“Caos”: Fantástico é derrubado do ar com urgência e apresentador grita com funcionário ao vivo: “Enlouqueci”

Sérgio Chapelin revelou detalhes de uma falha que aconteceu no “Fantástico”, da TV Globo, muito antes de Tadeu Schmidt e Poliana Abritta
O episódio especial de 2500 edições do “Fantástico”, da Globo, continua rendendo várias revelações. O programa do Spotify trouxe uma entrevista divertida com Sérgio Chapelin, que conta os desafios de fazer uma atração em plena ditadura militar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O jornalista contou no bate-papo que foi obrigado a derrubar o “Fantástico” às pressas por pressão e medo de falar algo que a censura não permitia. Em 1982, um telejornal ao vivo não podia fazer um caco, que é um improviso usado no ar quando algo não sai como planejado.
PERRENGUE
Naquela época, o programa entrava no ar já com uma cartela da censura, que dizia que havia sido aprovado pelos censores e pelos militares. Com isso, o texto aprovado tinha que ir para o ar da mesma forma que tinha sido escrito. Sérgio Chapelin, então, contou uma história que o ao vivo deu errado:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Tanto que uma vez eu tirei o ‘Fantástico’ do ar porque acharam que eu estava louco. Não foi um caco. Eu tive uma reação a uma situação lá. O operador do teleprompter, naquele tempo era muito diferente, o equipamento era muito diferente… Então tinha uma tela, punha o texto, ia girando aquela tela, não tinha nada dessa sofisticação de hoje”.
Ele continuou: “E o menino não percebeu que trocou uma página. Então eu tinha um texto no teleprompter e eu estava lendo outro texto. Aí eu pedi a ele: ‘Faça o favor, tire esse texto daí que está me atrapalhando’. E aí foi o caos, entendeu?. Esse caco foi o caos que foi a derrubada. E tira o ‘Fantástico’ do ar, vem ver se eu estou bem, se eu enlouqueci…”.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
APOSENTADORIA
O jornalista atualmente está aposentado. Ele trabalhou por muitos anos no “Jornal Nacional”, no “Fantástico” e encerrou a carreira no “Globo Repórter”, em 2019, aos 78 anos.
Escute a partir do minuto 16:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sérgio Chapelin no “Fantástico” (Foto: Divulgação/TV Globo)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Paulo Damião
Eu sou Paulo Damião, jornalista formado pela FIAM-FAAM, em 2020. Trabalho com celebridades desde 2017 e admiro tudo o que envolve o mundo dos famosos e da televisão. Já entrevistei artistas, participei de coletivas de imprensa e sou responsável por desenvolver vários especiais de destaque no TV Foco.Meu email é paulo.vitto@otvfoco.com.br