Folga extra: Lei trabalhista em vigor confirma 9 dias de descanso para salvar lista de CLTs

Entenda como funciona a Licença-Nojo, que assegura o direito de afastamento do trabalho nos casos de luto, sem descontar a ausência do salário
Para quem não sabe, a CLT garante um período de folgas aos cidadãos que perderam um ente querido. O prazo, no entanto, difere entre 3 categorias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o IBGE, cerca de 38 milhões de pessoas estão trabalhando com registro na carteira este ano, sendo uma das conquistas do atual Governo Lula, do PT. Para garantir o bem-estar de todos, a lei estabelece uma série de regras.

Ainda assim, surgem algumas diferenças nas colocações, de acordo com cada profissão. Uma delas é a Licença-Nojo, prevista no artigo 473 da Consolidação da Leis do Trabalho, em vigor desde a década de 40.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ela se aplica à morte de familiares, seguindo, claro, o nível de parentesco. Para os trabalhadores em geral, são 2 dias de afastamento, mas para servidores públicos são 8, e para professores, 9.
O objetivo da lei é proporcionar um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal no período de luto, até que o cidadão consiga retornar às atividades, respeitando seu momento psicológico. Existem, porém, as ressalvas: o trabalhador deve comprovar o vínculo familiar para considerar a falta.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
“O empregado poderá deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário, em caso de falecimento do cônjuge, ascendente ou descendente, irmão ou pessoa que, declarada em sua carteira de trabalho e de previdência social, viva sob sua dependência econômica”, destaca a regra.

Afinal, para quem vale a Licença-Nojo?
- Cônjuge;
- Filhos;
- Pais;
- Irmãos;
- Padrasto;
- Madrasta;
- Enteados;
- Menores sob guarda ou tutela.

Conclusão
- Em resumo, a CLT garante um período de folga aos trabalhadores que estão de luto;
- O período, porém, é divido entre 3 grupos, mudando o tempo de afastamento para cada um deles;
- Para os trabalhadores formais de categorias mais comuns, são 2 dias em casa pela Licença-Nojo;
- Já para servidores públicos, como manda a lei, o afastamento das funções é de 8 dias corridos;
- Para professores, a licença sobre para 9 dias, sem descontos no salário mensal, como manda a lei.
+ Contudo, veja ainda outras notícias e curiosidades sobre os direitos dos cidadãos dentro da CLT!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lucas Brito
Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: [email protected]