“Decisão”: Tralli paralisa JH às pressas com novo decreto do Banco Central que atinge saldo das poupanças

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

19/09/2024 11h13

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Banco Central e César Tralli no Jornal Hoje (Fotos: Reproduções / Aloisio Maurício / Globo)

César Tralli paralisa Jornal Hoje, da Globo, com novo decreto do Banco Central e aumento em taxa que afeta o rendimento da poupança

Na última quarta-feira, 18, César Tralli paralisou o Jornal Hoje, da Globo, com um novo decreto do Banco Central. A mudança afeta diversas áreas da economia, assim como a conta poupança.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Durante o telejornal, o apresentador atualizou as informações sobre a nova taxa de juros para o Brasil e nos Estados Unidos. “Decisão”, disse ele em um dos trechos.

No Brasil, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central é responsável por estabelecer a Taxa Selic, que interfere no rendimento da poupança e taxas de juros do país, como empréstimos, financiamentos e aplicações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Olha só, hoje tem decisão sobre a taxa básica de juros no Brasil e, também, nos Estados Unidos. A chamada superquarta tem expectativa de corte de juros americanos pela primeira vez em quatro anos está mexendo com os mercados ao redor do mundo”, iniciou César Tralli.

Em seguida, o jornalista ressaltou a taxa de juros dos Estados Unidos afeta outros países, como o Brasil. “Uma taxa de juros mais baixa nos Estados Unidos atrai investimentos para países emergentes, como o Brasil. O dólar enfraquece e ajuda a valorizar o real e reduz a pressão em cima da inflação”, disse ele.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

O corte da taxa de juros dos Estados Unidos foi de 0,50%. Já no Brasil, o Banco Central retomou o ciclo de alta dos juros.

RENDIMENTO

De acordo com informações do portal CNN, o Copom do Banco Central seguiu as expectativas do mercado e aumentou os juros em 0,25 pontos, passando a Selic ao patamar de 10,75% ao ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É o primeiro aumento de juros desde agosto de 2022 e o primeiro deste mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O Copom a alta com o risco para uma alta inflação.

“Em relação ao cenário doméstico, o conjunto dos indicadores de atividade econômica e do mercado de trabalho tem apresentado dinamismo maior do que o esperado, o que levou a uma reavaliação do hiato para o campo positivo. A inflação medida pelo IPCA cheio assim como medidas de inflação subjacente se situaram acima da meta para a inflação nas divulgações mais recentes”, afirmou o Copom em comunicado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A expectativa do mercado é de que a taxa Selic atinga 11,50% ao ano até janeiro de 2025. A partir de julho de 2025, a taxa poderá começar a recuar, terminando 2025 em 10,50% ao ano.

Por fim, a taxa de juros influencia o rendimento de todas as contas poupanças. A regra visa dois cenários: quando a taxa estiver acima de 8,5% e quando estiver igual ou abaixo de 8,5%, de acordo com o portal Estadão. Veja:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Acima de 8,5%: A rentabilidade da poupança é 0,5% ao mês mais a taxa referencial (TR), que está em 2% no acumulado dos últimos 12 meses;
  • Igual ou abaixo de 8,5%: A rentabilidade da poupança corresponde a 70% da Selic mais a taxa referencial.

Desse modo, com a taxa de juros acima de 8,5% ao ano, o rendimento da poupança será de 0,5% ao mês mais a TR.

QUAL É O SALÁRIO DE CÉSAR TRALLI?

Desde 1993 na Globo, César Tralli passou pelos principais telejornais e tornou-se um dos grandes nomes da emissora.

No ano de 2016, o apresentador assumiu o comando do Jornal Hoje no lugar de Maju Coutinho, que passou a comandar o Fantástico ao lado de Poliana Abritta.

Mas, afinal, qual é o salário de César Tralli? De acordo com André Romano, do Observatório da TV, ele recebe cerca de R$ 120 mil por mês.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Formação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é colunista do portal TV Foco desde 2020, com foco em beleza, televisão e celebridades. Com apuração jornalística rigorosa, tem como compromisso informar o público com credibilidade e precisão. Apaixonada por moda e pelo universo das celebridades, acompanha de perto as principais tendências e acontecimentos. Antes disso, atuou como assessora de imprensa e redatora.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.