Após aumento no número de pessoas na fila, instituto vem promovendo novas ações para garantir que pagamentos sejam efetuados o quanto antes
O INSS vem tentando diminuir a espera e prevê a antecipação da liberação dos salários previdenciários este ano. César Tralli destacou as novas estratégias do instituto durante o Jornal Hoje, da Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 2025, a fila chegou à marca de 2 milhões de cidadãos. Um dos motivos, de acordo com o Governo Federal, seria a greve de servidores, que acabou atrasando a concessão dos últimos pedidos.
Para reverter a situação, agora, as agências do INSS têm recebido o atestado médico do auxílio-doença sem a necessidade de fazer o agendamento prévio. O procedimento acontece por senha. Porém, o papel tem que estar legível, sem rasuras e ter sido emitido há, pelo menos, 90 dias da data do pedido.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo César Tralli, a medida vale para todos os benefícios por incapacidade temporária que precisam de perícia inicial. A única exceção é o auxílio-doença por acidente de trabalho que vai continuar dependendo da avaliação presencial. Existe ainda a opção de entregar a documentação por aplicativo.
Nova alternativa
O benefício por incapacidade temporária também pode ter solicitação nas agências dos Correios. Existem mais de mais de 2,6 mil atendendo quem precisa fazer o pedido. Depois disso, os servidores reunirão a documentação, abrindo um requerimento no sistema do órgão público, prevendo a antecipação.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Informe sobre o INSS mostra 4 passos para se aposentar antes dos 60 e com beneficio acima de R$1.518
● Informe sobre o INSS chega com promessa de 2 mudanças que atinge em cheio CLTs que querem se aposentar em 2026
● Adeus só R$1.518: INSS informa quem pode pedir aumento no valor da aposentadoria em 2025
“Se ele estiver em conformidade, o segurado tiver as últimas 12 contribuições, ele tem o seu direito adquirido. Caso esse atestado não seja dado conformidade pela perícia médica, o segurado é avisado para agendar uma perícia médica presencial”, disse Vanessa Carvalho Rodrigues, gerente do INSS.
Hoje, como apontaram os dados levantados, quase 80% dos benefícios concedidos pelo INSS se referem à incapacidade temporária. Em junho de 2024, houve mais de 576 mil pedidos desse tipo de auxílio e cerca de 313 mil deles tiveram concessão aprovada. O instituto ainda estuda outras estratégias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Afinal, como solicitar o benefício de incapacidade temporária?
- Nas agências dos Correios;
- Pelo aplicativo do Meu INSS;
- Telefone da central, 135.
Conclusão
- Em resumo o INSS vem armando planos para diminuir a fila de espera de benefícios;
- Cerca de 2 milhões de cidadãos esperam pelos pagamentos, mas surgem novas alternativas;
- A atual estratégia prevê a antecipação da concessão dos salários, mas ainda está em andamento.
+ Contudo, veja ainda outras notícias de César Tralli, no Jornal Hoje, da Globo!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE