Classe C é o telespectador padrão da TV brasileira

15/10/2010 23h28

1 min de leitura

Por José Armando Vannucci / Parabólica JP

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A classe média é a responsável pela principal fatia de audiência das emissoras de televisão e se transformou no alvo da guerra traçada diariamente pelos executivos que se preocupam com números. Os levantamentos mais recentes sobre o mercado da TV brasileira apontam que pessoas da classe C representam quase 60% do público que consome este tipo de entretenimento e é por isso que os departamentos de criação das mais diferentes emissoras tentam desenvolver programas voltados para esta fatia da sociedade. Algumas pesquisas indicam que novelas, programas de auditório e humorismo são os gêneros preferidos desse público e, portanto, que receberão mais investimentos nos próximos meses.
A Record é a emissora com maior presença da classe C (60%) entre seus telespectadores. O SBT tem 59% da sua audiência nessa faixa e a Globo, 51%. Já no segmento AB, a Globo tem 33%, Record 28% e SBT 24%. A camada DE é a que menos assiste televisão, atingindo 12% do público da Record, 16% da Globo e 17% do SBT. O mesmo levantamento dividiu o telespectador por faixas etárias. Pessoas com mais de 50 anos de idade assistem mais TV (34% Globo, 27% Record e 24% SBT). Um dado curioso vem no público infanto-juvenil (04 a 11 anos): a emissora de Silvio Santos é a que tem mais público nessa fatia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Escreve sobre Televisão desde 2008

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.