Especiais: confira nossas colunas de curiosidades e utilidade https://tvfoco.uai.com.br/colunas/especiais/ O TV Foco desde 2006 leva as melhores notícias da tv para milhares de brasileiros todos os dias. Tudo sobre tv e famosos, novelas, realities. Fri, 13 Oct 2023 18:35:22 +0000 pt-BR hourly 1 https://statics.otvfoco.com.br/2020/01/cropped-favicon-32x32.png Especiais: confira nossas colunas de curiosidades e utilidade https://tvfoco.uai.com.br/colunas/especiais/ 32 32 Serasa: como usar além de consultar o CPF e negociar dívidas https://tvfoco.uai.com.br/serasa-como-usar-alem-de-consultar-o-cpf-e-negociar-dividas/ Mon, 17 Jul 2023 12:16:54 +0000 https://www.otvfoco.com.br/?p=1746053 Embora seu foco principal seja fornecer um vasto banco de dados com informações precisas, consistentes e sempre atualizadas de crédito, a Serasa também desempenha outras funções relevantes e interessantes. O que é o Serasa? Criada em 1968, a Serasa, é uma empresa privada, que tem como objetivo centralizar informações sobre indivíduos devedores no país. Essa […]

The post Serasa: como usar além de consultar o CPF e negociar dívidas appeared first on TV Foco.

]]>

Embora seu foco principal seja fornecer um vasto banco de dados com informações precisas, consistentes e sempre atualizadas de crédito, a Serasa também desempenha outras funções relevantes e interessantes.

O que é o Serasa?

Criada em 1968, a Serasa, é uma empresa privada, que tem como objetivo centralizar informações sobre indivíduos devedores no país. Essa centralização de informações permite que bancos e estabelecimentos comerciais em geral, que concedem crédito, tenham maior cautela na avaliação da idoneidade de seus clientes.

Esse banco de dados permite identificar dívidas vencidas e não pagas, cheques sem fundos, protestos de títulos e outros registros públicos e oficiais.

Como consultar se o CPF está no Serasa?

Para consultar se o seu CPF está registrado no Serasa, você pode seguir os seguintes passos:

1. Acesse o site da Serasa

Como consultar o CPF no Serasa (Foto; Reprodução/site Serasa)

Como consultar o CPF no Serasa (Foto; Reprodução/site Serasa)

2.  Insira o CPF e a senha

Consulta de CPF no Serasa (Foto: Reprodução/site Serasa)

Consulta de CPF no Serasa (Foto: Reprodução/site Serasa)

Como fazer cadastro no Serasa?

Caso não seja seu primeiro acesso, você deve preencher o formulário com as seguintes informações: CPF, nome completo, data de nascimento, e-mail, além de criar uma senha.

Cadastro Serasa (Foto; Reprodução/site Serasa)

Cadastro Serasa (Foto; Reprodução/site Serasa)

Quais são os serviços do Serasa?

A Serasa reúne dados sobre os consumidores brasileiros, pessoas físicas ou jurídicas, e desenvolve serviços para melhorar a vida financeira da população. Diferente do SPC, Serviço Nacional de Proteção ao Crédito, que reúne informações do comércio de todo o país. Sua base de dados são de pessoas que compraram algum bem ou serviço no comércio, e que acabaram se tornando inadimplentes. O foco do SPC é oferecer soluções aos comerciantes.

Veja a seguir os serviços prestados pela Serasa:

Cadastro Positivo

O Cadastro Positivo é como um ‘currículo financeiro’ que gera um histórico de bom pagador do consumidor. Ele fornece às empresas e instituições financeiras uma visão mais completa e precisa de crédito dos consumidores, permitindo uma análise de risco mais precisa na concessão de crédito. Isso pode resultar em benefícios para os consumidores, como condições de crédito mais favoráveis e taxas de juros mais baixas, caso possuam um bom histórico de pagamentos.

Limpa nome e negociação de dívidas

A plataforma Serasa Limpa Nome é um serviço oferecido pela Serasa para ajudar os consumidores a regularizarem suas pendências financeiras e limparem seus nomes. Através dessa plataforma, os consumidores podem ter acesso a negociações de dívidas e condições especiais de pagamento.

Ao acessar a plataforma Serasa Limpa Nome, o consumidor pode verificar quais dívidas estão em seu nome e buscar opções de renegociação diretamente com os credores. Uma vez que o consumidor escolhe uma opção de acordo, ele pode gerar o boleto de pagamento e efetuar a regularização da dívida.

É uma forma de auxiliar os consumidores a retomarem o controle de suas finanças e terem a oportunidade de reconstruir sua reputação financeira.

Existe também os Feirões do Serasa, que são eventos especiais e temporários promovidos pela Serasa em parceria com instituições financeiras, empresas e credores para ajudar os consumidores a renegociarem suas dívidas de forma mais acessível e vantajosa. Esses eventos têm como objetivo oferecer condições especiais de pagamento, descontos e facilidades para que os consumidores possam regularizar suas pendências financeiras e limpar seus nomes.

Acompanhamento de score

O acompanhamento do score de crédito é uma prática importante para os consumidores que desejam monitorar e melhorar sua pontuação de crédito. O score é uma pontuação numérica que reflete a probabilidade de um consumidor pagar suas contas em dia e honrar seus compromissos financeiros.

Consulta de CPF

A Serasa exibe sua pontuação de score de crédito, que varia de 0 a 1000, juntamente com informações adicionais sobre os fatores que influenciam sua pontuação. É possível também visualizar um histórico da evolução do seu score ao longo do tempo, bem como receber dicas e recomendações para melhorar sua pontuação, caso necessário.

É importante fazer o acompanhamento regularmente, para monitorar qualquer mudança na sua pontuação de crédito e identificar possíveis problemas ou oportunidades de melhoria.

Oferta de cartões

O Serasa Crédito é um serviço oferecido pela Serasa que possibilita pesquisar ofertas de cartão de crédito de maneira online e gratuita.

O processo de solicitação de cartão de crédito pelo Serasa eCred é simples e rápido. Aqui está como funciona:

  1. Acesse o Serasa eCred: Visite o site ou baixe o aplicativo Serasa disponível no Google Play e na App Store. Faça login com seu CPF e senha. Se você ainda não possui uma conta, é possível criar uma rapidamente sem custos.
  2. Complete seu perfil: Após fazer o login, atualize seu perfil fornecendo todas as informações solicitadas. Isso ajudará a plataforma a encontrar as melhores opções de crédito adequadas ao seu perfil.
  3. Faça uma simulação: Selecione a opção “Solicitar cartão”. O Serasa eCred pesquisará ofertas de cartões de crédito com base no seu perfil junto às instituições financeiras parceiras.
  4. Confira e compare opções: Analise as opções de cartões de crédito recomendadas para você. A tela exibirá os nomes dos cartões, limites disponíveis, informações sobre anuidade e vantagens. Clique em “Detalhes da oferta” para obter mais informações sobre cada opção.
  5. Escolha e finalize a contratação: Após avaliar as opções disponíveis, selecione o cartão de crédito que considerar mais interessante. Clique em “Solicitar” e finalize a contratação de forma rápida e fácil, em poucos minutos.

A plataforma facilita o acesso às informações e oportunidades, porém a decisão final de concessão de crédito é de responsabilidade dos parceiros financeiros.

