ADEUS: Chefão do Carrefour acaba de ter a DEMISSÃO confirmada após queda multimilionária e compra de mercado

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

20/10/2023 10h38

5 min de leitura

Imagem PreCarregada
Chefão do Carrefour tem saída confirmada em meio a reestruturação (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco)

Chefão do Carrefour acaba de ter sua saída confirmada em meio a reestruturação do grupo, após compra de rede de supermercados

E n último dia 16 de outubro, segunda feira, um dos executivos de maior importância do grupo Carrefour Brasil, teve sua saída anunciada em meio à uma restruturação, após compra de rede de supermercado e uma queda multimilionária sofrida pela francesa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Estamos falando de Daniel Mora, cujo cargo ocupado era de CEO do Varejo do Carrefour Brasil.

De acordo com o Mercado & Consumo, em nota divulgada a todos os colaboradores, foi confirmado que ele voltará a integrar o Grupo Carrefour na França:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Durante sua trajetória conosco, Daniel foi um exemplo de ética profissional e liderança inspiradora. Sob sua gestão, finalizamos uma etapa importante da nossa integração”,

Carrefour Brasil anunciou a saída do CEO Daniel Mora (Foto Reprodução/Internet)

Carrefour Brasil anunciou a saída do CEO Daniel Mora (Foto Reprodução/Internet)

Em meio a uma reestruturação …

Ainda de acordo com o portal Mercado & Consumo, o Grupo Carrefour comentou que, após o processo de integração com o Grupo Big, rede de supermercado comprado pelo grupo, ter sido concluído com sucesso e as conversões das lojas Carrefour terem sido finalizadas, o CEO de varejo, Daniel Mora está saindo do Brasil a caminho da França, onde assumirá novos desafios no Grupo.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Essa movimentação acontece após grande contribuição do executivo em todo o processo.

1-Lojas fechadas

Segundo o portal O Tempo, no mesmo momento da saída de Daniel Mora, o Grupo Carrefour confirmou o fechamento de 16 lojas em Belo Horizonte (MG) e a devolução dos imóveis alugados ao grupo DMA, o concorrente local que é dono das marcas: Epa, Mineirão e Brasil Atacarejo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O DMA é o nono maior varejista do ramo de alimentos do Brasil, segundo ranking 2022 da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

A rede francesa deve vender todos os ativos dentro das lojas, como freezer, balcão e até os alimentos em estoque, segundo fontes ligadas ao caso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A operação foi aprovada pela Superintendência-Geral (SG) do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) na última terça-feira, 10, o que  deve ocorrer em 15 dias, se não houver discordância entre os conselheiros e algum deles levar o caso ao tribunal.

Daniel Mora ocupava o cargo de CEO do Varejo do Carrefour Brasil (Foto Reprodução/Internet)

Daniel Mora ocupava o cargo de CEO do Varejo do Carrefour Brasil (Foto Reprodução/Internet)

Como a operação é de baixa complexidade, não é preciso julgamento, apenas o parecer da SG-Cade. Os valores envolvidos no processo estão em sigilo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em nota oficial o Grupo Carrefour afirmou que essas lojas em questão já não operavam sob nenhuma bandeira do Grupo Carrefour Brasil e que, cumpridas determinadas condições, o grupo prosseguiria com o andamento à devolução dessas unidades para o proprietário dos imóveis.

Reforçaram ainda que o Estado de Minas Gerais é uma praça estratégica e conta com 18 lojas do Grupo distribuídas por todo o estado, sendo 7 Lojas Hipermercado Carrefour, 10 Atacadão e 1 Sam’s Club, além de postos e drogarias que continuarão com seu funcionamento normal”.

No mês de agosto, o Grupo Carrefour promoveu uma restruturação de sua área digital e do e-commerce. Pelo menos três diretores e seis gerentes foram desligados, além do diretor-sênior de Negócios Digitais, Alexandre Gyurkovits.

Foram afetadas a área responsável pelo e-commerce do Carrefour, Sam’s Club e das bandeiras de supermercados; a de serviços digitais, que cuida da venda de seguros e garantia estendida; e a área responsável pelas parcerias de marketplace.

À época, em nota, o Carrefour disse que considerava natural a reestruturação das áreas para reduzir a duplicidade de funções que se sobrepunham.

De acordo com o portal Valor,  o Carrefour continua no processo de revisão de funções depois da compra do Big, iniciado ainda em 2022, que acarretou na duplicidade de postos e necessidade de definir executivos que seriam mantidos na empresa (ou desligados), também em parte para gerar reduções de custos com pessoal.

Thumbnail Video Youtube

2-Queda Multimilionária

Segundo declarações dada por uma fonte ao portal Valor, que está a par de toda a situação,  o grupo Carrefour está focado agora em “braço de varejo” que não acabou após o início da integração com Big.

Ainda de acordo com a mesma fonte ouvida pelo portal, eles precisam melhorar os resultados de lojas de supermercados compradas, que são ex-Walmart, que não foram convertidas ainda, como TodoDia, Super Bompreço e Nacional.

A empresa está com lupa nessas lojas para só depois ver o que fazer. Vale mencionar que o grupo acabou sofrendo uma queda multimilionária também.

O valor do lucro, antes de juros, impostos, amortização e depreciação da unidade de varejo da empresa caiu 40%, para R$ 352 milhões de janeiro a junho. A margem bruta caiu para a metade, para 2,6% no primeiro semestre versus ano anterior.

Ao se excluir da margem do semestre a operação comprada do Big, a margem do varejo fica estável (em 5%).

Já as vendas de lojas de supermercados e hipermercados com mais de 12 meses (desconsidera inaugurações) subiu 2,8% no primeiro semestre.

Quem ficou no lugar de Daniel no Grupo Carrefour Brasil?

Segundo informações divulgadas pelo próprio Carrefour, executivos que estavam sob liderança de Mora vão se reportar interinamente para Pablo Lorenzo, novo COO* da do grupo Carrefour Brasil.

*Um diretor de operações, frequentemente abreviado como C.O.O. é o executivo-chefe de operações, braço direito do diretor executivo. É quem cuida mais de perto da rotina do negócio
Pablo Lorenzo, novo COO* da do grupo Carrefour Brasil. (Foto Reprodução/Internet)

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.