Interdição do Procon tira o chão dos consumidores em Goiás, GO, e acende alerta da Vigilância Sanitária diante dos riscos
Uma fiscalização do Procon em Rio Verde, GO, que praticamente acaba de ser realizada, desestabilizou a confiança dos consumidores e ligou o sinal de alerta da Vigilância Sanitária, após um verdadeiro cenário de horror envolvendo a venda de carnes bovinas, frangos e até mesmo embutidos como linguiças.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sendo assim, a partir de informações coletadas de uma reportagem do programa GO no Ar, jornalístico de uma filiada da Record, a equipe especializada em fiscalizações do TV Foco traz abaixo todos os detalhes dessa operação e os riscos constatados.
Carnes podres e iogurtes vencidos
Isso porque os fiscais apreenderam mais de 400 quilos dessas carnes já podres e completamente impróprias para consumo, em um supermercado nº 1 da cidade, no dia 24 de abril de 2025.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Todas elas apresentavam sinais claros de deterioração:
- Mau cheiro;
- Coloração alterada;
- Textura imprópria para consumo.
Além disso, iogurtes vencidos também estavam à venda, ampliando o cenário de risco sanitário.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Supermercado na mira:
As autoridades notificaram formalmente o supermercado após a operação e concederam a ele um prazo de até dez dias para apresentar defesa.
Normalmente, esse tipo de gravidade pode acarretar multas pesadas e sanções administrativas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por fim, o Procon recomendou que os consumidores sempre fiquem atentos ao comprar carnes e derivados, orientando-os a sempre observar a cor, o cheiro e a validade dos produtos.
Produtos fora do padrão devem ser denunciados imediatamente aos órgãos de fiscalização.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Visto que o supermercado não foi identificado, não foi possível encontrar manifestações tampouco a situação atual.
Comer carne contaminada ou vencida mata?
O consumo de carnes estragadas e contaminadas expõe a população a graves riscos de saúde e, dependendo dos casos, pode sim levar à morte.
De acordo com especialistas, produtos em decomposição, ainda mais provenientes do animal, são ambientes férteis para proliferação de bactérias como:
- Salmonela;
- Listeria;
- Escherichia coli.
Em suma, elas são capazes de provocar infecções intestinais severas, septicemias e, em casos extremos, levar à morte.
O caso se agrava ainda mais quando envolve crianças, idosos e pessoas com sistema imunológico enfraquecido.
Conclusão:
Em suma, a operação em Rio Verde (GO) expôs falhas graves na cadeia de segurança alimentar local. A saúde pública não pode ser comprometida por negligência, nem pelo lucro fácil.
Consumidores precisam redobrar a atenção e cobrar responsabilidades. Afinal de contas, manter a saúde da população é um dever de todo estabelecimento que comercializa alimentos e itens que impactam diretamente o bem-estar.
Mas, para saber mais sobre outros casos e até decretos da ANVISA/Vigilância Sanitária, clique aqui. *