Oferta de empréstimos

A Serasa disponibiliza diversas modalidades de empréstimos. Pelo site você pode você fazer uma simulação grátis de empréstimo que atende diferentes necessidades.

  • Empréstimo pessoal: Indicado para quem precisa de um empréstimo rápido, com poucos documentos necessários, possibilitando quitar dívidas ou realizar um sonho.
  • Antecipação do Saque Aniversário FGTS: Para aqueles que precisa de um empréstimo sem comprometer a renda mensal, utilizando o saldo do FGTS.
  • Empréstimo para negativado: É possível obter um empréstimo mesmo com CPF com restrições ou nome sujo. A Serasa permite simular em mais de 30 instituições financeiras ao mesmo tempo.
  • Empréstimo pessoal com garantia: Nessa modalidade, é possível utilizar seu veículo, imóvel ou FGTS como garantia de pagamento, obtendo um limite maior, condições flexíveis e taxas de juros mais baixas.
  • Empréstimo consignado: Destinado a aposentados, pensionistas do INSS e servidores públicos, esse tipo de empréstimo oferece juros baixos, parcelas fixas e facilidade no pagamento.
  • Empréstimo para autônomos: Voltado para aqueles que desejam investir em seus negócios, quitar dívidas ou precisam de uma ajuda extra, especialmente para pessoas que não possuem carteira assinada.
  • Empréstimo para autônomos negativados: Similar ao empréstimo para autônomos, porém destinado àqueles que estão com o nome sujo, oferecendo uma solução financeira mesmo nessas condições.
  • Empréstimo sem comprovação de renda: Essa modalidade possibilita obter um empréstimo mesmo sem a necessidade de comprovar renda regular, atendendo a um público que não possui essa documentação disponível.

Análise de crédito

A análise de crédito é um procedimento adotado pelas instituições financeiras com o objetivo de avaliar o perfil de uma pessoa (CPF) ou empresa (CNPJ) e reduzir o risco de inadimplência. Esse processo permite avaliar o nível de risco envolvido ao conceder crédito a um indivíduo, possibilitando que a empresa tome decisões informadas sobre a liberação de recursos e as condições para isso.

Ao solicitar crédito, o cliente autoriza a empresa a realizar pesquisas sobre seu histórico e comportamento como consumidor. Esse processo de análise de crédito não é prejudicial ao consumidor, pelo contrário, ele funciona como um mecanismo de proteção para ambas as partes envolvidas: o consumidor que busca crédito e a instituição financeira que o fornece.

Essa análise proporciona maior segurança a todos os envolvidos, pois ajuda a evitar que uma pessoa já muito endividada se envolva ainda mais em dívidas. Dependendo do tipo de crédito solicitado, os juros podem ser elevados, o que torna ainda mais desafiador colocar as contas em ordem.

Para as instituições financeiras, a análise de crédito reduz as chances de inadimplência, permitindo uma gestão mais eficaz dos riscos envolvidos na concessão de crédito.

Aqui você encontra notícias exclusivas, entrevistas, prestação de serviço, cidadania e muito mais

Como consultar se o CPF está no Serasa?

Para verificar se seu nome está sujo no Serasa, você pode seguir os seguintes passos:

  1. Acesse o site do Serasa ou utilize o aplicativo Serasa Consumidor, disponível para download no Google Play e na App Store.
  2. Faça seu cadastro ou faça login na sua conta Serasa.
  3. Após o login, vá para a seção ‘Consultar CPF’.
  4. Insira seu CPF e confirme sua identidade seguindo as etapas de verificação.
  5. Após a confirmação, você poderá visualizar o status do seu CPF. Se você estiver com o nome sujo, vai haver alguma restrição ou dívida e será indicado no relatório.
  6. Caso existam pendências, você poderá obter mais informações sobre as dívidas, como o valor e a empresa credora.

Conclusão

A Serasa desempenha um papel fundamental no setor de análise e informações de crédito, fornecendo um vasto banco de dados com informações consistentes, corretas e atualizadas. Sua criação, em parceria com bancos e instituições financeiras, permitiu a centralização de informações sobre devedores no país, contribuindo para uma avaliação mais criteriosa da idoneidade dos clientes por parte das instituições que concedem crédito.

Além disso, a Serasa oferece serviços como consulta de CPF/CNPJ, análise de crédito, scoring, acompanhamento do Cadastro Positivo e o serviço de Antifraude, que auxilia os consumidores na proteção contra fraudes e no monitoramento de sua situação financeira.

Com sua credibilidade e expertise no segmento, a Serasa desempenha um papel importante na tomada de decisões relacionadas a crédito e negócios, beneficiando instituições financeiras, empresas e consumidores. Através de suas soluções, a Serasa busca promover a transparência, a segurança e a confiança nas relações comerciais, contribuindo para um ambiente financeiro mais saudável.

The post Serasa: como usar além de consultar o CPF e negociar dívidas appeared first on TV Foco.

]]>
Calendário de pagamentos do Bolsa Família: prazos atualizados https://tvfoco.uai.com.br/calendario-de-pagamentos-do-bolsa-familia/ Sat, 24 Jun 2023 21:10:01 +0000 https://www.otvfoco.com.br/?p=1731312 O Bolsa Família é um programa social de transferência direta de renda implementado pelo governo brasileiro. Seu principal objetivo é combater a pobreza e a extrema pobreza, garantindo que as famílias em situação de vulnerabilidade tenham condições básicas de sobrevivência e acesso a serviços essenciais. Qual é o calendário de pagamentos do Bolsa Família? É […]

The post Calendário de pagamentos do Bolsa Família: prazos atualizados appeared first on TV Foco.

]]>

O Bolsa Família é um programa social de transferência direta de renda implementado pelo governo brasileiro. Seu principal objetivo é combater a pobreza e a extrema pobreza, garantindo que as famílias em situação de vulnerabilidade tenham condições básicas de sobrevivência e acesso a serviços essenciais.

Qual é o calendário de pagamentos do Bolsa Família?

É possível acompanhar as principais informações sobre o cartão e o saque do benefício por meio do aplicativo do programa, desenvolvido pela Caixa, o Caixa Tem. Esse aplicativo está disponível para download gratuito nas lojas virtuais, como a App Store (para dispositivos iOS) e o Google Play (para dispositivos Android).

Através do aplicativo, os beneficiários têm acesso a funcionalidades como consulta de saldo, calendário de pagamento, extrato de movimentações e outras informações relevantes para a gestão do benefício.

Além do aplicativo, o número 111 é o Canal de Atendimento ao Cidadão da Caixa Econômica Federal, onde também é possível obter informações sobre o cartão e o saque do benefício do Bolsa Família.

Por meio desse canal, os beneficiários podem esclarecer dúvidas, fazer consultas e buscar orientações relacionadas ao programa.

Essas informações também podem ser obtidas de forma direta pela Internet, no site oficial da Caixa Econômica Federal.

Calendários de pagamento do Bolsa Família oficial atualizado

Calendário de pagamento do Bolsa Família em 2023 (Foto: Reprodução/Ministério da Cidadania)

Calendário de pagamento do Bolsa Família em 2023 (Foto: Reprodução/Ministério da Cidadania)

Como receber o Bolsa Família?

Veja algumas maneiras de realizar o saque das parcelas do programa Bolsa Família. Entenda também a diferença entre essas opções e como cada um funciona.

