Nova LEI traz virada com IPVA dando adeus, fim do rodízio e clientes da Fiat, Hyundai e Renault soltam fogos

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

22/04/2024 17h11

3 min de leitura

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Fiat, Renault e Hyundai (Fotos: Reproduções / Internet)

Inúmeros clientes Fiat, Hyundai e Renault podem garantir isenções

Nesta segunda-feira, 22, iremos mostrar uma nova lei que traz o fim do IPVA e rodízio para inúmeros brasileiros. A notícia é uma verdadeira vitória para os clientes da Fiat, Hyundai e Renault, e até para quem pretende comprar um novo carro.

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Isso porque, os motoristas que escolherem veículos elétricos e híbridos podem garantir alguns benefícios.

Primeiramente, iremos falar sobre a isenção do IPVA, parcial ou integral, para os carros elétricos e híbridos.

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Em alguns estados, há isenção total ou parcial do imposto para os motoristas que escolherem esses veículos devido a emissão menor de gases poluentes.

De acordo com o Auto Esporte, em 2024, 9 estados brasileiros e o Distrito Federal aderiram à implantação da isenção do IPVA para veículos elétricos e híbridos.

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Alagoas:

A isenção do IPVA varia entre 2,75% a 3,25%. A Lei 9.093 determina a isenção do imposto para veículos novos no ano de aquisição.

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Desse modo, nos anos seguintes, o imposto será cobrado de forma reduzida. 0,5% no segundo ano e 1% no terceiro ano para carros elétricos e 0,75% no segundo ano e 1,5% no terceiro ano para modelos híbridos.

Ceará:

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No caso dos veículos elétricos, a unidade federativa isenta a cobrança do imposto. Já os modelos híbridos pagam o valor sem descontos.

Distrito Federal:

Isenção total do imposto tanto para veículos 100% elétricos, como para modelos híbridos.

Minas Gerais:

A lei garante isenção total do imposto apenas em casos de eletrificados produzidos no próprio estado.

Paraná:

Os modelos possuem tributos de 3,5% de seu valor venal.

Rio de Janeiro:

O Rio de Janeiro reduz a alíquota de 4% para 0,5% em caso de modelo elétrico. No caso dos híbridos, a redução é de 1,5%.

São Paulo:

São Paulo oferece restituição de 50% do tributo para proprietários de veículos elétricos e híbridos, bem como isenção do rodízio para ambas as categorias.

MAIS BENEFÍCIOS

Além disso, os motoristas que cobrarem um veículo nessa categoria, seja da Fiat, Hyundai, Renault e outros, também ficará livre do rodízio.

De acordo com a Lei nº 15.997, de 27 de Maio de 2014, os veículos elétricos, movidos a hidrogênio e os híbridos estão isentos do cumprimento da restrição determinada pelo Rodízio Municipal de Veículos.

E para os motoristas que queiram comprar um carro novo, iremos mostrar a lista dos elétricos mais baratos, segundo o portal UOL. São eles:

  • Renault Kwid E-Tech: Preço de R$ 123.490 com potência e torque de 48 kW (65 cv) e 11,5 kgfm;
  • Hyundai Kona Electric: Preço de R$ 189.990 com potência e torque de 100 kW (136 cv) e 40,3 kgfm;
  • Fiat 500e: Preço de R$ 214.990 com potência e torque de 87 kW (118 cv) e 22,4 kgfm;
  • Caoa Chery iCar: Preço de R$ 119.990 com potência e torque de 45 kW (61 cv) e 15,3 kgfm;
  • BYD Dolphin: Preço de R$ 149.800 com potência e torque de 94 cv (70 kW) e 18,3 kgfm.
Hyundai Kona Electric (Foto: Reprodução / Internet)
Hyundai Kona Electric (Foto: Reprodução / Internet)
Renault Kwid E-Tech (Foto: Reprodução / Mootor)
Renault Kwid E-Tech (Foto: Reprodução / Mootor)
Fiat 500e (Foto: Reprodução / Mootor)
Fiat 500e (Foto: Reprodução / Mootor)

QUAL É O CARRO MAIS BARATO DA FIAT?

Fiat tornou-se uma das maiores montadoras do país e também são lideres nas vendas de modelos.

Prova disso é que inúmeros brasileiros buscam qual é o carro mais barato da montadora, que está no país desde 1976.

Mas, afinal, qual é o modelo mais barato da marca? Segundo informações do portal virgula, o carro é o Mobi.

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Autor(a):

Formação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é colunista do portal TV Foco desde 2020, com foco em beleza, televisão e celebridades. Com apuração jornalística rigorosa, tem como compromisso informar o público com credibilidade e precisão. Apaixonada por moda e pelo universo das celebridades, acompanha de perto as principais tendências e acontecimentos. Antes disso, atuou como assessora de imprensa e redatora.

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