela morte, deixando um vazio enorme em nossos corações.
Milton Gonçalves:
Em A Favorita, Milton Gonçalves deu vida ao deputado corrupto Romildo Rosa, um personagem marcante dentro da narrativa política da trama.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fora da novela, sua carreira foi vasta: ele brilhou em clássicos como O Bem-Amado, Sinhá Moça e Pecado Capital.
Também foi diretor e um dos artistas mais engajados na luta contra o preconceito racial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Milton faleceu em 30 de maio de 2022, aos 88 anos, em decorrência de sequelas de um AVC sofrido em 2020. Sua despedida deixou um vazio irreparável nos palcos, nas telas e nos bastidores da televisão.
Tarcísio Meira:
Um dos maiores nomes da teledramaturgia, Tarcísio Meira interpretou o idealista Frederico Copola em A Favorita, dando peso e profundidade ao personagem.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas sua carreira começou na Globo em 1967 e incluiu papéis icônicos, como João Coragem em Irmãos Coragem e Capitão Rodrigo em O Tempo e o Vento.
Em 12 de agosto de 2021, aos 85 anos, Tarcísio faleceu em decorrência de complicações da Covid-19, após internação no hospital Albert Einstein.
Sua ausência ainda é sentida por fãs e colegas de profissão, que o reconhecem como um dos maiores atores do país.
Lúcio Mauro:
Na trama, Lúcio Mauro interpretou José Gentil, conhecido como Sabiá, um personagem lembrado pelo carisma.
Mais do que ator de novelas, ele foi um dos grandes nomes do humor brasileiro, com destaque no histórico programa Chico City e no grupo Os Trapalhões.
Lúcio faleceu em 2019, aos 92 anos, após complicações respiratórias. Seu filho, Lúcio Mauro Filho, o homenageou publicamente, ressaltando que o pai foi pioneiro e inspiração em sua vida e carreira.
Nelson Xavier:
Nelson Xavier viveu Edvaldo em A Favorita, mas sua carreira vai muito além.
Conhecido pela intensidade em cena, interpretou personagens inesquecíveis no cinema e na TV, como o médium Chico Xavier, em um filme homônimo.
O ator faleceu em 2017, aos 75 anos, após enfrentar por uma década o câncer de próstata e, depois, um tumor no pulmão.
Sua filha, Tereza Villela Xavier, disse em despedida: “Ele virou um planeta.”
Onde assistir A Favorita hoje?
Apesar de ser uma novela de 2008, desde o ano de 2020, A Favorita foi disponibilizada no catálogo do Globoplay.
O app de streaming da Globo, além das novidades e produções originais, resgata grandes sucessos da teledramaturgia brasileira.
Desde então, a obra pode ser revista integralmente pela plataforma, sem cortes, mantendo seu impacto original.
Para assistir, basta assinar pacote de streaming da emissora, que reúne novelas clássicas e contemporâneas em seu catálogo.
Mas, para saber mais informações sobre outros atores e histórias da Globo, clique aqui*.