Chá de planta popular traz fonte de antienvelhecimento e elimina rugas

Descubra o chá que elimina rugas e combate o envelhecimento naturalmente. Aprenda agora e descubra os detalhes do assunto

21/05/2025 16h38

4 min de leitura

Imagem PreCarregada
Chá de planta traz fonte de antienvelhecimento e elimina rugas (Foto: Reprodução/Internet)

Descubra o chá que elimina rugas e combate o envelhecimento naturalmente. Aprenda agora

A busca por métodos que atenuem os sinais do tempo na pele continua em alta. Diversas práticas, desde o uso de cosméticos até hábitos de vida saudáveis, compõem o arsenal de quem almeja uma aparência rejuvenescida. Contudo, uma alternativa natural também se destaca nesse cenário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A partir de informações divulgadas pelo portal “Metrópoles”, a equipe do TV Foco, especializada em bem-estar e saúde, traz agora mais detalhes sobre o assunto.

Revelando o segredo natural

Um farmacêutico e doutor em química biológica, Lucas Cintra, pesquisador do Grupo de Pesquisa em Produtos Naturais da Universidade de Franca (GPNUF), em São Paulo, aponta para uma infusão específica.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o especialista, a bebida é elaborada com pétalas de rosa branca, cientificamente conhecida como Rosa alba L. Esta planta surge como um elemento promissor.

Rosa branca
Rosa branca (Foto: Reprodução/Internet)

Os componentes ativos da juventude

O chá de rosa branca concentra substâncias e óleos essenciais com notável capacidade antioxidante. Estes componentes atuam capturando os radicais livres, que são diretamente responsáveis pelo envelhecimento cutâneo.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Ademais, a bebida possui compostos anti-inflamatórios, bactericidas e fungicidas.

Benefícios abrangentes para o organismo

Para além de minimizar o envelhecimento precoce, o consumo do chá de rosa branca proporciona um vasto leque de benefícios.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A planta contém uma diversificada gama de antioxidantes naturais, como flavonoides, terpenoides e compostos fenólicos, que promovem o bom funcionamento do organismo. Dessa forma, esses elementos presentes nas pétalas atuam neutralizando os radicais livres.

Consequentemente, eles auxiliam na prevenção do desenvolvimento de doenças e perturbações crônicas. Tais condições frequentemente se relacionam ao estresse oxidativo e às espécies reativas de oxigênio (ROS), conforme esclarece Cintra. Beber o chá diariamente pode oferecer inúmeros benefícios ao organismo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Chá e rosas
Chá e rosas (Foto: Reprodução/Internet)

Quais enfermidades podem ser prevenidas?

O especialista detalha que alterações no organismo, como as combatidas pelos antioxidantes, podem levar a diversas enfermidades.

Entre elas, Cintra cita diabetes, câncer e doenças neurodegenerativas, bem como problemas cardiovasculares e hepáticos, além daquelas associadas ao envelhecimento.

O doutor em química biológica também lembra que o chá de rosa branca pode atuar como calmante e laxante, auxiliando em outras frentes da saúde.

Métodos de preparo e uso alternativo

Para quem deseja usufruir dos seus efeitos rejuvenescedores, Lucas Cintra indica o preparo e consumo da infusão. Ele também sugere uma aplicação tópica, utilizando o preparo para lavar o rosto ou limpá-lo com auxílio de algodão.

A receita é simples: para cada 10 gramas de pétalas brancas, utilizam-se 500 ml de água. Os ingredientes devem ferver juntos e, em seguida, a bebida deve esfriar antes do consumo ou aplicação.

Ademais, o farmacêutico menciona que pétalas de rosa branca desidratadas também servem para preparar a bebida. Esta versatilidade facilita o acesso aos seus componentes benéficos.

Melhor momento para o consumo

Quanto ao horário ideal para ingerir o chá de rosa branca, o especialista salienta que não existe um momento perfeito. O mais importante, segundo Cintra, é consumir a bebida, pois os benefícios serão sentidos independentemente da hora.

Pode-se preparar o chá e tomá-lo ao longo do dia, integrando-o facilmente à rotina. Em casos de olhos irritados, o chá pode ser uma terapêutica eficaz, usando-o para lavar os olhos e obter alívio.

Chá com rosas
Chá com rosas (Foto: Reprodução/Internet)

Outras infusões aliadas da pele

Lucas Cintra elenca outras plantas que também contribuem para prevenir os sinais de envelhecimento. São elas:

  • Lavanda
  • Camomila
  • Chá verde
  • Rooibos
  • Centella asiática

Estas são opções que podem ser consumidas na forma de chá. Para uso tópico, ou seja, externo, o especialista instrui recorrer aos benefícios da aloe vera e de óleos essenciais, como lavanda, palmarosa, patchouli, gerânio e o próprio óleo de rosas.

Considerações finais

Portanto, a incorporação de infusões como o chá de rosa branca na rotina diária representa uma abordagem natural e complementar aos cuidados com a pele e a saúde geral.

Por fim, as propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias desta planta oferecem uma alternativa valiosa para quem busca bem-estar e o combate aos efeitos do tempo.

Thumbnail Video Youtube

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Hudson William é um profissional com ampla experiência em comunicação social na web, acompanhando os bastidores da televisão brasileira desde 2008. A partir de 2012, passou a integrar a equipe do portal TV Foco, onde atua como redator, produzindo matérias com responsabilidade e credibilidade. Ao longo de sua trajetória, assinou textos em diversas editorias — de televisão e entretenimento a esportes, atualidades e curiosidades — sempre com foco em informar e engajar o público digital de forma clara, ética e relevante.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.