Relembre o marco que foi a novela Tieta e a trajetória dos atores do elenco que infelizmente já morreram, deixando histórias e personagens inesquecíveis
Quando estreou em 1989 na Globo, a novela Tieta, adaptação da obra de Jorge Amado, não apenas conquistou o público como também redefiniu a teledramaturgia brasileira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A trama, estrelada por Betty Faria, trouxe à tona temas relevantes, porém extremamente ousados para a época, como machismo, homofobia, hipocrisia social e religiosidade, tornando-se um fenômeno cultural que até hoje marca gerações.
No entanto, ao longo dos anos, parte do elenco que brilhou nesse clássico se despediu dos palcos e telas. Entre eles, nomes que marcaram para sempre a TV brasileira e que foram levados pela morte de forma cruel.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sendo assim, a partir de informações do TV História e portal Wiki, trazemos abaixo mais detalhes sobre cada um desses nomes aqui relembrados.
Yoná Magalhães:
Yoná deu vida a Tonha, madrasta de Tieta, uma personagem que mesclava inocência e força, e que foi um dos pontos altos de sua carreira
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E a atriz capturou bem essa essência da personagem, que foi desde a sua devoção ingênua até a sua libertação, a qual aconteceu com a ajuda de Tieta. Inclusive, essa transição, de uma mulher oprimida para uma que abraça a vida, foi um ponto alto na carreira da atriz.
Para além da personagem, a trajetória de Yoná é longa e repleta de sucessos. Ela estreou na televisão nos anos 60 e construiu uma carreira sólida, marcada por atuações marcantes e sua versatilidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além de Tieta, ela também esteve em outras obras com personagens tão impactantes quanto, como:
- Matilde em Roque Santeiro (1985);
- Valentina em Meu Bem, Meu Mal (1990);
- Magnólia em Sonho Meu (1993):
O último trabalho da atriz Yoná Magalhães em novelas foi em 2013, na novela Sangue Bom.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Yoná morreu no Rio de Janeiro, no dia 20 de outubro de 2015, aos 80 anos, devido a complicações pós-operatórias após uma cirurgia para corrigir uma insuficiência cardíaca.
Marcos Paulo:
Marcos Paulo foi um ator e diretor de televisão e cinema brasileiro, conhecido por sua longa e versátil carreira, tanto à frente quanto atrás das câmeras. Ao longo dos anos, ficou à frente de novelas e séries de sucesso, além de atuar em diversos papéis marcantes.
Em Tieta, Marcos Paulo interpretou Arturzinho, um personagem complexo e ambíguo.
Posteriormente, ele retorna a Santana do Agreste sob a identidade de Mirko Stephano, com a intenção de instalar uma fábrica poluente na região de Mangue Seco.
Sua trama se entrelaça com a de outros personagens, incluindo Tonha, por quem nutria uma paixão de juventude.
Porém, ele escondia um segredo terrível por ser o real responsável pela morte da própria mãe, um evento que levou seu pai a odiá-lo profundamente. Essa trama sombria e vingativa culmina na morte misteriosa de Arturzinho na reta final da novela, um dos grandes mistérios da trama.
Inclusive, a sua morte foi um desfecho trágico para um personagem que representava a ganância e crueldade, revelando um drama familiar que marcou a história da novela.
Além de Tieta, ele esteve também em:
- Dancin’ Days (1978);
- Roque Santeiro (1985);
- Páginas da Vida (2006);
Por fim, a última novela em que Marcos Paulo trabalhou como ator foi Desejo Proibido, da Globo, em 2008, em que interpretou o Dr. Tadeu.
Marcos Paulo morreu no dia 11 de novembro de 2012, aos 61 anos, em decorrência de uma embolia pulmonar.
Françoise Forton:
A carreira de Françoise Forton foi longa e rica, marcada por papéis inesquecíveis na televisão, no cinema e no teatro.
Em Tieta, a atriz interpretou o papel de Helena, uma mulher fria e calculista que abandona o marido para viver no luxo.
Além de Tieta, ela esteve em
- “Dona Xepa” (1977);
- “O Clone” (2001);
- “Caminho das Índias” (2009);
Infelizmente, a atriz faleceu em 2022, aos 64 anos, após enfrentar um câncer.
O que simboliza a tempestade de areia que engole a cidade de Tieta?
O final de Tieta foi um tanto enigmático, uma vez que envolve o desaparecimento da cidade de Santana do Agreste sob uma tempestade de areia, com um forte significado:
- Na cena final de Tieta mostra a reinauguração do circo da cidade, mas uma tempestade de areia destrói e soterra todo o local.
- Acredita-se que essa cena seja metafórica, representando a renovação e o apagamento de um passado de hipocrisia e conservadorismo, concluindo a novela de forma simbólica.
Mas, para saber mais informações sobre bastidores, artistas e novelas da Globo, clique aqui*.