Cidade brasileira está entre as melhores cidades do Brasil para idosos 60+ viverem com mais longevidade

Município de SC está entre as melhores cidades para idosos 60+ no Brasil; Descubra o motivo e veja 4 dicas para planejar uma mudança.

01/12/2025 18h00

6 min de leitura

Imagem PreCarregada
Cidade brasileira traz longevidade aos mais idosos (Foto Reprodução/Montagem/TV Foco/Lennita/Wiki/Canva)

Município de SC está entre as melhores cidades para idosos 60+ no Brasil; Descubra o motivo e veja 4 dicas para planejar uma mudança

Em um país em que o envelhecimento da população exige cidades mais preparadas, uma pequena cidade, no Sul de Santa Catarina, emerge como um verdadeiro refúgio de longevidade, principalmente entre os mais idosos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com menos de quatro mil habitantes, o município de São Martinho conquistou a 7ª posição no ranking agregado de cidades pequenas do Brasil pelo IDL (Índice de Longevidade), um estudo abrangente que analisa a capacidade dos municípios em oferecer condições ideais para o envelhecimento saudável.

A notícia, divulgada ainda em novembro de 2023, por meio do site oficial da Prefeitura de São Martinho, colocou a “cidade mais alemã do Sul de Santa Catarina” no TOP 10 nacional, sendo a única da Amurel a aparecer nos rankings.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o portal ND+, o segredo de São Martinho reside na sua combinação de:

  • Acolhimento socioambiental;
  • Excelência em saúde;
  • Economia que sustenta o bem-estar da população idosa, que já representa mais de 22% do total de habitantes;
  • Além disso, o município não só oferece um ambiente tranquilo, como demonstra uma infraestrutura que prioriza quem busca viver mais e melhor.

Dados comprovam

Conforme destacado acima, o Índice de Desenvolvimento Urbano para a Longevidade (IDL), criado pelo Instituto de Longevidade, é o instrumento que mede o grau de preparação dos 5.570 municípios brasileiros para o envelhecimento.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

O levantamento coleta dados de órgãos como INSS, IBGE e Ministério da Saúde, classificando as cidades em três categorias:

  • Pequenas (até 34 mil habitantes);
  • Médias (até 100 mil habitantes);
  • Grandes (acima de 100 mil habitantes).

São Martinho, competindo com municípios pequenos, destacou-se principalmente nos pilares Socioambiental e Saúde, o que de fato faz toda diferença na rotina dos mais velhos, uma vez que, conforme a idade avança, esses dois fatores são os que mais determinam a qualidade de vida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A posição de destaque revela a:

  • Boa cobertura vacinal;
  • Bom número de leitos hospitalares;
  • Oferta de procedimentos médicos em proporção à população.

Enquanto a lista de melhores grandes cidades aponta líderes como São Caetano do Sul (SP), Vitória (ES) e Florianópolis (SC), e a lista de melhores cidades médias traz Gramado (RS) e São Lourenço (MG), São Martinho prova que a qualidade de vida 60+ não exige o ritmo e o custo de uma metrópole, oferecendo um ambiente acolhedor e com segurança invejável.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Principais pontos turísticos para idosos:

De acordo com o TripAdvidor, a cidade também oferece atividades que valorizam o conforto, a história local, a gastronomia tradicional e a contemplação da natureza, ideais para o público sênior; Veja abaixo:

Atrações gastronômicas:

