Sua CNH pode ser barrada: Os 5 erros que mais reprovam na prova prática do Detran

Motoristas estão cometendo 5 erros cruciais que geram reprovação imediata na prova prática para tirar a CNH

20/11/2025 11h35

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Os 5 erros que mais reprovam na prova prática do Detran - Foto: Montagem

Motoristas estão cometendo 5 erros cruciais que geram reprovação imediata na prova prática para tirar a CNH

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é o documento mais fundamental para os motoristas brasileiros. No Código de Trânsito Brasileiro (CTB), principalmente no Artigo 140 e no Artigo 309, é destacado a obrigação de possuir o documento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dessa forma, antes mesmo de pensar em possuir um automóvel, o aconselhável é agilizar a habilitação para não viver transtornos no trânsito. O processo dura em média cerca de três meses, desde a inscrição até a realização de exames, prova teórica e prática.

Atualmente, muitos ainda encontram dificuldades para realização dos procedimentos, seja por nervosismo ou qualquer outra situação. Assim, para não correr o risco de ter a CNH reprovada, iremos abordar os 5 erros que mais reprovam na prova prática do Detran, segundo o Portal do Trânsito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

1 – Problemas na baliza

Em suma, a baliza é o grande desafio para muitos candidatos, principalmente por exigir precisão na execução da manobra. Dessa forma, erros como encostar nos cones ou protótipos, sair do espaço demarcado ou não completar a tarefa no tempo permitido, se enquadram nos motivos mais comuns da reprovação.

2 – Desrespeito da sinalização

Ademais, outro erro básico é o fato de muitos candidatos esquecerem da seta nas conversões, mudar de faixa ou iniciar a baliza. Para quem não sabe, a ausência de sinalização é uma falta grave. Além disso, não respeitar placas de “pare” ou limites de velocidade no percurso é motivo de eliminação.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

3 – Descontrole do veículo

Não demonstrar domínio suficiente do carro, incluindo deixar o veículo morrer em subidas, arrancar de forma brusca ou esquecer de usar o freio de mão em declives, podem ser cruciais. As falhas são enquadradas como falta de segurança no volante, comprometendo a avaliação.

4 – Arrancada e marcha errada

Ademais, não engatar de forma certa a marcha, iniciar o movimento do veículo em uma marcha inadequada ou a demora para reação no semáforo, são falhas comuns que geram a desaprovação pelos examinadores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

5 – Nervosismo

Por fim, existe que a ansiedade pode ser uma grande inimiga no exame. Tremores constantes, hesitação e até mesmo esquecimentos básicos, são formas claras de exalar nervosismo. Essa situação pode levar a erros evitáveis que comprometem o desempenho geral e geram reprovação.

Como tirar carteira de motorista?

Para quem não sabe, para tirar a CNH no Brasil, é necessário atender aos seguintes requisitos básicos:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Ser maior de 18 anos para a categoria B (carros de passeio) e para a categoria A (motocicletas);
  • Saber ler e escrever;
  • Possuir documento de identificação (RG ou equivalente);
  • Dessa forma, basta dar entrada no processo em uma autoescola. Mas, após a aprovação nos exames obrigatórios, médicos e psicológicos e fazer aulas teóricas e práticas.

Além de garantir a aprovação nas provas teóricas e práticas. Assim, ao final de todo esse processo, com um bom desempenho, você terá a sua CNH.

Veja mais notícias sobre a CNH clicando aqui.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.