Carrefour e Assaí atingidos: JN é paralisado com pior notícia às donas de casa e alerta sobre compras em FEVEREIRO

Globo repercutiu aumento de preço nos mercados em cima de um dos produtos que são essenciais para a cozinha
Nesta sexta-feira, dia 21, o Jornal Nacional chamou atenção ao valor dos ovos. Este mês, o alimento teve o preço disparado no comércio, incluindo os supermercados que atendem um alto número de clientes, como Carrefour e Assaí.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal, um dos motivos seriam as altas temperaturas desse início de 2025. Isso porque o calor prejudica a saúde e a produção das aves. Como consequência, a qualidade e a durabilidade dos ovos também cai.
Durante a temporada de verão, surge a necessidade de climatização dos galinheiros. Com isso, eles precisam de mais energia e o custo sobe. O preço do milho também aumentou em 30%, assim como as embalagens. Toda essa conta reflete diretamente no bolso dos consumidores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que aconteceu?
De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, da USP, nas primeiras três semanas de fevereiro, o preço médio da caixa com 30 dúzias de ovos atingiu R$ 198,40, mostrando um aumento de 39,4% em comparação com janeiro.
O Jornal Nacional também destacou que a oferta do produto deve diminuir por causa das vendas para fora do país. No mês passado, os Estados Unidos aumentaram em 62% a importação de ovos brasileiros. “Quando nossa moeda desvaloriza frente ao dólar, é como se o produto brasileiro entrasse em promoção”, disse André Braz, economista da FGV IBRE.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
“A gente vende mais, exporta mais. Exportar é bom, inclusive para balança comercial. Mas é um desafio para inflação porque a gente desabastece o mercado brasileiro em um período em que a demanda é um pouco maior. Então, isso joga um fôlego extra para novos aumentos de preço”, acrescentou o especialista em entrevista à Globo.

Conclusão
- Em resumo, o preço dos ovos aumentou em fevereiro;
- Os valores mais altos têm sido percebidos por clientes do Carrefour, Assaí, entre outros;
- As consequências das altas temperaturas são alguns dos motivos;
- O calor tem atingido os galinheiros e afetando diretamente as produções dos alimentos;
- A subida é de 34,9% em relação ao mês de janeiro, apontou pesquisa;
- Os dados foram divulgados após um levantamento da Associação Brasileira de Proteína Animal.
+ Contudo, veja ainda outras notícias do Jornal Nacional, da Globo!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lucas Brito
Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br