Tremembé: Cela dos espíritos escondida na série revela mensagem recebida por Suzane Von Richthofen da mãe

A série Tremembé revela bastidores da penitenciária que abrigou presos famosos, mas um detalhe ainda mais macabro ficou de fora.

14/11/2025 7h15

4 min de leitura

Imagem PreCarregada
Série Tremembé escondeu fato obscuro envolvendo Suzane von Richthofen, interpretada por Marina Ruy Barbosa (Foto Reprodução/Montagem/TV Foco/Lennita/Cena da série Tremembé da Prime Amazon/YouTube/Investigação Criminal/GMN/ Fundo-Real Rádio/)

A série Tremembé revela bastidores da penitenciária que abrigou presos famosos, mas um detalhe ainda mais macabro sobre Suzane von Richthofen ficou de fora

Conforme mencionamos em matérias anteriores, nunca uma série causou tanto “barulho” e acendeu debates nas redes como a tão aclamada “Tremembé” do canal de streaming Prime Video.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Inclusive, o centro de toda discussão é que, ao retratar com uma pitada de drama o cotidiano da penitenciária, que se tornou sinônimo de casos criminais de grande repercussão no país:

  • Uma parte acredita que acaba se dando holofotes para criminosos que deveriam ser rechaçados pela sociedade;
  • Em contrapartida, outros afirmam que a série não romantiza o crime, e sim traz luz a assuntos espinhosos, ajudando assim na construção de um senso crítico mais amplo.

Mas, independentemente de qualquer opinião, o fato é que a produção recria com maestria o ambiente de alta vigilância e as complexas relações internas, dramatiza as tensões, alianças e disputas que marcaram a convivência de presos notórios.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Contudo, será que a série mostrou tudo mesmo?

Ao que tudo indica, a resposta dessa pergunta é não, visto que um detalhe real e profundamente humano da vivência carcerária, amplamente comentado entre as internas, nunca entrou no roteiro.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

De acordo com o portal CNN, entre tudo que rolava em Tremembé, o funcionamento de uma cela dedicada a práticas espirituais traz segredos nunca revelados.

Inclusive, um dos casos envolveu a própria Suzane von Richthofen...

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A “Cela dos Espíritos”

Conforme relatos detalhados de ex-detentas da unidade, existe um espaço informal dentro da prisão, o qual ganhou notoriedade pela atuação de uma figura central:

  • Luiza Motta – Presa por homicídio culposo ao dirigir embriagada.

Luíza comandava atividades mediúnicas que transformaram o local em um ponto de procura constante, o qual ficou conhecido como “A cela dos espíritos”, a qual ficou “escondida” na série, uma vez que nem sequer foi mencionada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Muitas mulheres buscavam esse ambiente justamente para obter alívio emocional, tentar a reconciliação íntima e encontrar respostas espirituais diante da dura realidade do cárcere.

Nesse universo de crença e expiação, segundo o relato dessas internas, teria ocorrido um dos episódios mais marcantes:

  • Suzane von Richthofen teria recebido uma carta psicografada, atribuída à própria mãe (vítima do crime de Suzane).

Apesar de a mídia não ter divulgado o conteúdo na íntegra da suposta mensagem, ao que tudo indica ela trazia um recado de amor e perdão.

Apesar da própria filha ter sido responsável por sua morte, a qual foi visceral e extremamente violenta.

Além disso, as detentas relatam que a busca por esse espaço espiritual motivava-as pela:

  • Necessidade de lidar com a culpa;
  • Encontrar algum tipo de absolvição simbólica diante da vida de privação de liberdade.

Uma cena ainda mais macabra …

Vale destacar que, em entrevista ao podcast Inteligência LTDA., Ullisses Campbell, o qual é um dos roteiristas da série, afirmou que a criminosa via o “vulto desfigurado da mãe”, mas não confirmou a carta psicografada – Conforme podem ver no vídeo abaixo:

Thumbnail Video Youtube

Onde gravaram Tremembé?

Apesar de a série retratar a Penitenciária de Tremembé, o Prime Video e a produtora da série não utilizaram a unidade real para as filmagens.

A série “Tremembé” utilizou estúdios adaptados e locações no estado de São Paulo, que reproduziram com fidelidade a arquitetura e a atmosfera do ambiente prisional, garantindo a segurança da produção e a verossimilhança das cenas.

Inclusive, de acordo com um vídeo viralizado do TikTok, feito por uma das atrizes da série, Letícia Rodrigues, que deu vida a Sandrão, um dos locais usados era uma antiga fábrica de calcinhas:

“A gente gravou numa fábrica de calcinhas. É um lugar enorme que conseguimos construir o cenário dentro. Gravamos em outros lugares também” – Disse ela.

Mas, para saber mais informações sobre a série Tremembé, clique aqui.

Thumbnail Video Youtube

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.