O desfecho da emissora amada pelo Brasil paralisou o país e deixou funcionários em completo desespero
O mercado televisivo é um dos maiores e mais concorridos da atualidade, no Brasil, principalmente. Seja lá qual for a emissora, todas querem abocanhar a audiência e garantir o favoritismo do público. E para isso, os canais trabalham incansavelmente e tentam ofertar o melhor ao telespectador, do jornalismo a dramaturgia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, uma emissora em especial, acabou não tendo o melhor desfecho e encerrou suas atividades causando um verdadeiro drama, com funcionários aos prantos e até polícia sendo acionada.
O fato é que há 42 anos, em 1980, a TV Tupi encerrava suas atividades definitivamente. A emissora, que foi uma das pioneiras do país e da América do Sul, acabou sendo impedida de renovar suas concessões depois de uma série de problemas administrativos e financeiros, tendo o sinal encerrado sob protestos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, a crise teve início anos antes do seu fechamento, logo após a morte de Assis Chateaubriand, fundador da Tupi, em 1968. “Não havia ninguém que soubesse administrar aquele império, formado por rádio, TV, jornal e revista”, destacou um jornalista.
O ano de 1980 iniciou com salários atrasados e até funcionários sendo pagos com cheques sem fundo. Até que, em julho daquele ano, o presidente João Figueiredo, último mandatário da ditadura militar no Brasil, assinou o decreto que acabou de vez com o canal.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar da falta de pagamentos, houve funcionários que não queriam o fechamento da TV Tupi, tanto que muitos deles, acompanhados de artistas e telespectadores, fizeram uma vigília visando evitar o fim do canal.
Funcionários fizeram uma vigília visando evitar o fim do canal. – Foto; reprodução/Internet
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CHORO E POLÍCIA
Contudo, os esforços e as cenas de choro e completo desespero, não foram bastante para impedir o fechamento da emissora.
FIM DE EMISSORA?
Dessa forma, no dia (18) de julho de 1980, engenheiros do Departamento Nacional de Telecomunicações, acompanhados de policiais federais, se deslocaram até a sede da TV Tupi e lacraram os transmissores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TV Tupi chegou ao fim 1980 – Foto: Reprodução/Internet
