“Colapso”: Comunicado oficial da ANS confirma o FIM de um dos maiores planos de saúde do Brasil em 2024

ANS confirma fim de um dos maiores planos de saúde do Brasil
O plano de saúde é fundamental na vida de milhares de brasileiros, que contratam o serviço preventivamente, para poder acioná-lo quando for preciso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mesmo com altas mensalidades, inúmeros brasileiros – quando podem – contratam o serviço devido aos recursos da saúde privada.
Fato é que no dia 01 de abril deste ano, milhares de brasileiros foram pegos de surpresa com o anúncio da ANS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque, Agência Nacional de Saúde Suplementar confirmou o fim de um dos maiores planos de saúde do Brasil.
Estamos falando do Unimed-Rio. O convênio encerrou as atividades como plano de saúde.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
De acordo com informações do portal O Globo, todos os usuários dos planos de saúde Unimed-Rio passam a ser atendidos pela Unimed Ferj.
O presidente da ANS, Paulo Rabelo, revelou que repetiria o acordo inédito firmado para evitar a liquidação da cooperativa carioca, em 2016.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A recuperação da Unimed-Rio como operadora não era mais viável e poderia causar um pane em todo o sistema, segundo Paulo Rabello.
Desse modo, a solução mais vantajosa era transferir os usuários dos planos de saúde Unimed-Rio para Unimed Ferj.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A Unimed Ferj vai ficar com todo backoffice da Unimed-Rio para dar atendimento, eles têm estrutura. A Ferj assumiu integralmente a dívida assistencial vencida e a vencer da Unimed-Rio e o compromisso de recomposição dos ativos garantidores”, disse Paulo ao O Globo, que continuou:
“Uma liquidação extrajudicial teria trazido um colapso do sistema do Rio de Janeiro, eu não tenho dúvida disso”, afirmou Paulo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CLIENTES
Mas, os clientes do antigo plano de saúde devem ficar despreocupados. Por meio de comunicado, a ANS ressaltou que “a transferência de carteira não poderá acarretar qualquer prejuízo à assistência dos beneficiários”.
A ANS também ressaltou que a Unimed FERJ deverá manter as condições vigentes dos contratos adquiridos pelo extinto plano.
Além disso, a operadora não pode estabelecer quaisquer carências adicionais nesses contratos e nem alterar os reajuste de mensalidade, segundo o portal do Governo.
Por fim, a Unimed Brasil, que funciona como um guarda-chuva do sistema, informou que daria apoio a essa transferência.
“Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) reforça a informação de que, a partir do dia 1º de abril de 2024, a Unimed do Estado do Rio de Janeiro – Federação Estadual das Cooperativas Médicas (Unimed Ferj) passará a ser responsável pela assistência à saúde de todos os beneficiários da Unimed-Rio Cooperativa de Trabalho Médio do Rio de Janeiro LTDA (Unimed-Rio), que deixará de atuar como operadora de plano de saúde”, disse o comunicado da ANS.

PARA QUE SERVE OS PLANOS DE SAÚDE?
Os planos de saúde geralmente oferecem uma gama abrangente de cobertura para vários tratamentos e procedimentos médicos. Isso inclui consultas de rotina, exames laboratoriais, cirurgias, terapias e internações hospitalares.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Giovana Misson
Formação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é colunista do portal TV Foco desde 2020, com foco em beleza, televisão e celebridades. Com apuração jornalística rigorosa, tem como compromisso informar o público com credibilidade e precisão. Apaixonada por moda e pelo universo das celebridades, acompanha de perto as principais tendências e acontecimentos. Antes disso, atuou como assessora de imprensa e redatora.