A maioria dos beneficiários, independentemente de possuírem ou não o cartão, opta por utilizar uma das lotéricas presentes em todo o país para realizar o saque do Bolsa Família. Ao utilizar o cartão, basta apresentá-lo durante o atendimento e inserir a senha correspondente.

Por motivos de segurança, quando o saque é realizado sem o cartão, o programa exige que o titular siga algumas etapas adicionais. Primeiramente, é necessário utilizar o aplicativo Caixa Tem, disponível para dispositivos Android e iOS. Após fazer o login com o CPF, é preciso abrir o aplicativo e selecionar a opção “saque sem cartão”. Em seguida, o beneficiário deve gerar um código de saque, que é válido por apenas uma hora. É importante anotar esse código.

No aplicativo, o usuário informa o valor que deseja sacar e digita a sua senha. Ao comparecer à lotérica, o beneficiário deve apresentar o código anotado e o documento de identificação para efetuar o saque do Bolsa Família.

Uma alternativa adicional, embora menos conveniente, é realizar o saque diretamente no guichê de atendimento da Caixa, dispensando o uso do caixa eletrônico. Para efetuar esse tipo de saque, é preciso levar um documento de identificação oficial com foto, juntamente com a documentação que comprove o direito ao benefício do Bolsa Família. Essa opção pode ser útil para aqueles que preferem um atendimento presencial e desejam resolver todas as etapas do saque com a assistência direta de um funcionário da Caixa.

Tem como receber o Bolsa Família depois do dia de pagamento?

As parcelas mensais do Bolsa Família podem ser sacadas dentro de um prazo de 120 dias a partir da data de início indicada pelo calendário de pagamento. Isso significa que as famílias beneficiárias têm até 4 meses para retirar o valor correspondente à parcela mensal do programa, garantindo assim o acesso aos recursos disponibilizados.

É importante que os beneficiários fiquem atentos ao calendário e aos prazos estabelecidos para evitar a perda do benefício.

Quem tem direto ao pagamento do Bolsa Família?

Para ter direito ao Bolsa Família, as famílias devem se enquadrar nos critérios de renda considerados como pobreza ou extrema pobreza.

  • Renda máxima: O Ministério da Cidadania estabelece que a renda mensal máxima per capita deve ser de R$218,00 para que a família seja elegível ao programa.
  • Cadastro Único: Além dos critérios de renda, é necessário que a família esteja registrada no Cadastro Único, que serve como a porta de entrada para os benefícios sociais oferecidos pelo governo federal.

Qual o valor atualizado do Bolsa Família

Em 2023, a tabela de pagamentos do programa Bolsa Família estabelece os seguintes parâmetros:

  • Famílias compostas por até 4 integrantes recebem um valor mínimo de R$ 600;
  • Famílias com mais de 4 integrantes recebem um acréscimo de R$ 142 por cada integrante adicional;
  • Crianças de até 6 anos de idade geram um adicional de R$ 150;
  • Crianças com mais de 7 anos e jovens com menos de 18 anos geram um adicional de R$ 50;
  • Gestantes recebem um adicional de R$ 50.

Esses critérios são utilizados para determinar o valor do benefício a ser disponibilizado às famílias participantes do programa, levando em consideração sua composição e necessidades específicas.

Para o ano de 2024, o governo tem planos de implementar um cálculo adicional no programa Bolsa Família, que seria um valor estimado entre R$20 a R$50 por criança e jovem entre 7 e 18 anos pertencentes a uma família beneficiária.

Além disso, é importante considerar o acréscimo de R$112 referente ao Auxílio-Gás, destinado a quase 6 milhões de famílias. Com essas adições, é possível que o novo valor total do Bolsa Família ultrapasse a marca de R$1.000.

Aqui você encontra notícias exclusivas, entrevistas, prestação de serviço, cidadania e muito mais 

Conclusão

O programa Bolsa Família busca garantir as famílias o direito à alimentação e o acesso à saúde e​ à educação​.

Em 2023, o programa Bolsa Família continua sendo uma importante iniciativa do governo para auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade. As parcelas do benefício são calculadas de acordo com critérios específicos, como o número de integrantes na família e a presença de crianças, jovens e gestantes.

O programa disponibiliza um canal de atendimento telefônico e um aplicativo para fornecer informações e facilitar o acesso ao benefício. O governo também está planejando implementar um cálculo adicional para crianças e jovens de 7 a 18 anos, além do Auxílio-Gás, visando aumentar o valor total do benefício.

O Bolsa Família continua desempenhando um papel fundamental ao garantir o acesso às necessidades básicas para as famílias em vulnerabilidade. Buscando alcançar aqueles que mais precisam, contribuindo para a melhoria das condições de vida, o desenvolvimento humano e a inclusão social.

The post Calendário de pagamentos do Bolsa Família: prazos atualizados appeared first on TV Foco.

]]>
Pedro Bial: biografia, programas, vida pessoal e informações https://tvfoco.uai.com.br/pedro-bial/ Sat, 24 Jun 2023 01:28:56 +0000 https://www.otvfoco.com.br/?p=1730480 Pedro Bial é um renomado comunicador brasileiro, cuja versatilidade abrange diversas áreas como televisão, jornalismo, atuação, escrita, cinema e poesia. Pedro Bial: um ícone da TV brasileira Sua atuação predominante se dá no âmbito televisivo, onde é reconhecido por sua participação nos programas Fantástico, Big Brother Brasil e Na Moral. Atualmente, ele é o apresentador […]

The post Pedro Bial: biografia, programas, vida pessoal e informações appeared first on TV Foco.

]]>

Pedro Bial é um renomado comunicador brasileiro, cuja versatilidade abrange diversas áreas como televisão, jornalismo, atuação, escrita, cinema e poesia.

Pedro Bial: um ícone da TV brasileira

Sua atuação predominante se dá no âmbito televisivo, onde é reconhecido por sua participação nos programas Fantástico, Big Brother Brasil e Na Moral. Atualmente, ele é o apresentador do talk-show Conversa com Bial e da versão renovada do programa Linha Direta.

Biografia de Pedro Bial

Pedro Bial nasceu no Rio de Janeiro. Estudou no Colégio Santo Inácio e se formou em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Em 1981, entrou na Globo, no Jornal Hoje, através de um curso de telejornalismo.

Nascimento

O renomado jornalista Pedro Bial nasceu no dia 29 de março de 1958.

Filiação

É filho de Suzane Bial e Pedro Hans Israel Bial, e tem dois irmãos: o treinador de basquete Alberto e a psicoterapeuta Irene.

Formação

É graduado em jornalismo pela PUC-Rio. Após concluir sua graduação, aos 23 anos de idade, entrou para um curso de telejornalismo oferecido pela Rede Globo. Essa foi uma oportunidade fundamental para o desenvolvimento de suas habilidades e para adquirir experiência no universo da televisão, em uma das maiores emissoras do país.

Casamentos

Pedro Bial é casado com a jornalista e consultora de moda Maria Prata desde 2015.

O apresentador já foi casado com a jornalista Renée Castelo Branco, com quem teve uma filha chamada Ana, nascida em 1987. Posteriormente, ficou casado por dois anos com a atriz Giulia Gam, com quem teve um filho chamado Theo, nascido em 1998.

Em seguida, Pedro Bial se casou com a renomada atriz Fernanda Torres. Tempo depois, se casou novamente com a produtora Isabel Diegues, com quem teve um filho chamado José Pedro, nascido em 2002.

Aos 59 anos, o jornalista se tornou pai novamente. Desta vez, com Maria Prata. Dois anos depois, nasceu a segunda filha do casal.

Filhos de Pedro Bial

O apresentador e jornalista Pedro Bial tem 5 filhos, sendo três meninas e dois meninos: Ana, Theo, José, Laura e Dora.

Pedro Bial com a esposa grávida e filhos (Foto: Reprodução)

Pedro Bial com a esposa grávida e filhos (Foto: Reprodução)

 

Pedro Bial com a esposa e filhas caçulas (Foto: Reprodução/Globo)

Pedro Bial com a esposa e filhas caçulas (Foto: Reprodução/Globo)

Do início de carreira até se tornar a cara do reality brasileiro

Ao longo de sua carreira na televisão, desempenhou papéis diversos em programas icônicos da Rede Globo. Por 5 anos, ele fez parte da equipe do Jornal Hoje. Em paralelo, também fez parte do programa Globo Repórter, trazendo ao público matérias investigativas e reportagens especiais.

Pedro Bial se consolidou como uma figura marcante ao integrar a equipe do Fantástico, um dos programas de maior destaque da televisão brasileira, onde também se tornou apresentador. Nesse período, ele participou ativamente da cobertura de eventos importantes, realizou entrevistas com personalidades e trouxe ao público matérias abrangentes sobre os mais variados temas.

Em 2002, deu início a sua trajetória no comando da casa mais vigiada do Brasil, o BBB, onde ficou por 14 anos.

  • 1983–88  – Jornal Hoje – Correspondente
  • 1987–88  – Globo Repórter – Correspondente
  • 1989–95  – Fantástico – Correspondente
  • 1996–07  – Fantástico – Apresentador
  • 2002–16 – Big Brother Brasil

Prêmios e reconhecimentos

Em 2012, recebeu um prêmio pelo seu trabalho como roteirista. O reconhecimento veio na categoria de Melhor Roteiro, pelo filme “Jorge Mautner: O Filho do Holocausto”.

O filme aborda a vida e a trajetória do cantor, compositor e poeta brasileiro Jorge Mautner, explorando sua história familiar marcada pelo Holocausto e sua influência na música popular brasileira.

Relembre os programas com o Pedro Bial

Pedro Bial é um renomado apresentador de televisão que participou e conduziu diversos programas ao longo de sua carreira. Ele passou pelo Jornal Nacional, Fantástico e apresentou programas como Na Moral e Conversa com Bial. Além disso, ele também teve participações em programas especiais, como o Especial Chitãozinho & Xororó – 50 Anos de História. Em 2022, estreou no comando da nova versão do programa Linha Direta.

Big Brother Brasil

Pedro Bial esteve à frente do maio reality da TV Brasileira, o Big Brother Brasil, por 16 temporadas.

Marcou a história do programa com seus famosos e elaborados discursos, um tanto peculiar e até filosófico. Suas palavras provocavam uma profunda reflexão no público, exigindo total atenção para captar suas referências, uma vez que ele mantinha em sigilo a identidade do eliminado da casa até o último instante antes da eliminação.

Após a edição do reality de 2016, Bial deixou o comando do programa para ocupar o horário do Programa do Jô na grade de programação da Globo com o talk-show Conversa com Bial.

Conversa com Bial

É um takl-show, exibido desde 2 de maio de 2017, nas madrugadas de segunda a sexta, após o Jornal da Globo. Nele, Bial debate temas da atualidade, trazendo diferentes convidados e pontos de vista.

O primeiro episódio do programa, contou com a participação da ministra Cármen Lúcia, que na época ocupava o cargo de presidente do Supremo Tribunal Federal.

Em 2018, foi apresentada uma edição exclusiva contendo graves acusações contra João de Deus. Após a exibição do programa, o Ministério Público e polícia receberam mais de 500 denúncias contra o médium.

Jornal Hoje

Jornal Hoje foi o programa de estreia de Pedro Bial na Globo, onde ficou por cinco anos como repórter e entrevistador.

Na Moral

O programa Na Moral foi um talk show semanal noturno exibido pela Globo, com a apresentação de Pedro Bial. Sua exibição ocorreu ao longo de três temporadas, compreendendo os anos de 2012 a 2014. Geralmente, as temporadas eram transmitidas entre os meses de julho e agosto.

A primeira temporada contou com 9 episódios e foi ao ar entre 5 de julho e 30 de agosto de 2012. Já a segunda temporada foi mais extensa, com 13 episódios exibidos entre 4 de julho e 26 de setembro de 2013. Por fim, a terceira e última temporada foi composta por 7 episódios, transmitidos entre 3 de julho e 14 de agosto de 2014.

É importante destacar que o nome do programa gerou uma acusação de plágio contra a Globo. Um apresentador do Paraná alegou que já apresentava um programa com o mesmo título desde 2003, levando a uma controvérsia sobre a originalidade do nome utilizado pela emissora.

Linha Direta

O programa retorna em uma versão atualizada, após 16 anos desde sua última exibição. Voltado para o conteúdo investigativo de crimes que tiveram impacto significativo no país nos últimos anos, compartilhando laudos periciais, registros de câmeras de segurança e análises de aparelhos celulares, tudo visando fornecer uma perspectiva mais abrangente e aprofundada dos casos ocorridos.

Fique por dentro das notícias de todos seus artistas favoritos

Curiosidades da vida de Pedro Bial que você desconhecia

Pedro Bial se considera agnóstico, que não acredita na existência de Deus ou de qualquer outra divindade, porém não nega a possibilidade de sua existência.

É torcedor  do Fluminense.

Em 1994, perdeu parte da audição enquanto cobria a Guerra Civil Iugoslava.

Cobriu eventos importantes, como a Guerra do Golfo e a queda do Muro de Berlim.

Em 2003, traduziu e interpretou “Filtro Solar”, de Mary Schmich, que foi um grande sucesso.

Dublou a Irmã Feia no filme Shrek 2.

Tudo sobre a TV Brasileira

Desde 2006, o TV Foco traz as melhores notícias da TV para milhares de brasileiros todos os dias. Fique por dentro de tudo sobre TV, famosos, novelas, realities e seus programas favoritos.

Com uma equipe dedicada e atualizada, o TV Foco oferece aos seus leitores as últimas notícias sobre o que está acontecendo no Brasil, trazendo informações que são importantes para a vida dos cidadãos.

 

The post Pedro Bial: biografia, programas, vida pessoal e informações appeared first on TV Foco.

]]>
Cauã Reymond: biografia, obras, notícias e mais https://tvfoco.uai.com.br/caua-reymond/ Sun, 18 Jun 2023 13:56:25 +0000 https://www.otvfoco.com.br/?p=1723816 Cauã Reymond deixou sua marca nas passarelas internacionais e hoje se destaca como um dos principais atores da nova geração brasileira. Com uma trajetória de 18 anos, ele acumulou mais de 30 personagens. Seu impressionante currículo inclui 16 filmes, 11 novelas e participações em vários seriados. Cauã Reymond: um ícone da TV brasileira Biografia do […]

The post Cauã Reymond: biografia, obras, notícias e mais appeared first on TV Foco.

