Causam espinhas: 5 vilões que estão acabando com o seu rosto

Causam espinhas na pele: 5 vilões que estão acabando com o seu rosto

Esses são os 5 vilões que você precisa se atentar se deseja não ter espinhas. Eles são o que estão acabando com o seu rosto aos poucos

13/12/2025 7h45

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Esses são os 5 vilões que estão causando espinhas (Foto: Divulgação)

Esses são os 5 vilões que estão causando espinhas na sua pele e você precisa tomar cuidado com eles se deseja ter um rosto limpo e longe do pesadelo

Espinhas são um terror que boa parte das pessoas vai lidar ao longo da vida. Em tese, elas deverão aparecer quando você estiver na adolescência e depois de um tempo sumir. Mas, há quem também lide com elas na vida adulta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E é sobre isso que iremos comentar hoje. Há simplesmente 5 vilões que causam as espinhas na sua pele e então, vale a pena conhecer para saber como proceder nesses casos.

A partir de informações do site Eucerin, vamos expor as 5 razões que mais fazem alguém lidar com a acne. Sabendo disso, crie estratégias para evitar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que causa as terríveis espinhas?

Genética: Sim, às vezes a culpa não é sua de ter espinhas. Em resumo, existem pessoas que tem a pele mais reativa, com mais tendência a inflamação, ao surgimento de imperfeições e a acne.

Por exemplo, se ambos os seus pais tiveram acne, é mais provável que você também desenvolva a condição. Então, nesse caso, só procurando auxílio médico.

Hormônios: A acne é uma condição de origem hormonal e é exatamente os hormônios responsáveis pelo desenvolvimento das glândulas sebáceas e também estimulam a produção de sebo, que leva ao surgimento de espinhas.

Medicamentos: Infelizmente, algumas opções como antidepressivos, antiepilépticos, corticoides e lítio, são conhecidos por causar acne. É basicamente o efeito colateral deles e todos são avisados antes de usar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alimentação: Seu rosto é o que você come, então, os hábitos alimentares ruins vão influenciar no surgimento ou agravamento da acne. Dietas com alto índice glicêmico e ricas em laticínios podem atuar como gatilhos para a condição.

Estresse: Por fim, temos essa condição que tem relação com a sua realidade. Ele tende a ativar hormônios que estimulam a produção de sebo e agravam o quadro de acne.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E como cuidar das espinhas?

Para isso, é de extrema importância uma rotina de limpeza suave (manhã e noite) com sabonetes adequados. Além disso, sempre use produtos com ativos como ácido salicílico ou niacinamida.

E nada de espremer, pois, isso além de agredir sua pele, ainda irá causar manchas, sendo assim, não é muito interessante. Além disso, hidrate a pele e proteja-se do sol com protetor não comedogênico.

ALÉM DISSO, VEJA TAMBÉM ESSA OUTRA OPÇÃO QUE TAMBÉM VAI TRATAR AS SUAS ESPINHAS

Larisse Oliveira é graduada em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal do Ceará e atua como redatora especializada em celebridades e televisão desde 2019. Com ampla experiência na cobertura de programas de TV, reality shows e redes sociais de personalidades públicas, Larisse publica matérias com foco em entretenimento e cultura pop. No site TV Foco, é responsável por atualizar os leitores sobre os principais acontecimentos do fim de semana no universo televisivo. Contato: larisse.oliveira@otvfoco.com.br Email: larisse.oliveira@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.