O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), cravou um feriadão prolongado no estado. Garantindo um descanso extra
O mês de abril promete ser de alívio e descanso para muitos trabalhadores fluminenses. Isso porque o governador Cláudio Castro garantiu um feriadão prolongado no Rio de Janeiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na última terça-feira (1º), Castro oficializou um ponto facultativo no dia 22 de abril, cravando um verdadeiro feriadão aos moradores do estado mais querido e apaixonante do Brasil.
Conforme apurado pelo TV FOCO, segundo o ‘G1’, a decisão já foi sancionada e publicada, criando uma sequência de seis dias consecutivos sem expediente nas repartições públicas estaduais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Uma medida que vai impactar diretamente a rotina de boa parte da população e deve movimentar tanto o turismo interno quanto os setores de lazer e serviços.
Feriadão no Rio
O feriadão estendido começa na Sexta-Feira Santa, dia 18 de abril, e só termina na quarta-feira, 23, quando se celebra o feriado estadual de São Jorge.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No meio do caminho, os trabalhadores ainda contarão com o fim de semana (dias 19 e 20), o feriado nacional de Tiradentes na segunda (21) e o recém-estabelecido ponto facultativo na terça (22).
A medida vale para os órgãos e entidades da administração pública estadual, incluindo autarquias e fundações, com exceção dos serviços considerados essenciais, como segurança, saúde e outros atendimentos indispensáveis à população.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O calendário do feriadão fica assim organizado:
- 18/04 (sexta): Sexta-Feira Santa
- 19/04 (sábado): fim de semana
- 20/04 (domingo): fim de semana
- 21/04 (segunda): Feriado de Tiradentes
- 22/04 (terça): Ponto facultativo sancionado por Cláudio Castro
- 23/04 (quarta): Feriado de São Jorge
O expediente normal nas repartições públicas volta apenas na quinta-feira, dia 24 de abril.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para muitos, será uma oportunidade de descanso prolongado; para outros, uma chance de pegar a estrada e aproveitar os destinos turísticos do estado junto a família.
Considerações finais
- Em suma, com a decisão de Cláudio Castro, abril se transforma em um verdadeiro respiro no calendário dos trabalhadores fluminenses com um feriadão confirmado.
- Seis dias consecutivos de folga representam, além de um alívio na rotina, um impulso estratégico para o turismo e a economia local.
- Ademais, para quem vive a correria do dia a dia, é a chance de relaxar, desacelerar e até mesmo viver novas experiências ao lado de quem se ama.
- Enquanto os serviços essenciais seguem firmes para garantir o funcionamento da cidade, boa parte da população poderá desfrutar de dias de descanso merecido.
- Um presente antecipado de outono que já entrou no radar de muitos e, sem dúvidas, será lembrado como um dos feriadões mais generosos do ano no Rio de Janeiro.
Qual o novo feriado nacional sancionado por Lula?
De acordo com o ‘UOL’, a data é celebrada em 20 de novembro. Até 2023, o dia era feriado apenas em seis estados: Mato Grosso, Rio de Janeiro, Alagoas, Amazonas, Amapá e São Paulo.
A data remete ao marco da morte do líder do Quilombo dos Palmares. Um dos maiores do Brasil durante o período colonial, de resistência contra a escravização negra no país.
Aliás, clique aqui e veja tudo sobre os feriados no Brasil para poder se planejar para os próximos.