Causa suspensão no pagamento: INSS confirma que única atitude causa bloqueio nos saques

INSS confirmou o que causa o bloqueio dos pagamentos e expôs que apenas essa única atitude gera dor de cabeça para os beneficiários

27/07/2025 8h30

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
INSS confirma alerta sobre o que causa bloqueio (Foto: Divulgação)

INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) confirma única atitude que causa o bloqueio dos pagamentos e alerta os beneficiários para evitar fazer isso

O INSS confirmou que a única coisa que causa bloqueio os pagamentos são fica sem receber ou movimentar o pagamento por mais de 60 dias. Mas, só ocorre uma suspensão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, o próprio órgão, através do site oficial do Governo Federal confirmou que isso ocorre com quem recebe por meio de cartão magnético, ou seja, que não utiliza conta-corrente.

Mas, quando isso ocorre, basta avisar ao INSS, que os valores são devolvidos. Além disso, caso o beneficiário esteja impossibilitado de receber o pagamento, ele pode nomear um procurador.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale ressaltar que o INSS aplica o bloqueio, pois entende que o beneficiário morreu ou está enfrentando algum problema que impeça o saque. Sendo assim, espera o esclarecimento.

O que fazer para evitar bloqueio do INSS?

Se não pode sacar, o INSS aconselha nomear um procurador quando for problema de saúde, doença contagiosa, dificuldade ou impossibilidade de locomoção.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Então, nesses casos é necessário apresentar um atestado médico que comprove essa situação. No caso de internação, é preciso entregar a declaração da clínica.

Mas, vamos a outro exemplo. Você precisará viajar e por esse motivo, não fará o saque. Nesse caso, o segurado deve apresentar declaração escrita.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nessa, precisa conter informando se a viagem é no país ou ao exterior e o tempo de duração. É necessário que a procuração seja assinada.

Tive o pagamento suspenso, o que fazer?

Caso tenha ficado 60 dias sem sacar o benefício, e teve ele bloqueado, não precisa se desesperar. Afinal, é possível solicitar a reativação do benefício e a emissão do pagamento não recebido:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Pelo Meu INSS (aplicativo para celular ou site gov.br/meuinss);
  • Pelo telefone 135 (basta se identificar, e irá resolver).

Além disso, por esses mesmos canais, é possível solicitar a nomeação de procurador ou administrador provisório. A documentação necessária pode ser anexada no próprio sistema.

Sendo assim, não será necessário ir a uma agência da Previdência Social. Outra opção é agendar, pelo Meu INSS ou pelo telefone 135, a entrega da documentação numa unidade de atendimento.

Vale lembrar que o INSS faz isso apenas pensando na sua segurança, então, caso ocorra com você, não se preocupe e entre em contato com o órgão se entender ser necessário.

ALÉM DISSO, VEJA TAMBÉM ESSA OUTRA NOTÍCIA DO INSS QUE É DE INTERESSE DOS SEGURADOS

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Larisse Oliveira é graduada em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal do Ceará e atua como redatora especializada em celebridades e televisão desde 2019. Com ampla experiência na cobertura de programas de TV, reality shows e redes sociais de personalidades públicas, Larisse publica matérias com foco em entretenimento e cultura pop. No site TV Foco, é responsável por atualizar os leitores sobre os principais acontecimentos do fim de semana no universo televisivo. Contato: larisse.oliveira@otvfoco.com.br Email: larisse.oliveira@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.