“Pelos próximos 6 meses”: César Filho paralisa SBT Brasil com decreto do INSS que acerta salário dos 60+

Alerta geral! O Instituto Nacional do Seguro Social crava decisão que atinge em cheio milhares de beneficiários do órgão; veja agora
O Instituo Nacional do Seguro Social (INSS) é um órgão responsável pelo pagamento de benefícios de milhares de aposentados e benefícios.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Diante desse cenário, o assunto da vez envolve um decreto do INSS que atinge em cheio o salário dos idosos de 60 anos ou mais.
Decreto do INSS
De acordo com apurações do time do TV FOCO, a partir de dados divulgados pelo apresentador César Filho, o Instituto crava um anúncio importante.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece que, existe uma modalidade da autarquia chamada de ‘Prova de Vida’, que trata-se da certeza em saber se os idosos beneficiários do INSS estão vivos. Dado a certeza, eles continuaram recebendo o beneficio fornecido pelo órgão.

Todavia, segundo a fonte, o Instituto declarou que não suspenderá ou bloqueará o benefício caso não tenha ocorrido a falta da Prova de Vida. Pois a verificação se dá pelo cruzamento de informações de diversos órgãos.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
“Para provar a vida, o INSS também utiliza dados de outros órgãos governamentais, como pela Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Vacinação e pelo Tribunal Superior Eleitoral, que hoje é o principal parceiro do Instituto ao cruzar dados do comparecimento às eleições. Com a portaria publicada nesta sexta-feira pelo Ministério da Previdência, essa obrigação continua sendo do INSS, pelo menos pelos próximos seis meses, mas pode ser renovada. Aposentados e pensionistas não precisarão fazer a prova de vida presencial como ocorria antes de janeiro de 2023 e não correm o risco de ter o benefício bloqueado.”, disse o jornalista do SBT News, em programa que foi ao ar em 17 de janeiro.
Mais detalhes
Assim, diante desse situação, o INSS decidiu suspender a o bloqueio de benefícios que não realizaram prova de vida por pelo menos 6 meses, a contar do dia 1º de janeiro. Ou seja, os beneficiários não terão seus pagamentos interrompidos até o momento que o órgão decidir melhorar o cruzamento de dados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale destacar que, desde 2023, Instituto Nacional do Seguro Social vem adotando a medida de Prova de Vida a partir da análise se dados do cidadão, como cartão de vacinas ou saques bancários.
A nova ideia tem como objetivo modernizar o procedimento e facilitar o acesso ao beneficiários, assegurando os pagamentos dos mesmos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Considerações finais
- Em suma, o INSS anuncia que não suspenderá ou bloqueará os benefícios de indivíduos que não tenham relalizado a Prova de Vida;
- Portanto, a suspensão acontece por um período de 6 meses até que a prefeitura consiga organizar o cruzamento de dados.
Por fim, confira mais notícias sobre o INSS CLICANDO AQUI

Qual o valor do teto do INSS?
Apesar do piso do INSS ser o valor de um salário mínimo, no caso de R$1.518, o teto é bem maior e hoje está na faixa de R$ 8.157,41.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br