“Não vão mais aceitar”: FIM de pagamento em ÔNIBUS é cravado na Globo com decreto no cartão de transporte

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

10/05/2024 13h00

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Logo G1 / Imagem de ônibus - Montagem: TVFOCO

Tudo sobre o fim de pagamento em ônibus confirmado pelo G1, da Globo

O G1, o portal de notícias da Globo, confirmou no último dia 09/05/2024 o fim de pagamento em ônibus com um decreto já confirmado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o que foi divulgado, o decreto ocorre no cartão de transporte e vocês ficarão sabendo de todos os detalhes nesta sexta-feira (10).

Bom, segundo a fonte, os ônibus do Distrito Federal vão parar de receber dinheiro em espécie até o fim deste ano. A informação foi confirmada pelo secretário de Mobilidade do DF, Zeno Gonçalves, em entrevista à TV Globo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o que foi dito por Gonçalves, o decreto deve ser publicado pelo governo do DF até junho deste ano de 2024. Assim, foi explicado que o processo de encerramento do dinheiro em espécie como forma de pagamento será feito gradativamente. Primeiro, com as linhas que mais recebem dinheiro, até que todo o sistema de mobilidade seja contemplado.

“As catracas dos ônibus em um determinado momento, em breve, quando que vai ser lançado esse decreto, publicado esse decreto, não vão mais aceitar dinheiro em espécie. O governador vai expedir um decreto também, a gente já está concluindo toda a parte de operacionalização desse sistema, já a partir de junho vamos começar uma campanha explicando pras pessoas”, disse.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

“A ideia é que você tenha mais agilidade no atendimento, rapidez nas filas, segurança nos ônibus”, disse o secretário na entrevista.

Assim, os pagamentos serão aceitos por meio de cartão de débito, crédito, PIX, ou do cartão BRB Mobilidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ônibus em Brasília  - Foto G1
Ônibus em Brasília – Foto G1

Conforme o que foi explicado a respeito do assunto, todos os ônibus que circulam no DF já têm validadores para cartões de débito e crédito. No entanto, eles ainda não foram habilitados porque a secretaria está fazendo testes de sistema para garantir a estabilidade das redes de internet, por exemplo.

Como solicitar um cartão de transporte?

Bom, em suma, o cartão Vale-Transporte se trata de um benefício entregue por empresas para os colaboradores, conforme a Lei nº 7.418/85. Os valores são concedidos antecipadamente para cobertura de despesas com deslocamento de ida e volta ao trabalho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cartão de Vale-Transporte – Foto: Internet

Dessa forma, o saldo do benefício pode ser consultado pelo usuário na tela da catraca, ao usar ônibus ou metrô, e pelo site do BRB Mobilidade .

É importante destacar ainda qu  o cartão Mobilidade é de caráter pessoal e intransferível, é indicado a todos os usuários do transporte público, sem restrições. A primeira via é gratuita e pode ser solicitada em um posto de atendimento do BRB Mobilidade. Para a segunda via, o procedimento é o mesmo e tem uma taxa de R$ 5,40.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: bianca.rayla@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.