]]>

Cauã Reymond deixou sua marca nas passarelas internacionais e hoje se destaca como um dos principais atores da nova geração brasileira. Com uma trajetória de 18 anos, ele acumulou mais de 30 personagens. Seu impressionante currículo inclui 16 filmes, 11 novelas e participações em vários seriados.

Cauã Reymond: um ícone da TV brasileira

Biografia do Cauã Reymond

Descendente de portugueses, suíços e indígenas, é filho de Denise Reymond e José Marques e irmão de Pável Reymond e Lara Rodi. Nasceu no Rio de Janeiro, em 1980.

Idade

Cauã é de touro, nascido no dia no dia 20 de maio e tem 43 anos.

Formação

Estudou interpretação em Nova York, no Actor’s Studio com Susan Batson, coach de atores hollywoodianos, Tom Cruise e Nicole Kidman.

De volta ao Brasil, passou no vestibular para Psicologia na PUC Rio, no entanto, tomou a decisão de desistir do curso para se dedicar inteiramente à atuação.

Com que é casado

Entre os anos de 2000 e 2005, morou com a também atriz Alinne Moraes.

Dois anos depois, começou a namorar a atriz Grazi Massafera. Em 2012, nasceu Sofia, a primeira filha do casal. No ano seguinte, após 6 anos de união estável, o casal se separou.

Em 2016, começou a namorou com a modelo Mariana Golfarb, e após algumas idas e vindas, e três anos de namoro, se casou em segredo, em uma cerimônia reservada, para poucos amigos e familiares.

No dia 19 de abril de 2023, Mariana Golfarb usou suas redes sociais para anunciar o fim de seu casamento com o ator. “Ciclos se iniciam e se encerram”, postou ela.

Cauã Reymond com a filha Sofia, Mariana Goldfarb e Grazi Massafera (Foto: Reprodução/Instagram)

Cauã Reymond com a filha Sofia, Mariana Goldfarb e Grazi Massafera (Foto: Reprodução/Instagram)

Filhos

O ator é pai de Sofia Massafera Marques, nascida no dia 23 de maio de 2012, é fruto de seu relacionamento com Grazi Massafera.

Sofia e o pai Cauã Reymond (Foto: Reprodução/Instagram)

Sofia e o pai Cauã Reymond (Foto: Reprodução/Instagram)

Do início de carreira até consagração nas novelas

Cauã Reymond deu seus primeiros passos na televisão em 2002, quando foi escalado para o seriado adolescente Malhação, onde interpretou o personagem Mau-mau, um jovem vaidoso e apaixonado. Sua performance foi tão marcante que ele permaneceu no programa por duas temporadas consecutivas.

Em 2004, devido ao seu bom desempenho, embarcou em um novo desafio ao participar da novela Da Cor do Pecado, e foi nesse papel que ele se destacou, interpretando o lutador cômico e carismático Thor Sardinha. Posteriormente, recebeu um convite do renomado autor Walter Negrão para atuar na novela Como uma Onda, onde deu vida a Floriano, um jovem pescador. Sua atuação mais uma vez conquistou o público, consolidando ainda mais sua posição como um talentoso ator e galã da televisão brasileira.

Prêmios e reconhecimentos

  • Prêmio Melhores do Ano em 2008
  • Prêmio Extra de TV em 2008
  • Troféu Internet em 2009
  • Troféu Imprensa em 2009
  • Prêmio Contigo! de TV nos anos de 2009, 2011, 2014 e 2017

Personagens icônicos interpretados por Cauã Reymond

Mau-mau – Malhação (2002)

Cauã Reymond viveu Mau-mau em 2002, em Malhação, um adolescente vaidoso e apaixonado, cheio de energia e carisma. Mau-mau era conhecido por seu estilo irreverente e suas roupas coloridas e despojadas.

No enredo, formava uma dupla inseparável com Cabeção, interpretado por Sérgio Hondjakoff. Juntos, eles viviam diversas aventuras e situações engraçadas. A amizade dos dois personagens era uma das principais características da temporada, e eles se tornaram queridos pelo público.

Além de suas histórias na trama, Mau-mau também ficou conhecido por ter adquirido o famoso Ogromóvel, um Chevette dos anos 1980, que se tornou um ícone da série e continuou presente mesmo após a saída dos personagens.

Cauã Reymond como Mau-mau em Malhação, 2002 (Foto: João Miguel Júnior/Globo)

Cauã Reymond como Mau-mau em Malhação, 2002 (Foto: João Miguel Júnior/Globo)

Thor Sardinha – Da Cor do Pecado (2004)

Thor Sardinha, interpretado por Cauã Reymond na novela Da Cor do Pecado, foi um personagem cômico e carismático que conquistou o público com sua personalidade peculiar, além de uma aparência marcante com seus cabelos loiros e despenteados.

Era o principal campeão de luta da família Sardinha. Conhecido como o mais forte entre os irmãos e era admirado por seu irmão mais novo, Dionísio (Pedro Neschling).

Apesar de sua força física, Thor tinha um medo peculiar: Mamuska (Rosi Campos), a matriarca da família, que constantemente o repreendia e dava broncas. Essa relação de medo e respeito com Mamuska era uma das características marcantes do personagem.

Família Sardinha em Da Cor do Pecado (Foto: Reprodução/Globo)

Família Sardinha em Da Cor do Pecado (Foto: Reprodução/Globo)

Matheus – Belíssima (2005)

Mateus, interpretado por Cauã Reymond na novela Belíssima, é o filho de Cemil, interpretado por Leopoldo Pacheco. Ele vê em seu tio Narciso (Vladimir Brichta) um modelo a ser seguido e, por isso, vive cercado por mulheres. Para ganhar dinheiro extra sem o conhecimento de seu pai, utiliza sua beleza para se relacionar com mulheres mais velhas, incluindo Ornella, vivida por Vera Holtz. Mas mesmo assim, não desiste de conquistar sua prima Giovana, interpretada por Paola Oliveira.

Cauã Reymond e Vera Holtz em Belíssima, 2005 (Foto: Zé Paulo Cardeal/Globo)

Cauã Reymond e Vera Holtz em Belíssima, 2005 (Foto: Zé Paulo Cardeal/Globo)

Halley – A Favorita (2008)

Halley, interpretado por Cauã Reymond em A Favorita, é um jovem atraente, sedutor e mulherengo. Ele é conhecido por seu estilo de vida despreocupado e aproveita ao máximo as oportunidades que surgem. Surgem rumores de que ele pode ser filho da cafetina Cilene, vivida por Elizangela, com Silveirinha, interpretado por Ary Fontoura. Apesar de ter sido criado em um ambiente conservador, Halley não internalizou esses valores e está determinado a enriquecer a qualquer custo. Durante a trama, se envolve com Lara, interpretada por Mariana Ximenes.

