CNH muda para motoristas 50+: exame e prazos apertam

A CNH mudou para motoristas acima de 50 anos: veja novas regras, prazos de renovação e o que acontece se não seguir as exigências.

03/07/2025 19h37

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Motorista 50+ exibe sua CNH

Motoristas com mais de 50 anos precisam redobrar a atenção: as regras da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) mudaram e trazem impactos diretos para quem já passou da meia-idade. A principal mudança envolve a validade da carteira e a exigência de exames mais frequentes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a nova norma já está em vigor em todo o país e deve afetar milhares de condutores que dependem da CNH para trabalhar ou circular com tranquilidade.

Qual a nova validade da CNH?

Antes da mudança, muitos condutores podiam renovar a CNH a cada 10 anos, independentemente da idade. Agora, o cenário mudou. A validade da CNH passa a ser definida pela idade do motorista. Veja como ficou:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Condutores com até 49 anos: validade de 10 anos
  • Condutores entre 50 e 69 anos: validade de 5 anos
  • Condutores com 70 anos ou mais: validade de 3 anos

Ou seja, quanto mais idade, menor o tempo de validade da carteira, o que obriga os motoristas a ficarem atentos aos prazos e à regularidade dos exames exigidos.

Exames médicos e toxicológicos são obrigatórios?

Sim. Com as novas regras, os exames médicos voltam a ser exigência constante, principalmente para condutores que exercem atividade remunerada (como motoristas de aplicativo, caminhoneiros, taxistas e entregadores).

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Já o exame toxicológico, obrigatório para as categorias C, D e E, passou a ter fiscalização mais rigorosa, com multa para quem deixar vencer e não apresentar o teste em dia.

O que acontece se não renovar a CNH no prazo?

Deixar a CNH vencer pode trazer sérios problemas. Veja as penalidades para quem for pego dirigindo com o documento fora da validade:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Multa de R$ 293,47
  • Infração gravíssima (7 pontos na CNH)
  • Suspensão do direito de dirigir

Além disso, o condutor pode ter dificuldades para renovar o seguro do carro ou ser impedido de trabalhar em algumas funções.

Como saber se minha CNH está vencida?

A forma mais simples de verificar a situação da sua CNH é pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito ou pelo site do Detran do seu estado. Veja o passo a passo:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  1. Baixe o app Carteira Digital de Trânsito (CDT)
  2. Faça login com seu CPF e senha do gov.br
  3. Clique em “CNH” para ver a data de validade
  4. Se estiver perto do vencimento, já agende a renovação

Inclusive, se estiver perto do vencimento, já agende a renovação.

Conclusão

Dessa forma, se você tem 50 anos ou mais e depende da sua CNH no dia a dia, não espere o documento vencer. Com as novas regras em vigor, atrasos podem gerar multas, pontos e até a suspensão da sua habilitação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhe esta informação com amigos e familiares que também estão nessa faixa etária.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Eu sou Aaron Tura, publicitário e jornalista formado nas Faculdades Integradas Rio Branco. Atuo no mercado de TV desde 2010 sendo um grande admirador da área de atuação de TV e Famosos, com experiência em portal de notícias e na TV. Posso ser encontrado em minha rede social @aarontura no Instagram

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.