César Tralli confirma no JH o que está matando idosos em massa

César Tralli confirma no Jornal Hoje verdade sobre o que está matando idosos em massa; notícia surpreende telespectadores da Globo

20/05/2025 11h29

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
César Tralli confirma no JH o que está matando idosos em massa (Foto: Reprodução/TV Globo)

César Tralli alerta no Jornal Hoje: baixa adesão à vacinação agrava mortes por gripe entre idosos

Durante a edição do Jornal Hoje desta segunda-feira (19), o jornalista César Tralli trouxe um importante alerta ao público da Globo. Logo na abertura do telejornal, ele destacou a gravidade da baixa adesão à vacinação contra a gripe, especialmente entre os grupos prioritários.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O impacto disso já é visível: o número de idosos mortos por síndrome respiratória associada à gripe vem crescendo de forma preocupante.

“A contaminação por influenza do tipo A, que é um dos vírus que provocam a gripe, já é a principal causa de mortes por síndrome respiratória em idosos”, afirmou Tralli, ao citar um relatório da Fiocruz.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O jornalista ainda reforçou que vários estados estão ampliando a vacinação para tentar conter o avanço da doença. Na sequência, o Jornal Hoje exibiu uma reportagem mostrando como está a campanha de imunização nas diferentes regiões do Brasil.

Tralli aproveitou para reforçar a importância da participação de todos: “Tá de graça no Sistema Público de Saúde. Tá só esperando você fazer a sua parte”. O apresentador da Globo também lembrou de cuidados simples, mas eficazes, para evitar o contágio.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

“Lavar sempre bem as mãos. Se tiver sintoma, já bota uma máscara pra evitar que você fique espirrando, tossindo perto das pessoas. Mantenha os ambientes limpos e bem arejados. Deixa a janela aberta pra mandar o vírus lá pro espaço. É ou não é?”, concluiu Tralli.

Vacinação contra gripe em São Paulo

Na capital paulista, a vacinação contra a gripe foi ampliada nesta segunda-feira (19) para toda a população com mais de seis meses de idade. A imunização gratuita está disponível em 479 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta, das 7h às 19h.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, aos sábados, a campanha segue nas AMAs/UBSs Integradas, no mesmo horário. Inicialmente voltada para o público prioritário — idosos, crianças pequenas, gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades, indígenas, quilombolas e em situação de rua —, a campanha ainda enfrenta resistência.

Desde o início, em 28 de março, apenas 25% das 4,8 milhões de pessoas do grupo-alvo tomaram a vacina. Segundo o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, a baixa adesão acendeu o alerta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A ampliação é uma medida urgente para frear o avanço das doenças respiratórias neste período mais frio do ano”, explicou.

Como se proteger da gripe?

A gripe se espalha facilmente por gotículas expelidas ao falar, tossir ou espirrar. Também pode ser transmitida ao tocar superfícies contaminadas e levar as mãos à boca, nariz ou olhos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por isso, medidas como higienizar as mãos com frequência, usar máscara em caso de sintomas, cobrir a boca ao tossir e manter os ambientes ventilados são essenciais para prevenir o contágio.

Além disso, a vacinação continua sendo a forma mais eficaz e segura de se proteger. A vacina não provoca a doença e está disponível gratuitamente na rede pública.

Conclusão

Por fim, César Tralli reforçou no Jornal Hoje que a baixa adesão à vacinação contra a gripe já tem impacto direto no aumento de mortes entre idosos. Por isso, campanha foi ampliada para toda a população, mas depende da conscientização individual.

O casamento sigiloso de César Tralli com apresentadora do JN

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Sandra Cotrim é jornalista com anos de trajetória no TV Foco, onde atua como uma das principais redatoras na cobertura de televisão, celebridades e atualidades há mais de quatro anos. Assim, com forte apuração jornalística e olhar analítico, dedica-se a informar o público com credibilidade, profundidade e atenção aos bastidores do mundo da TV.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.