CNH sem autoescola? Lula autoriza e exige pressa na aprovação das mudanças

Lula está ciente da proposta de mudar a forma de obtenção da CNH. A medida visa suspender a obrigatoriedade de aulas na autoescola

03/08/2025 13h01

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Luiz Inácio Lula da Silva e pessoa segurando a CNH (Fotos: Reproduções / Ricardo Stuckert / Canva)

Lula está ciente da proposta de mudar a forma de obtenção da CNH. A medida visa suspender a obrigatoriedade de aulas na autoescola

Não precisa um grande especialista no assunto para concluir que o processo para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é burocrático e caro. Contudo, uma nova proposta do Governo Federal quer acabar com a obrigatoriedade da autoescola para obtenção do documento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A medida, introduzida em julho, visa suspender a obrigatoriedade de aulas práticas em autoescolas, buscando reduzir o custo na obtenção desse documento em até 80%. Atualmente, o custo médio para tirar a CNH no Brasil varia entre R$ 3 mil e R$ 4 mil.

Assim, a principal ideia do Governo Federal seria de torná-la mais acessível para a população, mantendo ainda as provas teórica e prática, mas com mais flexibilidade na formação. Segundo informações do portal Metrópoles, a proposta enfrenta atualmente uma certa resistência dos ministros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apesar disso, ela conta com o apoio de Lula. Segundo o colunista Igor Gadelha, o presidente teria adorado a proposta. Inclusive, ele teria cobrado celeridade no andamento do projeto. O ministro dos Transportes, Renan Filho, acredita que a mudança pode ajudar a melhorar a popularidade do político.

CNH - Autoescola (Foto: Reprodução)
CNH – Autoescola (Foto: Reprodução)

Vale lembrar que para que essa mudança seja aprovada, ela não precisa passar pelo Congresso Nacional. Segundo o ministro dos Transportes, Renan Filho, basta alterar uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que é vinculado ao ministério que comanda.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Mudanças no processo de formação de condutores

A proposta prevê que, com a suspensão da exigência das aulas em autoescola, os candidatos possam explorar outros métodos alternativos de aprendizagem, como cursos com instrutores autônomos ou plataformas de ensino modernas.

Apesar dos benefícios previstos, a eliminação das aulas obrigatórias não está isenta de riscos. Mas, para mitigar esses riscos, a proposta mantém a obrigatoriedade das provas teórica e prática. As autoescolas podem optar por continuar oferecendo seus serviços.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que diz o Detran?

Por sua vez, em posicionamento oficial, o Detran relata ser importante buscar alternativas que tornem a formação de condutores mais acessível. Isso deve ocorrer de forma que não comprometa a qualidade da aprendizagem dos alunos.

Veja mais notícias sobre a CNH CLICANDO AQUI.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Kelly Araújo é formada em Biologia pelo IFCE. Desde 2014, escreve sobre televisão, bastidores da fama, celebridades e reality shows. Apaixonada por esse universo, acompanha de perto tudo o que movimenta o mundo dos famosos nas redes sociais.Com ampla experiência em produção de conteúdo para o público digital, integra a equipe do TV Foco, contribuindo com matérias que misturam informação, curiosidade e entretenimento.Contato profissional: kelly.araujo@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.