100kg de carne podre e com cloro: Globo confirma interdição da ANVISA contra açougue nº1 de SP por nojeira

Interdição! Anvisa decreta interdição de açougue popular de São Paulo após nojeira e 100 kg de carne podre com cloro
A ANVISA possui um papel fundamental para garantir a segurança sanitária da população brasileira. Ademais, o órgão fiscaliza produtos e serviços no Brasil e atua para proteger e promover a saúde da população.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, a autarquia está sempre em atuação com novos decretos de proibições, comunicados importantes, interdições de estabelecimentos e muito mais. E por falar nisso, um açougue popular de SP acabou sendo alvo da entidade.
Interdição da ANVISA
Ademais, o time de especialistas do TV FOCO, a partir de informações da Globo, traz à tona interdição da ANVISA contra açougue nº1 de SP por nojeira. Vale dizer que, 100kg de carne podre e com cloro foram descartados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O portal G1, da Globo, confirmou no dia (22/04/2024) que um açougue acabou sendo interditado e teve cerca de 100 kg de alimentos inutilizados após ser alvo da Vigilância Sanitária Municipal de Bertioga, no litoral de São Paulo.

Na época, houve a denúncia de que o estabelecimento chegava a misturar carnes estragadas e as vendia aos clientes. Ainda de acordo com o portal da Globo, o comércio fica no bairro Jardim Albatroz.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Nojeira
Em imagens anônimas, um homem que alega ter trabalhado no açougue destaca que os funcionários misturam as carnes ‘passadas’, arrastam pelo chão em caixas durante a limpeza do local, ou seja, misturam com água e sabão.
“Toda carne passada eles mandam moer e colocar no meio da carne moída. Moela, tripa, fígado, o que for, eles mandam moer e jogar na carne moída de segunda”, disse ainda o homem.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Grave
Além disso, o suposto ex-funcionário alega que os empregados do local recebem ordens de lavar peças de carne com cloro para que as mesmas fiquem “branquinhas”. Aliás, eles ainda jogam sal na linguiça para conservar o aspecto ‘fresco’ do alimento.
“Quando a linguiça começa a ficar ‘passada’, ela fica melada e apresenta um odor terrível. Jogamos sal, lavamos, colocamos na câmara fria e, quando diminui bem a temperatura, [ela] sai como se estivesse nova, porém, pronta para dar problema em quem a consumir”, disse ainda.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Interdição
Por meio de um comunicado, a Prefeitura de Bertioga disse que o órgão realizou uma inspeção no açougue em abril de 2024, quando se deparou com uma série de irregularidades sanitárias no local.
Depois da visita da vigilância, a equipe lavrou quatro autos de infração [tipos de documentos de caráter punitivo], dos quais dois determinaram a inutilização de cerca de 100 kg de produtos, um ordenou a interdição do estabelecimento, e o último estabeleceu um termo de determinação técnica para adequações.
Reabertura
Todavia, o açougue veio a ser reaberto. Segundo o portal da Globo, o local será monitorado semanalmente pela Vigilância Sanitária.
Por meio de um comunicadi, a Prefeitura de Bertioga disse que o estabelecimento veio a ser desinterditado após adequações sanitárias. A administração municipal não informou quais foram as adequações, mas garantiu que o local vai ser monitorado semanalmente por inspeção sanitária.
Comunicado
Até o momento desta publicação, o nome do estabelecimento não veio a ser divulgado. Dessa forma, não há maiores informações sobre a situação do local nos dias de hoje. Todavia, o TV FOCO abre o espaço para o açougue prestar maiores esclarecimentos a respeito do assunto.

Considerações finais
- Açougue popular em Bertioga, SP, acabou interditado pela Vigilância Sanitária Municipal em 2024 após denúncias de práticas insalubres;
- Cerca de 100 kg de carne estragada e tratada com cloro foram descartados na inspeção;
- Denúncias anônimas revelaram que o açougue misturava carnes estragadas com carne moída e lavava peças de carne com cloro para disfarçar o aspecto deteriorado;
- Todavia, a Vigilância Sanitária reabriu o açougue após adequações sanitárias e o monitorará semanalmente.
Veja mais notícias sobre a Anvisa CLICANDO AQUI.
Qual o risco de comer carne estragada?
Em suma, o risco de reações graves ao comer carne estragada é maior em crianças, idosos e pessoas imunossuprimidas. Ao pegar uma infecção, uma carne contaminada pode ter uma infecção grave com consequências desde diarreia e indisposição gástrica, até a morte.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br