Lara e Halley em A Favorita (Foto: Reprodução/Globo)

Lara e Halley em A Favorita (Foto: Reprodução/Globo)

Jesuíno – Cordel Encantado (2011)

Jesuíno, interpretado por Cauã Reymond em Cordel Encantado, é um jovem de aparência imponente e atraente, cujo coração é cativado desde a infância por Açucena (Bianca Bin). Ele ocupa uma posição importante como afilhado e braço direito do Coronel Januário Cabral, o mais influente fazendeiro da região. Jesuíno é reconhecido por sua nobreza de caráter e um profundo senso de justiça, que guia todas as suas ações. Ele vive ao lado de sua mãe, Siá Benvinda, e nunca teve contato com seu pai, acreditando que ele tenha falecido há duas décadas. No entanto, Jesuíno é, na verdade, filho do temido capitão Herculano (Domingos Montagner), um cangaceiro respeitado no sertão, que irá ressurgir e exigir que ele assuma seu legado como o líder supremo do cangaço.

Jesuíno (Cauã Reymond) e Açucena (Bianca Bin) de Cordel Encantado (Foto: Divulgação/Globo)

Jesuíno (Cauã Reymond) e Açucena (Bianca Bin) de Cordel Encantado (Foto: Divulgação/Globo)

Jorginho – Avenida Brasil (2012)

Jorginho, interpretado por Cauã Reymond em Avenida Brasil, teve uma infância difícil, abandonado por seus pais, Carminha (Adriana Esteves) e Max (Marcello Novaes), no lixão. Foi lá que ele se apaixonou por Rita / Nina (Débora Falabella). Eventualmente, ele é levado do lixão pela própria mãe quando ela se casa com Tufão (Murilo Benício), mas demora a descobrir a verdadeira identidade de seus pais e que é irmão mais velho de Ágata (Ana Karolina). Assim como seu pai adotivo, Jorginho se dedica ao futebol e joga pelo Divino Futebol Clube.

Nina e Jorginho em Avenida Brasil (Foto: Reprodução/Globo)

Nina e Jorginho em Avenida Brasil (Foto: Reprodução/Globo)

Clara – Your Armies (2016)

Cauã Reymond assume o papel de Clara, uma transexual de cabelos longos e loiros, no novo clipe da cantora carioca Barbara Ohana, intitulado “Your Armies“. O renomado ator é a estrela do vídeo musical, no qual compartilha cenas com Julio Machado, conhecido por seu papel como o jagunço Clemente na primeira fase da novela da Globo, Velho Chico.

Leandro – Amores Roubados (2014)

Leandro, interpretado por Cauã Reymond em Amores Roubados, é fruto de uma relação entre Carolina (Cassia Kis), uma prostituta, e um pai desconhecido. Ele passou muitos anos em São Paulo ao lado de sua mãe, mas retornou à cidade natal, Sertão, quando ela foi presa. Atualmente, Leandro trabalha como sommelier na vinícola Viera Braga, sob a direção de Jaime (Murilo Benício). No entanto, ele também se dedica a conquistar mulheres, mesmo as que são casadas, o que causa preocupação em seu melhor amigo, Fortunato (Antônio Fabio). Ao longo da minissérie, Leandro envolve-se simultaneamente com Isabel (Patrícia Pillar), Celeste (Dira Paes) e Antônia (Isis Valverde). Esses relacionamentos resultam em uma trágica reviravolta, pois ele é assassinado por seu chefe, Jaime, e seus capangas João (Irandhir Santos) e Bigode de Arame (César Ferrario), devido ao romance com Isabel, esposa de Jaime. Infelizmente, Leandro morre sem saber que Antônia estava grávida dele.

Cauã Reymond e Isis Valverde em cena de Amores Roubados (Foto: Reprodução/TV Globo)

Cauã Reymond e Isis Valverde em cena de Amores Roubados (Foto: Reprodução/TV Globo)

Omar e Yaqub – Dois Irmãos (2017)

Omar e Yaqub, interpretados por Cauã Reymond na série Dois Irmãos, são dois irmãos gêmeos idênticos, com com personalidades conflitantes.

Omar é conhecido por sua falta de disciplina e por ser impulsivo, além de ser mimado por sua mãe. Durante sua infância, ele causou um incidente grave ao ferir o rosto de seu irmão com um caco de vidro, o que resultou em uma relação abalada entre eles. À medida que crescia, sua conduta problemática continuou, levando-o a agredir um professor na escola e cometer o terrível ato de estupro contra a empregada da casa.

Yaqub, enfrentou uma experiência traumática quando foi agredido por seu irmão, resultando em uma marca permanente em seu rosto. Incapaz de suportar o favoritismo excessivo que sua mãe demonstrava pelo irmão mais novo, ele decide deixar sua cidade natal e se muda para São Paulo. Lá, ele se dedica aos estudos e se forma em engenharia. Ao longo de sua jornada, ele conhece e se casa com Lívia (Bárbara Evans), uma mulher que passa a compartilhar sua vida.

Cauã Reymond como Omar e Yaqub na série Dois Irmãos (Foto: Memória Globo)

Cauã Reymond como Omar e Yaqub na série Dois Irmãos (Foto: Memória Globo)

Christian e Christofer (Renato) – Um lugar ao Sol (2021)

Christian foi separado do irmão gêmeo Christofer prestes a completar 1 ano de idade e criado em um abrigo, em Goiânia, até os 18 anos. Estudioso, sempre sonhou com uma vida melhor. Quando completou a maioridade, começou uma busca pelo irmão e se apaixonou por Lara. Quando seus caminhos se cruzam, Renato morre e Christian toma o lugar do irmão.

Christofer, o irmão gêmeo de Christian, teve uma infância completamente diferente. Adotado por uma família rica no Rio de Janeiro, cresceu sendo excessivamente mimado por sua mãe adotiva, Elenice (Ana Beatriz Nogueira), que mudou seu nome para Renato. Sua personalidade é marcada por ser irresponsável e agir sem pensar nas consequências de seus atos. No entanto, sua vida muda drasticamente quando ele descobre sua verdadeira origem e fica revoltado com a situação. Renato está em um relacionamento com Barbara (Alinne Moraes), o que também influencia suas escolhas e atitudes ao longo da história.

Renato e Cristian, vividos por Cauã Reymond em Um Lugar ao Sol (Foto: Reprodução)

Renato e Cristian, vividos por Cauã Reymond em Um Lugar ao Sol (Foto: Reprodução)

Fique por dentro de tudo o que acontece nas novelas

Curiosidades sobre a vida pessoal do Cauã Reymond

Cauã revelou que foi um estudante bastante indisciplinado e frequentemente convidado a se retirar de várias escolas que frequentou. No entanto, sua vida tomou um rumo diferente quando se envolveu com esportes, e ele passou a adotar uma postura mais disciplinada. Antes de ingressar na televisão, iria fazer Psicologia na PUC do Rio de Janeiro.

O legado de Cauã Reymond na TV Brasileira

Cauã Reymond mostrou sua versatilidade como ator e sua presença carismática conquistaram o público, tornando-o um dos artistas mais queridos e admirados do país. Sua participação em novelas, minisséries e séries trouxe temas relevantes para o público, abordando questões sociais, emocionais e culturais de forma sensível e impactante.

Como está o Cauã Reymond hoje?

Conheça mais detalhes sobre a vida e carreira do ator

Cauã Reymond (@cauareymond) | cauareymond.com.br

Fique por dentro das notícias de todos seus artistas favoritos

Conclusão

Ao longo de sua trajetória de mais 18 anos de carreira, Cauã Reymond demonstrou sua versatilidade como ator ao dar vida a mais de 30 personagens em diferentes projetos. Ele acumula um impressionante número de 16 participações em longas-metragens, além de ter atuado em diversas séries de televisão.

The post Cauã Reymond: biografia, obras, notícias e mais appeared first on TV Foco.

]]>
10 novelas antigas que marcaram gerações https://tvfoco.uai.com.br/novelas-antigas/ Sun, 04 Jun 2023 13:38:35 +0000 https://www.otvfoco.com.br/?p=1718167 As novelas antigas que marcaram gerações são verdadeiros tesouros da televisão brasileira. Com histórias envolventes, personagens memoráveis e tramas emocionantes, essas produções conquistaram o coração do público. Algumas novelas se tornaram verdadeiros fenômenos, atravessando décadas e são lembradas até hoje. Separamos 10 novelas clássicas que se destacaram. Rock Santeiro (1975-1985) Na cidade de Asa Branca, […]

The post 10 novelas antigas que marcaram gerações appeared first on TV Foco.

]]>

As novelas antigas que marcaram gerações são verdadeiros tesouros da televisão brasileira. Com histórias envolventes, personagens memoráveis e tramas emocionantes, essas produções conquistaram o coração do público. Algumas novelas se tornaram verdadeiros fenômenos, atravessando décadas e são lembradas até hoje. Separamos 10 novelas clássicas que se destacaram.

Rock Santeiro (1975-1985)

Lima Duarte, Regina Duarte e José Wilker em Roque Santeiro (Foto; Reprodução/TV Globo)

Sinhozinho Malta (Lima Duarte), Viúva Porcina (Regina Duarte) e Roque (Jose Wilker) em Roque Santeiro (Foto: TV Globo)

Na cidade de Asa Branca, os habitantes têm suas vidas entrelaçadas em torno dos supostos milagres de Roque Santeiro, um habilidoso artesão de santos de barro. Segundo a lenda, Roque teria sido martirizado ao proteger a cidade do temido bandido Navalhada. Porém, a surpresa se instala quando o suposto santo ressurge após 17 anos, vivo e em carne e osso, ameaçando a autoridade e a riqueza das poderosas figuras locais. A fogosa Porcina (Regina Duarte) difundiu a falsa história de que havia se casado com o santeiro Roque, o que a tornou uma figura emblemática na cidade. No entanto, ao conhecer Roque pessoalmente, ela se apaixona verdadeiramente por ele, formando um intenso triângulo amoroso com Sinhozinho (Lima Duarte) e o próprio santeiro.

Sobre a novela

  • Começou a ser produzida em 1975, mas foi proibida e não chegou a ser exibida por determinação da censura no Brasil durante a ditadura militar
  • Escrita por Aguinaldo Silva e Dias Gomes
  • Foi exibida pela Globo de junho de 1985 a fevereiro de 1986
  • Com 209 capítulos
  • Ocupou o horário das 20h, sendo a 34ª ‘novela das oito’ produzida pela emissora
  • Com uma média de 74 pontos
  • Substituiu a novela Corpo a Corpo
  • Foi substituída pela novela Selva de Pedra
  • Marcou gerações com sua trama envolvente e personagens inesquecíveis
  • Disponível, atualmente, no Globoplay

Principais personagens

  • Roque Santeiro, interpretado por José Wilker, é o grande mito de Asa Branca. Filho do beato Salu e ex-namorado de Mocinha, ele ganhou fama devido à sua habilidade em esculpir santos. Sua lenda começou quando a cidade foi invadida por bandidos e ele corajosamente defendeu o ostensório da igreja. Acredita-se que tenha sido morto e seu corpo jogado no rio. No entanto, a verdade por trás do mito é diferente do que se conta.

 

  • Viúva Porcina, interpretada por Regina Duarte, conquistou prestígio em Asa Branca ao espalhar a história de que foi casada com Roque Santeiro. Segundo a versão, eles teriam se apaixonado e se casado pouco antes da morte dele. Na cidade, Porcina encontrou apoio em Sinhozinho Malta, com quem mantém um caso amoroso, e desempenha um papel fundamental na manutenção de sua mentira. Ela faz questão de exibir sua riqueza e poder, com muito mau gosto.

 

  • Sinhozinho Malta, interpretado por Lima Duarte, é um fazendeiro e líder político de Asa Branca. Ele é conhecido por sua grande influência na cidade, perdendo apenas para a Viúva Porcina. Sinhozinho Malta nutre um amor apaixonado por Porcina e deseja se casar com ela não apenas por amor, mas também para fortalecer sua influência política. Sua vida gira em torno de mulheres e dinheiro. Ele tem como objetivo a construção de um aeroporto na cidade, o que lhe trará grandes lucros.

 

  • Padre Albano, interpretado por Cláudio Cavalcanti, é um personagem progressista e representante da nova igreja na região. Diferente do típico padre do interior, ele anda de lambreta, não usa batina e está envolvido em diversos movimentos comunitários. Sua abordagem mais moderna e engajada o coloca em conflito com o padre Hipólito, interpretado por Paulo Gracindo. Padre Hipólito é paternal, por vezes brigão e não tem papas na língua.

 

  • Seu Flô é o prefeito de Asa Branca, interpretado por Ary Fontoura. Ele é casado com Pombinha, interpretada por Eloísa Mafalda, e pai de Mocinha, interpretada por Lucinha Lins. Seu Flô é caracterizado como um homem fraco e pusilânime, completamente dominado pela Viúva Porcina e Sinhozinho Malta, que o elegeram para o cargo de prefeito. Sua falta de autoridade e influência política o torna subserviente aos interesses dos outros personagens poderosos da trama.

 

  • Mocinha, interpretada por Lucinha Lins, é uma personagem que teve um relacionamento amoroso com Roque. Ela sofreu bastante ao descobrir o suposto casamento entre Roque e Porcina, o que a levou a fazer um voto de castidade e jurar que nunca mais se casaria.

Anjo Mau (1976)

Elenco de Anjo do Mau exibida na década de 70 (Foto: Reprodução/Globo)

Parte do elenco de Anjo do Mau exibida na década de 70 (Foto: Reprodução/Globo)

Nice, uma jovem pobre com aparência angelical, trabalha como babá na mansão dos Medeiros. Ela se apaixona por Rodrigo, irmão de sua patroa, e usa de artimanhas para conquistá-lo e se tornar dona da mansão. Rodrigo descobre uma traição e se aproxima de Nice, desafiando a sociedade. No entanto, Nice enfrenta obstáculos, incluindo a paixão de Rodrigo por Léa e segredos sombrios em sua própria família adotiva.

Sobre a novela

  • Produzida pela Globo, teve sua exibição original de 2 de fevereiro a 24 de agosto de 1976
  • Com 173 capítulos
  • Ocupou o horário das 19h e substituiu a novela Bravo!, sendo substituída posteriormente por Estúpido Cupido
  • Escrita por Cassiano Gabus Mendes e foi uma das últimas novelas a serem produzidas em preto e branco
  • Em 1981, foi reprisada no programa feminino TV Mulher, exibido pela Globo, no horário das 10 horas da manhã
  • A novela foi disponibilizada na íntegra no Globoplay em 24 de outubro de 2022, tornando-se a primeira produção em preto e branco a ser resgatada pela plataforma de streaming

Principais personagens

  • Nice, interpretada por Suzana Vieira, é uma mulher ambiciosa que, criada pela família de Augusto (José Lewgoy), está determinada a mudar de vida. Ela vê a oportunidade de trabalhar em uma casa rica como um trampolim para alcançar seus objetivos. Esperta e manipuladora, Nice consegue facilmente envolver as pessoas ao seu redor, exceto por Alzira (Vanda Lacerda), sua mãe adotiva, que sempre desconfia de suas intenções. Ao longo da trama, Nice se apaixona por Rodrigo (José Wilker), o irmão de sua patroa, e utiliza artimanhas para conquistá-lo e se tornar a dona da mansão.

