Idosos, CLTs e mais: Motoristas que se livrarão do IPVA em 2026 são revelados

Tudo sobre os motoristas que estão livres do IPVA para o ano de 2026. Fique por dentro de tudo no TV FOCO e saiba mais.

06/12/2025 14h25

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
IPVA 2026 (Reprodução: Divulgação)

Tudo sobre os motoristas que estão livres do IPVA para o ano de 2026

Neste sábado, dia 6, iremos falar sobre um dos impostos mais temidos pelos motoristas brasileiros. Estamos falando a respeito do pagamento do IPVA. Para quem ainda tem dúvida, o IPVA se trata de um tributo que tem arrecadação estadual e pode ser investido em diferentes áreas, como saúde, educação e segurança.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pois bem, a saber, esse tipo de imposto acaba sendo cobrado anualmente pelos estados. Assim, calculado com base no valor venal do veículo e na alíquota definida pela região. No que diz respeito a isenção desse pagamento, podemos explicar que se trata de um benefício concedido a grupos específicos.

Assim, diante de como o imposto funciona, ele acaba sendo definido pelas legislações de cada estado. Em suma, ela pode ser total ou parcial, reduzindo o valor a ser pago com base em critérios determinados. Assim, hoje falaremos sobre os motoristas que podem estar livres do IPVA no ano de 2026.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quem tem direito a isenção do IPVA no ano de 2026?

Em suma, de acordo com informações do portal O Povo, a tão esperada por muitos motoristas, a isenção do IPVA, acaba sendo direcionada principalmente com base em condições de saúde, limitações físicas e outros fatores que impactam a mobilidade do motorista.

Diante disso, como quem tem direito a este benefício, podemos citar então motoristas com deficiência física, mental, intelectual ou sensorial, além de pessoas com doenças graves que comprometam a locomoção. Assim, como explicado, acima, a isenção pode ser total ou parcial. Isto, claro, conforme avaliação médica e análise do tipo de deficiência. Ou seja, qualquer CLT ou até mesmo idoso, nessas condições, podem acabar conseguindo a isenção.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Assim, em suma, também existem outros casos onde a isenção acaba podendo ser concedida ao motorista. Em suma, existem estados que ampliam a lista de isentos, incluindo motoristas de táxis, veículos oficiais, carros de instituições sem fins lucrativos e veículos antigos. Assim, você pode acabar conseguindo a isenção do IPVA até mesmo de acordo com o ano do seu carro.

Confira a seguir como funciona a isenção do IPVA de acordo com o ano do veículo:

  • Amapá, Rio Grande do Norte e Roraima: Isenção para veículos com mais de 10 anos de fabricação.
  • Amazonas, Bahia, Goiás, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe e Mato Grosso do Sul: Isenção para veículos fabricados até 2009 (15 anos ou mais).
  • Mato Grosso: Carros com 18 anos ou mais (fabricados até 2006) estão isentos.
  • Alagoas: Isenção para carros fabricados até 2000.
  • Santa Catarina e Tocantins: Isenção para carros com 30 anos ou mais de fabricação.
  • Minas Gerais: Isenção para carros com 20 anos ou mais, com placa preta.
  • São Paulo, Paraná, Acre, Rio Grande do Sul e outros: Carros fabricados até 2005 (20 anos ou mais) estão isentos.

CLIQUE AQUI PARA FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: bianca.rayla@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.