Molho de tomate com pelo de roedor e cerveja tóxica: A proibição de produtos e como as empresas estão hoje

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

02/10/2023 7h29

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
Cerveja e molho de tomate proibidos pela Anvisa (Reprodução: Montagem TV Foco)

Molho de tomate e cerveja: A proibição de produtos pela Anvisa

Ao longo dos anos, muitos produtos famosos enfrentaram problemas e tiveram que serem arrancados dos supermercados, como um molho de tomate com pelo de roedor e também uma cerveja tóxica, que atingiu dezenas de pessoas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Anvisa é o órgão responsável pela averiguação desde a fabricação, passando por todos os processos, até a sua comercialização, e quando identificam algum erro, rapidamente emitem um alerta para todos os consumidores.

Em 2016, a famosa marca de molho de tomate ‘Elefante‘, passou pela proibição da vigilância sanitária, em seu caso, apenas de um de seus lotes, o LO11810, que tinha a sua validade até 7 de outubro daquele mesmo ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A marca Elefante é uma das principais de molho de tomate do Brasil (Reprodução: Internet)

A marca Elefante é uma das principais de molho de tomate do Brasil (Reprodução: Internet)

De acordo com o site do Governo, a interdição se deu por conta da presença de pelo de roedor acima do limite de tolerância permitido pela legislação vigente, depois de um laudo realizado pela Fundação Ezequiel Dias.

Por conta disso, a marca Elefante teve que retirar esse lote em específico, mas todos os demais produtos poderiam ser consumidos sem problema algum.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Alguns anos depois, em janeiro de 2020, a Anvisa proibiu com urgência a fabricação e o consumo da marca de cerveja Backer, com a data de validade de 2020 em diante.

Segundo o portal ‘G1’, essa medida foi tomada por conta da presença de uma substância de monoetilenoglicol e dietienoglicol, em 21 lotes das oito marcas diferentes da cervejaria.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essa substância causou a morte de alguns consumidores que ingeriram a Backer na época. Em 2022, mais de 2 anos após os casos, a cervejaria teve a sua fabricação novamente liberada pela vigilância sanitária.

A cervejaria Backer retornou as atividades em 2022 (Reprodução: Internet)

A cervejaria Backer retornou as atividades em 2022 (Reprodução: Internet)

Quando a Anvisa foi fundada?

A Anvisa foi fundada no dia 26 de janeiro de 1999.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Gabriel Amaral é graduado em jornalismo pela Faculdade Anhembi Morumbi, em 2021 e atua como redator e coordenador do TV Foco, especializado em Esportes desde 2022. Possui ampla experiência na cobertura de programas esportivos e publica matérias com foco em futebol, dos principais clubes do Brasil e do Mundo. Contato gabriel.amaral@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.