Para a alegria dessa lista de trabalhadores, pagamento de 14° salário mínimo foi confirmado antes de canetada histórica de Fernando Haddad e Simone Tebet
Milhares de trabalhadores vão ter muito a comemorar, afinal, foi confirmado o pagamento do 14° salário a essa lista exclusiva de CLTs. O melhor é que o desfecho veio antes de decisão de Simone Tebet e Fernando Haddad.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quem está acompanhando as rotinas dos ministros do Planejamento e Fazenda, sabem que eles foram os responsáveis por expor a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentária) para 2025 em 15 de abril. Nela, traz o novo salário mínimo previsto e ainda a meta de déficit zero para o próximo ano.
Sendo assim, o governo não pode, por exemplo, aprovar um 14° salário mínimo para os trabalhadores. Isso pode gerar grandes gastos aos cofres públicos e não há orçamento para uma ação dessas. Mas, os estados podem, se quiserem, liberar salários extras, e esse foi o caso de Alagoas, que expôs a decisão, antes da LDO ser exposta por Tebet e Haddad.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme informações do site Jornal Extra, em 27 de fevereiro desse ano, foi sancionado o projeto de lei que autoriza o Executivo de Alagoas a pagar uma bonificação aos funcionários da Educação. Esse bônus é uma espécie de 14° salário para os servidores.
O texto expôs na ocasião que servidores efetivos, comissionados e contratados em efetivo exercício serão contemplados com a bonificação, recebendo o equivalente a 50% do valor pago quando do repasse do 13º salário, em 2023. Logo, ainda esse ano, os beneficiados foram contemplados com esse salário extra. O valor ficou de ser pago em fevereiro mesmo desse ano. A ideia é que essa ação sirva de incentivo para os servidores.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sílvio Camelo, líder do governo na Assembleia Legislativa, agradeceu ao apoio recebido na ocasião. “Demos toda a celeridade necessária, e o projeto foi aprovado rapidamente no plenário. Quero agradecer a todos os deputados pelo esforço conjunto”.
O 14° SALÁRIO DOS APOSENTADOS FOI APROVADO?
Quem também sonha com um pagamento extra são os aposentados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Mas, de acordo com o site Senado Federal, não existe no momento nenhuma proposta legislativa com essa finalidade em andamento. E essa é uma iniciativa difícil de entrar em vigor, tendo em vista que seriam grandes gastos aos cofres públicos e no momento não há orçamento para bancar tal ideia. O que existe é o pagamento do 13° salário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE