Coca-Cola enfrenta duas viradas decisivas no país com demissão em massa e fechamento de 5 fábricas
A Coca-Cola tomou decisões drásticas que impactam sua operação em um importante mercado internacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A empresa anunciou realizou de centenas de funcionários e o fechamento de cinco fábricas, sinalizando uma reestruturação profunda.
O TV Foco, a partir do seu time de especialistas e das informações do First Online, detalha agora sobre a ação da Coca-Cola na Alemanha.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Decisão da Coca-Cola
A Coca-Cola Europacific Partners (CCEP) anunciou, em outubro de 2024, o fechamento de cinco instalações de produção e logística na Alemanha ao longo de 2025, afetando diretamente 505 funcionários.
As unidades impactadas estão localizadas em:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Nubank revela como aposentados do INSS podem desbloquear recurso e conseguir saque de mais de R$5 mil
● Mar de dívidas e escândalo : Como essa loja de roupa mais amada foi do luxo à falência no Brasil?
● Informe do INSS chega hoje (02/09) com recurso que antecipa a liberação de benefícios à lista de CPFs
- Colônia
- Neumünster
- Berlim-Hohenschönhausen
- Bielefeld
- E por fim, Memmingen
Em Colônia, a produção será encerrada até 31 de março de 2025, afetando cerca de 600 funcionários.
Motivação
A CCEP justificou as medidas como parte de uma estratégia para aumentar a eficiência operacional e adaptar-se às mudanças na logística de bebidas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, a empresa destacou a necessidade de se posicionar de forma mais competitiva em um mercado em constante evolução.
Impacto
Tilmann Rothhammer, diretor de Atendimento ao Cliente e Cadeia de Suprimentos da CCEP, reconheceu o impacto significativo das mudanças nos funcionários afetados e enfatizou o compromisso da empresa em conduzir o processo de forma transparente e socialmente responsável.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, o sindicato NGG criticou a decisão, acusando a empresa de priorizar lucros em detrimento dos empregos locais e de se distanciar da promessa de ser uma marca global produzida localmente.
O que a Coca-Cola fez com a Dolly?
Em 2012, a Coca-Cola processou a fabricante do refrigerante Dolly por campanhas difamatórias, resultando em uma indenização de R$ 1 milhão a seu favor.
Porém, a Dolly havia acusado a Coca de práticas desleais e sonegação fiscal, mas a justiça considerou essas alegações infundadas.
Além disso, a Dolly publicou anúncios sugerindo que a empresa continha folha de coca, o que contribuiu para a condenação.
CONCLUSÃO
Por fim, o fechamento das cinco fábricas da Coca na Alemanha representa uma tentativa da empresa de se adaptar às mudanças do mercado e melhorar sua eficiência operacional.
No entanto, essa decisão levanta preocupações sobre o impacto social e econômico nas comunidades afetadas, destacando o desafio de equilibrar eficiência empresarial com responsabilidade social.
Veja também matéria especial sobre: Baixou as calças: Coca-Cola e a compra de refrigerante brasileiro após não conseguir superar rival.