Queda de R$ 1 bilhão e fechamento em massa de lojas: Carrefour sela adeus crucial no Brasil na calada de 2023

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
4 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Carrefour promove fechamento de lojas em massa após queda brusca nos lucros (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco)

Na calada de 2023, Carrefour promove fechamento em massa de lojas e sela adeus crucial no Brasil

E quando menos se esperava ainda no ano 2023, praticamente agindo na calada do ano, o Carrefour tomou a decisão de fechar lojas e ainda selou um adeus crucial de modalidade no país, após queda de R$1 bilhão em redução de lucro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o portal Valor essa ação entra em conformidade com a necessidade do grupo melhorar os seus resultados no país, sendo assim, o fechamento em massa de unidades deficitárias nos estados se fez necessário.

Despedidas

Fora isso, o foco agora é acelerar as conversões de pontos de hipermercados em outras bandeiras da empresa. Tal movimento fez o grupo se despedir do segmento de hipermercado no estado da Bahia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conforme apurado com exclusividade pelo Valor, o mesmo deve ocorrer no Ceará, meses após ter investido capital e convertido lojas da rede Big* (adquiridas pela empresa) em Carrefour.

(Para saber mais informações, clique aqui*)

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já no Rio Grande do Sul e em Minas Gerais, a empresa não sairá do negócio de hipermercados, mas planeja fechamentos nos estados até o dia 31 de janeiro.

Vale destacar que na Bahia,  o grupo tem seis unidades no estado, sendo três em Salvador e três no interior, e entre as seis, cinco devem fechar brevemente, nas próximas semanas, sendo que apenas uma unidade deve virar Atacadão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em outubro do ano de 2021, o concorrente Extra, do GPA na época, teve 71 pontos vendidos para a rede de atacado Assaí, após ter desistido de continuar atuando nesse segmento por conta do desempenho abaixo do esperado*

(*Para saber mais sobre esse assunto, clique aqui)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Inclusive a expectativa na época era que essa  parcela desse mercado fosse absorvido pelo Carrefour, que passou a ter um competidor a menos.

Na época, questionada a respeito, a direção do Carrefour relatou que mantinha planos para o segmento de hipermercado, e não sairia desse negócio no Brasil.

Desde dezembro do ano de 2022, já incluindo aquisições de negócios feitas (Makro e Big), a bandeira passou de 170 hipermercados para 143 em setembro.

A maioria das mudanças teve relação com a troca de bandeira de hipermercado para outras marcas, como Atacadão.

Em área de vendas, o recuo nos hipermercados foi de 144 mil metros quadrados, queda de 13,5%, equivalente a 17 campos de futebol em nove meses.

O grupo informou, semanas atrás, novas projeções para o período entre 2024 e 2026, incluindo a expectativa de converter cerca de 40 hipermercados em lojas Atacadão e Sam’s Club.

Destas, cerca de 20 devem ocorrer em 2024.

Falando em  números …

O que tem chamado a atenção do mercado nas últimas semanas é que além das conversões já previstas pelo mercado, há um volume de fechamento definitivo de pontos até o inicio de 2024.

Os supermercados e hipermercados do Carrefour tiveram vendas  brutas de R$ 7 bilhões no terceiro trimestre, o que representa uma queda de 15%  conforme o analista Eric Alencar, executivo que lidera a área financeira no grupo.

A margem bruta caiu 1,9 pontos, para 23,6%.

Houve impacto no número do recuo na área de vendas, com a conversão de 32 lojas de varejo (27 hipermercados Big, 2 Todo Dia e 3 hipermercados Carrefour) em lojas Atacadão.

No acumulado de 2022, o braço de varejo teve alta de 5,7% em vendas, para R$ 22 bilhões. A margem bruta caiu 0,1 ponto.

O Atacadão, no acumulado de janeiro a setembro, teve alta de 7,7% nas vendas, o menor crescimento entre os concorrentes de capital aberto. O Mateus cresceu 30% no mesmo período, e o Assaí, 24,6%.

Conforme o CEO Stéphane Maquaire, as analises e decisões são feitas anualmente de acordo com as necessidades dos clientes, entre todas as bandeiras, enquanto apresentava resultados do terceiro trimestre.

Qual foi a resposta do Carrefour diante dos fatos expostos sobre os fechamentos?

Ainda de acordo com o portal Valor,a empresa informa que, conforme divulgado no dia 28 de novembro, o grupo “está em processo de revisão do seu portfólio como forma de otimizar a rede de lojas de seu ecossistema”.

Sendo assim, algumas lojas serão convertidas para outros formatos e também estão previstos alguns fechamentos pontuais.

O Carrefour ainda reafirmou o compromisso da rede com o estado da Bahia, uma praça de extrema importância para nossos negócios, e que continuará contando com a presença do grupo Carrefour Brasil em diferentes formatos de varejo, cash&carry [atacado] e clube de compras.

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Sair da versão mobile