A linha mais popular do metrô do Rio de Janeiro pode sair do papel para receber a edição dos Jogos Pan e Parapan-Americanos de 2031
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, foi acionado para tirar do papel o projeto da Linha 3 do metrô, com o objetivo de atender mais de 650 mil cariocas diariamente.
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Conforme apurado pelo TV FOCO, esta iniciativa ganha força em meio à possibilidade de o Rio sediar os Jogos Pan e Parapan-Americanos de 2031, em uma candidatura conjunta com Niterói.
O metrô transporta diariamente uma média de 650 mil cariocas. A nova linha se tornaria ainda mais crucial com a realização dos jogos, que trariam um aumento na demanda por transporte em massa.
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Projeto da Linha 3 do metrô do Rio de Janeiro
A ampliação do metrô com a nova linha visa melhorar a mobilidade urbana e facilitar o deslocamento entre o centro e as áreas mais afastadas. Especialmente durante grandes eventos.
De acordo com o portal ‘Agência Brasil’, desde a década de 1970, a ideia de uma linha que ligasse o Rio a Niterói já estava no radar.
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Agora, a proposta ressurge como uma solução potencial para atender não apenas os moradores, mas também os turistas e atletas durante o evento esportivo.
O projeto incluiria novas estações que contribuiriam para desengavetar o antigo plano de expansão do metrô, que enfrenta desafios financeiros e logísticos.
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A prefeitura do Rio, juntamente com Niterói, está empenhada em garantir que as melhorias na infraestrutura, como a ampliação do metrô, se tornem um legado dos Jogos Pan e Parapan-Americanos.
Projeto ganha mais força
O secretário municipal de Esportes, Guilherme Schleder, ressaltou a importância de obras que trazem benefícios permanentes à cidade.
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Ele acabou mencionando a Linha 3 como um exemplo de projeto ambicioso que conectaria melhor as duas cidades e serviria como um legado significativo.
Atualmente, o metrô do Rio percorre 54,5 quilômetros com 41 estações, e a última grande expansão foi feita para as Olimpíadas de 2016.
Com a candidatura oficial sendo enviada ao Comitê Olímpico do Brasil (COB), o Rio de Janeiro aposta no impacto positivo que eventos de grande porte podem ter na economia local. Incluindo o setor de turismo, que se beneficiaria das melhorias na infraestrutura de transporte.
Se a candidatura for bem-sucedida, a cidade terá uma oportunidade de reforçar sua capacidade de receber grandes eventos. Assim, como destacou Schleder, que vê no metrô uma peça-chave para esse futuro.
A decisão final sobre a sede do Pan e Parapan de 2031 será anunciada em agosto. Até lá, o Rio segue se preparando para mostrar seu potencial e o impacto transformador que a chegada da Linha 3 pode ter para a população carioca.
Considerações finais
A Linha 3 do metrô do Rio de Janeiro, projetada para conectar a cidade a Niterói, trata-se de uma solução essencial para melhorar a mobilidade urbana. Especialmente com a candidatura para os Jogos Pan e Parapan-Americanos de 2031.
O projeto, que pode beneficiar tanto a população quanto turistas e atletas, tem o potencial de se tornar um legado duradouro.
A decisão final sobre a sede dos Jogos será em agosto. Mas, independentemente disso, a implantação da linha promete transformar a infraestrutura de transporte da cidade a longo prazo.
Qual o valor da passagem de metrô no Rio de Janeiro?
Conforme o portal ‘CBN’, o metrô do Rio, atualmente com a tarifa mais cara do país a R$ 7,50, pode sofrer novo aumento em abril.
Com a divulgação do IPCA acumulado de 2024 pelo IBGE na última sexta-feira (10), a tarifa deve ter um reajuste de 4,83%, conforme previsto no contrato de concessão.
Caso a atualização recebe a aprovação ds Agência Reguladora de Transportes Públicos (Agetransp) e pela Câmara de Política Econômica, o valor chegará a R$ 7,90.
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