Lembra de Tíbio e Perônio, do Castelo Rá-Tim-Bum? Eles vivem nesta situação hoje

Lembra do Tíbio e Perônio, os cientistas gêmeos do "Castelo Rá-Tim-Bum"? Os atores vivem nesta situação hoje; Confira!

11/07/2025 7h10

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Lembra de Tíbio e Perônio, do Castelo Rá-Tim-Bum? Eles vivem nesta situação hoje (Foto: Reprodução/ TV Cultura)

Quer saber como os atores que fizeram o Tíbio e Perônio, do Castelo Rá-Tim-Bum estão hoje? Acompanhe conosco hoje

“Olá, olá”, começava o quadro de ciência do “Castelo Rá-Tim-Bum“, onde mostrava os irmãos gêmeos cientistas, Tíbio e Perônio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A saber, o nome das personagens são alusões a ossos do nosso corpo, sendo a ‘tíbia’ um osso da canela e ‘perônio’ que é um osso lateral da perna.

Porém, os gêmeos divertidos e atrapalhados que falam praticamente juntos ou se complementam, eram vividos por Flavio de Souza e Henrique Stroeter.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mais sobre o Castelo Rá-Tim-Bum

O “Castelo Rá-Tim-Bum”, produzido pela TV Cultura, é uma criação de Cao Hamburguer e de Flavio de Souza, o próprio Tíbio.

Todavia o programa infantil e educativo, vencedor de muitos prêmios, contou apenas com 91 episódios, exibidos originalmente entre 1994 e 1997.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

A atração contava com as divertidas aventuras de um menino de 300 anos, aprendiz de feiticeiro, que vivia com a tia e o tio bruxos.

Porém, todo o castelo era encantado e trazia muito conteúdo educativo, ainda mais sob o olhar exploratório de três crianças mortais, que se tornaram melhores amigos do bruxinho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por onde andam o Tíbio e Perônio?

Primeiramente, Flavio de Souza (Tíbio) e Henrique Stroeter (Perônio) não são irmão gêmeos, tudo era truque de maquiagem e que os deixavam bem parecidos.

Mas em abril de 2024, os atores concederam uma entrevista a coluna Splash, do portal UOL, onde revelaram sobre a criação das personagens e projetos atuais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Pode acontecer de alguém que se tornou cientista porque é fã do Tíbio e Perônio. A gente teve muita sorte com esses personagens.“, disse Flávio de Souza.

Contudo, Flavio de Souza hoje lê trechos de livros nas redes sociais. “Cada vídeo é sobre um livro.“, afirmou ele ao Splash, em 2024.

Por outro lado, Henrique Stroeter segue no teatro e incentiva o público a comparecer em montagens. Seu último trabalho na TV foi em “A Infância de Romeu e Julieta” (SBT).

Henrique Stroeter (esquerda, o Perônio) e Flavio de Souza (direita, o Tíbio) do Castelo Rá-Tim-Bum (Foto: Reprodução/ Diego Petri/ Tribuna do Paraná)
Henrique Stroeter (esquerda, o Perônio) e Flavio de Souza (direita, o Tíbio) do Castelo Rá-Tim-Bum (Foto: Reprodução/ Diego Petri/ Tribuna do Paraná)

Projetos futuros?

Surpreendentemente, ambos atores são muito amigos e unidos. Eles gostam tanto de terem vivido o Tíbio e Perônio que planejam, há anos, criarem uma série para reviverem os cientistas.

“Estamos há 30 anos na tentativa de ter uma série deles e Flavio já pensou em tudo”, disse Stroeter ao Splash, do UOL, em 2024.

Considerações finais

Em resumo, o “Castelo Rá-Tim-Bum” era um programa tão incrível e eclético, que jamais a TV produziu algo similar que alcançasse tanto sucesso.

Dentre fantoches, artes, animações, bailarinos, músicas e muito mais, havia o quadro do Tíbio e Perônio, ensinando ciência ao telespectador.

Com humor e criatividade, jamais esquecemos dos irmãos gêmeos cientistas, vividos pelos renomados atores e criadores Flavio de Souza e Henrique Stroeter.

O triste fim de estrela do Castelo Rá-Tim-Bum ao perder luta contra doença fatal

Thumbnail Video Youtube

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Gustavo Melo é redator do site TV Foco, com forte atuação na cobertura de cultura pop, televisão e celebridades. Apaixonado por cinema clássico e contemporâneo, é cinéfilo crítico, colecionador de filmes, livros e discos de vinil. Seu olhar nostálgico sobre a mídia é equilibrado por uma análise atual e antenada das tendências do entretenimento. Gustavo também é reconhecido por sua habilidade em conectar referências do passado com o que está em alta nas redes sociais. Email: gustavo.m@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.