1 tonelada de carne e iogurte no lixo: Supermercado nº1 é interditado pela Vigilância Sanitária e desaba SP

Uma tonelada de descaso e alimentos indo para o lixo: Carnes e iogurtes impróprios levam supermercado à interdição em SP
E, em uma operação conjunta realizada na semana do dia 10 de março de 2024, a Vigilância Sanitária e a Polícia Civil interditaram um supermercado popular no bairro de Nova Veneza Sumaré, São Paulo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A operação ocorreu após constatarem a comercialização de iogurtes e carnes em condições insalubres e impróprias para consumo, notícia essa que desabou o estado de São Paulo.
A ação teve como objetivo proteger a saúde dos consumidores locais e promover a importância da segurança alimentar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sendo assim, a partir de informações obtidas pelo portal TV Hortolândia, a equipe especializada em fiscalização do TV Foco traz abaixo todos os detalhes dessa operação.

Processos:
- Produtos comprometidos: Primeiramente, os fiscais localizaram iogurtes e carnes armazenadas sem refrigeração adequada, além de embalagens com sinais de violação e ausência de informações essenciais, como prazo de validade e lote.
- Condições de armazenamento: As câmaras frias do estabelecimento apresentam condições precárias de higiene e temperaturas atmosféricas, comprometendo a qualidade dos alimentos.
- Providências imediatas: As autoridades apreenderam os produtos impróprios e os destinaram ao descarte, evitando riscos à saúde pública. Eles também interditaram e autuaram o supermercado, que ficou sujeito a severas medidas conforme a legislação vigente.

Manifestação da Vigilância Sanitária:
Posteriormente, a superintendente de Vigilância em Saúde, Denise Barja, enfatizou a importância de fiscalizações contínuas para garantir a segurança alimentar da população.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Ela orienta os consumidores a sempre verificarem as condições dos alimentos antes da compra e denunciarem irregularidades pelo canal 156.
Posicionamento da empresa:
Diante da falta de identificação, não há informações sobre manifestações oficiais por parte dos supermercados envolvidos nas interdições, tanto em Hortolândia quanto em Sumaré.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Caso haja atualizações ou posicionamentos futuros, as informações serão devidamente comunicadas à população.
O que fazer em caso de comercialização de produtos impróprios para consumo?
O Procon reforça que os consumidores precisam verificar a qualidade dos produtos antes da compra e orientar que enviem denúncias diretamente ao órgão fiscalizador.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essas ações destacam a necessidade de fiscalização contínua para garantir a saúde e o bem-estar da população.
Conclusão:
Em suma, a Vigilância Sanitária e a Polícia Civil interditaram um supermercado em Sumaré, SP, após identificarem carnes e iogurtes armazenados de forma contida e impróprios para consumo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A inspeção revelou falta de refrigeração, embalagens sem informações essenciais e condições precárias de higiene.
Por fim, a ação reforça a importância da fiscalização contínua para garantir a segurança alimentar da população.
Mas, para saber mais sobre outras proibições e decretos da ANVISA e Vigilância Sanitária, clique aqui.*
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.