Diagnóstico de câncer: Descoberta fatal sobre álcool e vinho chega hoje (3) para BANIR 2 populares da cozinha

Bebidas alcoólicas podem culminar em um diagnóstico de câncer, conforme exposto por estudo
Ahh o frio chegou! e com ele o hábito de se deliciar com bons vinhos e algumas bebidas também …
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque, assim que a temperatura lá fora começa a abaixar, é comum que algumas pessoas tenham a ideia de tomar alguma bebida alcoólica para espantar a sensação de frio.
Seja através de um bom vinho ou do destilado de sua preferência, esse hábito realmente costuma surtir efeito, pois o incômodo gerado pela queda de temperatura ambiente tende a ir embora … Porém é preciso manter- se em alerta!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque além da sensação ser falsa, uma vez que consumir bebidas alcoólicas causa apenas uma vasodilatação e consequentemente uma elevação da sensação térmica, ela ainda desprotege e faz com que a pessoa se exponha mais ainda ao frio.
Mais que isso, uma descoberta fatal sobre o consumo exacerbado de bebidas alcóolicas veio à tona e podem vir a banir o álcool e o vinho em situações extremas.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
De acordo com o portal do Catraca Livre, um estudo recente do site Cancer FactFinder, da Escola de Saúde Pública de Harvard, cujo qual fornece informações sobre o que causa câncer, deu uma ênfase aos cuidados quanto ao consumo dessas 2 bebidas populares das cozinhas, bares e mercados.
Sendo assim iremos detalhar todos os riscos para você se manter bem informado nesta segunda-feira (03)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Consumo de alcool e vinhos tende a aumentar em temperaturas mais baixas (Foto Reprodução/Internet)

Consumo exacerbado de álcool aumenta risco de cancer (Foto Reprodução/Metrópoles)

Câncer Colorretal é um dos mais comuns de quem consome álcool (Foto Reprodução/Freepik)
Diagnóstico fatal
Isso porque bebidas com álcool estão ligadas ao risco acentuado de diversos tipos de neoplasias.
Segundo o site, há um forte consenso de que o uso de álcool é um cancerígeno do Grupo 1 (o que significa que é cancerígeno em humanos) pela Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ao consumirmos o álcool, ele é metabolizado pelo fígado em uma substância química chamada acetaldeído.
Essa substância, por sua vez, é altamente tóxica e cancerígena. Ele pode danificar o DNA das células e impedir que estas se repararem adequadamente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esse dano pode levar ao desenvolvimento de células cancerosas.
O processo de metabolização do álcool também gera radicais livres, que são moléculas instáveis que podem causar danos às células do corpo.
Esse dano, conhecido como estresse oxidativo, pode contribuir para a formação de câncer ao alterar o DNA e outros componentes celulares importantes.
Além disso, o consumo excessivo de álcool pode aumentar os níveis de estrogênio no corpo, um hormônio que está relacionado ao desenvolvimento de cânceres como o de mama.
Em altos níveis, o estrogênio pode estimular o crescimento de células cancerosas nos tecidos mamários.
Quais são os tipos mais comuns de câncer em quem consome bebida alcoólica?
Ainda de acordo com o National Cancer Insitute, dos Estados Unidos., os tipos de câncer podem ser diversos; Veja abaixo os mais comuns relacionados com o consumo de álcool:
- Cabeça e pescoço
Pessoas que bebem de forma moderada têm risco 1,8 vezes maior de câncer de cavidade oral e faringe (garganta) e risco 1,4 vezes maior de câncer de laringe (cordas vocais) do que de quem não bebe álcool.
Já quem bebe sem nenhum tipo de moderação têm risco 5 vezes maior de câncer de cavidade oral e faringe e risco 2,6 vezes maior de câncer de laringe
- Esofágico
Em comparação com aqueles que não bebem álcool, o risco varia de 1,3 vezes maior para bebedores leves. Mas chega a quase cinco vezes maior para bebedores pesados.
- Fígado
O consumo excessivo de álcool está associado a um risco aproximadamente duas vezes maior de dois tipos de câncer de fígado.
- Mama
O aumento do risco de câncer de mama é maior em bebedores moderados (1,23 vezes mais) e bebedores pesados (1,6 vezes mais).
- Colorretal
O consumo moderado a pesado de álcool está associado a um risco 1,2 a 1,5 vezes maior de câncer de cólon e reto, em comparação com o não consumo de álcool.
Isso ocorre porque o álcool pode causar inflamação e dano ao revestimento do intestino. Dessa forma, contribui para o desenvolvimento de câncer.
Sendo assim, caso não possa evitar o recomendável é SEMPRE consumir bebidas alcoólicas de forma bem moderada.
ATENÇÃO! Qualquer diagnóstico, seja ele qual for, DEVE SER COMPROVADO APENAS POR UM MÉDICO por meio de exames e consultas.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.