  • Rota da Bolacha: Um passeio tranquilo que resgata a tradição das bolachas artesanais. Permite a visita e a degustação em lojas e pequenas fábricas, sendo um excelente resgate da memória gastronômica da região;
Rota da Bolacha e Casa da Bolacha (Foto Reprodução/TripAdvisor)
Rota da Bolacha e Casa da Bolacha (Foto Reprodução/TripAdvisor)
  • Fluss Haus: Perfeito para o lazer e conforto. É um complexo que oferece um farto café colonial e uma área externa agradável para desfrutar da paisagem em um ambiente acolhedor;
Thumbnail Video Youtube
  • Igreja Matriz São Sebastião: Um ponto de interesse histórico e espiritual. Além da visita ao templo, o local abriga um museu de antiguidades em seu interior, proporcionando uma imersão na memória da comunidade;
Igreja Matriz São Sebastião (Foto Reprodução/TripAdvisor)
Igreja Matriz São Sebastião (Foto Reprodução/TripAdvisor)
  • Casa da Bolacha: Uma parada rápida para compras, focada em bolachas decoradas e doces tradicionais, ideal para levar lembranças;
Bitter Foiser (Foto Reprodução/Montagem/TripAdvisor)
Bitter Foiser (Foto Reprodução/Montagem/TripAdvisor)
  • Bitter Foiser: Local para degustação tranquila de bebidas tradicionais, oferecendo uma experiência focada no paladar e na cultura local;
Museu e Biblioteca Marechal Castelo Branco (Foto Reprodução/Montagem/TripAdvisor)
Museu e Biblioteca Marechal Castelo Branco (Foto Reprodução/Montagem/TripAdvisor)
  • Museus: Essenciais para a preservação da história. O município oferece o Museu do Colono e o Museu e Biblioteca Marechal Castelo Branco, que documentam a trajetória e o desenvolvimento da região.

Natureza:

  • Cachoeiras Locais: Pontos como a Cachoeira Alto São Martinho e a Cascata Salto do Rio Capivara são indicados para contemplação e descanso, permitindo fotos e momentos de relaxamento em meio ao verde;
Cachoeira Alto São Martinho e a Cascata Salto do Rio Capivara
Cachoeira Alto São Martinho e a Cascata Salto do Rio Capivara (Foto Reprodução/Montagem/TripAdvisor)

Um charme alemão

A pequena cidade catarinense fica a 40 quilômetros de Tubarão e 200 quilômetros de Florianópolis, preservando as características de colônia germânica com casas em estilo enxaimel*.

(Enxaimel (Fachwerk) é uma técnica de construção que utiliza uma estrutura visível de vigas de madeira inclinadas, verticais e horizontais nas paredes. Os espaços vazios dessa armação são preenchidos com materiais de fácil acesso local, como barro, tijolos ou adobe).

Thumbnail Video Youtube

Além da qualidade de vida, a cidade se destaca como destino turístico ao preservar as tradições e oferecer atrações como a Cascata Recanto da Pedra e o Circuito de Tirolesas La Vista.

Ou seja, o ambiente seguro e o foco comunitário reforçam o aspecto socioambiental, promovendo a longevidade por meio da integração e do bem-estar.

Como me planejar para viver em outra cidade?

Mudar-se para um local que oferece maior longevidade e bem-estar é uma decisão que exige planejamento minucioso. Se você cogita uma vida nova em São Martinho ou em outra cidade de destaque no IDL, siga estes passos:

  • 1. Não compare cidades pequenas com capitais: Primeiramente, procure sempre verificar o ranking IDL na categoria do município desejado. Foque nos pilares em que você tem maior prioridade (Saúde, Economia ou Socioambiental) e veja se a cidade realmente atende às suas necessidades específicas de saúde e finanças;
  • 2. Verifique a infraestrutura de saúde per capita: Para qualquer ser humano, sobretudo idosos, a saúde é vital. Ou seja, não basta ter um hospital, a proporção de profissionais de saúde de nível superior, leitos e estabelecimentos em relação à população também tem sua relevância. Sendo assim, você deve checar a localização das clínicas e hospitais e a distância desses serviços até o seu futuro bairro, dando atenção à Telemedicina e programas de atendimento ao idoso.
  • 3.Fator socioambiental x custo de vida: Visite a cidade por um período estendido. Avalie o custo de vida local, incluindo moradia e serviços básicos. Participe de atividades culturais ou sociais para medir o acolhimento da comunidade. Observe a acessibilidade (calçadas, transporte) e a disponibilidade de lazer que atrai o público 60+ (parques, turismo rural, grupos de convivência);
  • 4. Por fim, planeje a proximidade com cidades de apoio: Cidades pequenas como São Martinho oferecem paz, mas você deve considerar a distância a grandes centros. Portanto, certifique-se de que a cidade escolhida ofereça boas rodovias e logística para cidades vizinhas maiores (como Tubarão e Florianópolis), garantindo acesso a serviços de alta complexidade e aeroportos quando necessário.

Mas, para saber mais sobre outras cidades e muito mais, clique aqui*.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.