CLT em êxtase: Lei trabalhista crava folga extra de 3 dias para salvar trabalhadores em 2025

Apesar das mudanças no mercado, a CLT vem se adaptando à atual realidade das empresas, mas manteve regras antigas.
2 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Entenda regras (Foto: Divulgação)

Uma das regras garante o afastamento temporário do serviço, sem descontar do salário dos funcionários, considerando datas especiais, fora do período de férias

Apesar das mudanças no mercado, a CLT continua em discussão para se adaptar à atual realidade das empresas nacionais. Ainda assim, uma série de menções, consideradas já antigas, foram mantidas para 2025, resguardando os direitos dos trabalhadores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma delas, inclusive, diz respeito à licença gala – ou, no português mais comum, liberação de casamento. Para quem não sabe, desde a década de 40, esse trecho da lei garante, pelo menos, 3 dias de folga para quem oficializou a união e avisou aos superiores do RH com antecedência.

O trecho aparece no artigo 473 da CLT, alertando sobre a programação que ser cumprida por parte do setor patronal. Porém, como mandam as regras, o colaborador, claro, deve apresentar os documentos oficiais que comprovem a união, seja antes ou depois de retornar das folgas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No trecho em questão, o livro dos trabalhadores menciona que a empresa não deve descontar a ausência dos ganhos mensais do funcionário. “O empregado poderá deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário […] até 3 dias consecutivos, em virtude de casamento”, diz o texto.

Hoje, de acordo com o IBGE, cerca de 38 milhões de brasileiros estão trabalhando formalmente no país. O restante da população adulta, porém, ainda vem se dedicando aos serviços complementares, como os motoristas da Uber, entre outras funções, que não têm registros e não valem as regras da CLT.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trabalhadores dentro CLT têm direito à licença gala, que garante folga após casamento (Foto: Divulgação)

Afinal, sobre o que dizem as regras da Consolidação das Leis do Trabalho?

CLT garante folga após o casamento, mas sem descontar do salário dos trabalhadores (Foto: Divulgação)

Conclusão

+ Aliás, veja outras notícias sobre pagamentos, benefícios e direitos dos trabalhadores no Brasil!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile