Castro é acionado para novas estações no metrô do RJ em linha nº1 mais popular para salvar 650M cariocas

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
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Cláudio Castro - Metrô e trem do RJ (Foto: Reprodução, Montagem - TV Foco)

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, foi acionado para tirar do papel o projeto da Linha 3 do metrô, com o objetivo de atender mais de 650 mil cariocas diariamente.

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Conforme apurado pelo TV FOCO, esta iniciativa ganha força em meio à possibilidade de o Rio sediar os Jogos Pan e Parapan-Americanos de 2031, em uma candidatura conjunta com Niterói.

O metrô transporta diariamente uma média de 650 mil cariocas. A nova linha se tornaria ainda mais crucial com a realização dos jogos, que trariam um aumento na demanda por transporte em massa.

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Cláudio Castro (Reprodução: Rogério Santana/Governo RJ)

Projeto da Linha 3 do metrô do Rio de Janeiro

A ampliação do metrô com a nova linha visa melhorar a mobilidade urbana e facilitar o deslocamento entre o centro e as áreas mais afastadas. Especialmente durante grandes eventos.

De acordo com o portal ‘Agência Brasil’, desde a década de 1970, a ideia de uma linha que ligasse o Rio a Niterói já estava no radar.

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Agora, a proposta ressurge como uma solução potencial para atender não apenas os moradores, mas também os turistas e atletas durante o evento esportivo.

O projeto incluiria novas estações que contribuiriam para desengavetar o antigo plano de expansão do metrô, que enfrenta desafios financeiros e logísticos.

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A prefeitura do Rio, juntamente com Niterói, está empenhada em garantir que as melhorias na infraestrutura, como a ampliação do metrô, se tornem um legado dos Jogos Pan e Parapan-Americanos.

Metrô do Rio de Janeiro – Foto: Internet

Projeto ganha mais força

O secretário municipal de Esportes, Guilherme Schleder, ressaltou a importância de obras que trazem benefícios permanentes à cidade.

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Ele acabou mencionando a Linha 3 como um exemplo de projeto ambicioso que conectaria melhor as duas cidades e serviria como um legado significativo.

Atualmente, o metrô do Rio percorre 54,5 quilômetros com 41 estações, e a última grande expansão foi feita para as Olimpíadas de 2016.

Com a candidatura oficial sendo enviada ao Comitê Olímpico do Brasil (COB), o Rio de Janeiro aposta no impacto positivo que eventos de grande porte podem ter na economia local. Incluindo o setor de turismo, que se beneficiaria das melhorias na infraestrutura de transporte.

Se a candidatura for bem-sucedida, a cidade terá uma oportunidade de reforçar sua capacidade de receber grandes eventos. Assim, como destacou Schleder, que vê no metrô uma peça-chave para esse futuro.

A decisão final sobre a sede do Pan e Parapan de 2031 será anunciada em agosto. Até lá, o Rio segue se preparando para mostrar seu potencial e o impacto transformador que a chegada da Linha 3 pode ter para a população carioca.

Metrô do RJ (Foto: Reprodução/ Internet)

Considerações finais

A Linha 3 do metrô do Rio de Janeiro, projetada para conectar a cidade a Niterói, trata-se de uma solução essencial para melhorar a mobilidade urbana. Especialmente com a candidatura para os Jogos Pan e Parapan-Americanos de 2031.

O projeto, que pode beneficiar tanto a população quanto turistas e atletas, tem o potencial de se tornar um legado duradouro.

A decisão final sobre a sede dos Jogos será em agosto. Mas, independentemente disso, a implantação da linha promete transformar a infraestrutura de transporte da cidade a longo prazo.

Qual o valor da passagem de metrô no Rio de Janeiro?

Conforme o portal ‘CBN’, o metrô do Rio, atualmente com a tarifa mais cara do país a R$ 7,50, pode sofrer novo aumento em abril.

Com a divulgação do IPCA acumulado de 2024 pelo IBGE na última sexta-feira (10), a tarifa deve ter um reajuste de 4,83%, conforme previsto no contrato de concessão.

Caso a atualização recebe a aprovação ds Agência Reguladora de Transportes Públicos (Agetransp) e pela Câmara de Política Econômica, o valor chegará a R$ 7,90.

Por fim, clique aqui para ver mais notícias sobre o transporte público.

Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br

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