CNH de graça: Lei em vigor garante isenção do documento à lista de CPFs em 3 passos simples

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

20/12/2024 8h32

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Renovação gratuita da CNH para lista de CPFs (Reprodução: Montagem TV Foco)

Fique por dentro se faz parte da lista de pessoas que possuem o direito de ter a renovação da CNH de graça

A CNH é um dos principais documentos ao brasileiro, principalmente aqueles que querem ou já conduzem um veículo, mas se cobra uma taxa por sua renovação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Portanto, fique por dentro dessa lei que está em vigor, que garante a isenção do documento para uma lista de pessoas, em apenas três passos simples.

O time do TV Foco especializado em Documentos, a partir de informações do ‘Portal do Trânsito’, traz à tona quais cidadãos não precisar pagar pela renovação da CNH.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cada estado estabelece algumas regras, por isso é sempre importante estar atento no que fala o Detran de sua localidade, já que pode ter um direito que nem imaginava.

As categorias da CNH

  • A CNH se divide em cinco tipos de categorias, mas quem não pretende dirigir um caminhão pode se preocupar somente com as duas primeiras;
  • A categoria A é para aqueles que querem andar de moto, sendo específica para veículos de duas rodas;
  • Já a categoria B é para quem quer conduzir um carro, seja ele manual ou automático;
  • Por fim, há também as de categoria C, D e E, mas estas para quem pretende dirigir veículos de carga bruta, como caminhões.

Isenção da renovação da CNH

De acordo com o site ‘Portal do Trânsito’, há algumas situações que permitem os brasileiros renovarem a carteira de motoristas sem precisar pagar taxas.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

A primeira deles, estabelecida em alguns estados, a não cobrança se dá para pessoas que comprovem que fazem parte de um programa social do governo.

Assim, aqueles que fazem parte do Bolsa Família, por exemplo, estão isentos do pagamento, mas lembrando que não são todos os estados adeptos a isso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pessoas consideradas PCDs também contam com a isenção da renovação da CNH em algumas legislações estaduais, visando facilitar a mobilidade destas pessoas.

Já em outros locais, como o Rio de Janeiro, garante essa não cobrança para os idosos, já que considera-se que eles estão mais vulneráveis financeiramente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isenção em 3 passos

Caso você faça parte de alguns desses grupos citados e tenha convicção que onde mora o estado libera essa isenção, precisa saber como solicitá-la.

O primeiro passo é acessar o site do Detran do seu estado, para confirmar quais situações oferecem a isenção da renovação do documento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em seguida, separe todos os documentos necessários, seja o que comprove que faz parte de um programa social, que comprove sua deficiência ou até mesmo sua idade.

Por fim, basta aguardar uma resposta do Detran para que possa seguir com os procedimentos da renovação da carteira de motorista.

Conclusões finais

O Detran de cada estado estabelece leis que garantem a isenção para a renovação da CNH, o que é um alívio aos brasileiros.

Porém, são apenas alguns grupos específicos que podem se agraciar com essa grande notícia e ainda depende do estado em que mora.

Veja mais matérias sobre a CNH

Thumbnail Video Youtube

Qual a punição para quem dirige sem habilitação?

O artigo 309 do CTB ressalta que dirigir sem habilitação gera uma multa e até mesmo pode resultar em detenção de seis meses até um ano.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Gabriel Amaral é graduado em jornalismo pela Faculdade Anhembi Morumbi, em 2021 e atua como redator e coordenador do TV Foco, especializado em Esportes desde 2022. Possui ampla experiência na cobertura de programas esportivos e publica matérias com foco em futebol, dos principais clubes do Brasil e do Mundo. Contato gabriel.amaral@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.