 

  • Rodrigo, interpretado por José Wilker, é um jovem que tenta ajudar seu pai nos negócios, mas luta para conquistar sua total confiança. Preocupado com seu casamento iminente com Paula (Vera Gimenez), Rodrigo demora a perceber as mudanças que ocorrem na casa, especialmente no comportamento de sua noiva, que está envolvida com seu irmão, Ricardo. Durante essa jornada, ele acaba se envolvendo com Nice (Susana Vieira).

 

  • Ricardo, interpretado por Luís Gustavo, é o irmão de Rodrigo (José Wilker) e Stela (Pepita Rodrigues). Ele não é fã de trabalho e está constantemente em conflito com o pai devido a questões financeiras. Ricardo é um entusiasta de esportes e frequentemente escapa do escritório para jogar tênis e ir à praia. Ele adora boates e clubes, mas sua vida toma um rumo complicado quando se apaixona por Paula (Vera Gimenez), a noiva de seu próprio irmão.

Vale Tudo (1988)

Gloria Pires, Beatriz Segall e Regina Duarte em Vale Tudo (Foto: Globo/Divulgação)

Gloria Pires, Beatriz Segall e Regina Duarte em Vale Tudo (Foto: Globo/Divulgação)

Raquel Accioli é uma mulher honesta e batalhadora, ao contrário de sua filha Maria de Fátima, que é ambiciosa e desonesta, e foge com o dinheiro da família para o Rio de Janeiro. Lá, Maria de Fátima se envolve com pessoas corruptas e tenta seduzir um milionário. Enquanto isso, Raquel trabalha duro vendendo sanduíches na praia para sobreviver. Maria de Fátima acaba fazendo um acordo com a poderosa empresária Odete Roitman para separar Raquel de seu amor, Ivan. Raquel rompe com Ivan, acusando-o de desonestidade, e ele acaba se casando com a filha de Odete, Heleninha. Maria de Fátima espera herdar a fortuna de Afonso Roitman, mas sua vida dá uma reviravolta quando Odete descobre suas traições. Desamparada, Maria de Fátima procura a ajuda de Raquel, mas ela se recusa a ajudar a filha após tantas decepções.

Sobre a novela

  • É uma novela produzida pela Globo
  • Foi exibida originalmente de 16 de maio de 1988 a 6 de janeiro de 1989
  • A novela teve um total de 204 capítulos
  • Substituiu a novela Mandala e foi substituída por O Salvador da Pátria
  • Foi a 39ª “novela das oito” produzida pela emissora
  • A trama foi escrita por Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères
  • A direção ficou a cargo de Dennis Carvalho, que também foi o diretor geral, e Ricardo Waddington
  • O Brasil inteiro parou para saber “quem matou Odete Roitman”
  • Disponível, atualmente, no Globoplay

Principais personagens

  • Raquel Accioli, interpretada por Regina Duarte, é a protagonista da novela, uma mulher simpática, franca e comunicativa. Ela trabalha como guia de turismo e enfrenta o principal conflito da trama: a luta entre honestidade e desonestidade, especialmente com sua filha Maria de Fátima (Gloria Pires). No Rio de Janeiro, ela se apaixona por Ivan (Antonio Fagundes), porém terá que disputá-lo com Helena (Renata Sorrah), uma das herdeiras da empresa de aviação TCA. Raquel é conhecida por seu bordão “Sangue de Jesus tem poder”.

 

  • Maria de Fátima, interpretada por Gloria Pires, é uma jovem bonita, charmosa e ambiciosa, filha de Raquel (Regina Duarte) e Rubinho (Daniel Filho). Ela não possui escrúpulos e possui um desejo obsessivo de ascensão social. Maria de Fátima se apaixona por César (Carlos Alberto Riccelli), um homem tão cafajeste quanto ela. Por interesse, ela se casa com Afonso Roitman (Cássio Gabus Mendes).

 

  • Odete Roitman, interpretada por Beatriz Segall, é uma mulher autoritária e forte que, após a morte do marido, assume a presidência do grupo Almeida Roitman. Ela tem constantes conflitos com sua filha Helena (Renata Sorrah), a quem não perdoa por sua fraqueza. Odete é arrogante e manipuladora, utilizando seu poder para humilhar seus filhos e todos que considera inferiores. Além disso, ela é amante de César (Carlos Alberto Riccelli). Nos capítulos finais da novela, Odete é assassinada por Leila (Cassia Kis).

 

  • Ivan Meirelles, interpretado por Antonio Fagundes, é um homem simpático, bonito e inteligente, porém um pouco cético. Ele é formado em Administração de Empresas e enfrenta dificuldades financeiras ao sustentar sua ex-esposa Leila (Cassia Kis) e o filho Bruno (Danton Mello), além de ajudar seu pai, Bartolomeu (Cláudio Corrêa e Castro). Com audácia, Ivan consegue um cargo importante na direção da TCA, uma empresa de aviação, mas sua entrada na empresa é baseada em uma mentira sobre suas qualificações acadêmicas. Ele também é ambicioso e, ao encontrar uma mala com 800 mil dólares pertencente a Marco Aurélio (Reginaldo Faria), Ivan deseja ficar com o dinheiro, enquanto Raquel (Regina Duarte) pretende devolvê-lo.

Tieta (1989)

Betty Faria e Joana Fomm interpretaram as irmãs Tieta e Perpétua na novela de 1989

Betty Faria e Joana Fomm interpretaram as irmãs Tieta e Perpétua na novela de 1989 (Foto: Reprodução)

Tieta, uma jovem de comportamento liberal, é expulsa de sua cidade natal por seu pai, Zé Esteves (Sebastião Vasconcelos), influenciado pelas intrigas de sua outra filha, Perpétua. Humilhada, Tieta vai para São Paulo, mas retorna vinte e cinco anos depois como uma mulher rica e decidida a se vingar daqueles que a maltrataram. Sua chegada causa alvoroço na cidade, onde estava sendo rezada uma missa em sua memória. Tieta interrompe a celebração, revelando que está viva, e passa a mudar a vida dos moradores locais. Aqueles que a condenaram no passado agora a cortejam, atraídos por sua riqueza ou por sua exuberância. Para chocar sua família, Tieta se envolve romanticamente com seu sobrinho, o seminarista Ricardo, filho de sua irmã Perpétua. Ao lado de Ascânio Trindade, um antigo morador da cidade que retorna para trazer progresso, Tieta promove a modernização de Santana do Agreste, uma cidade próxima a Aracaju e Salvador.

Sobre a novela

  • Tieta é uma novela produzida pela Globo
  • Foi exibida de 14 de agosto de 1989 a 31 de março de 1990.
  • A novela teve um total de 196 capítulos.
  • Substituiu a novela O Salvador da Pátria e foi substituída por Rainha da Sucata
  • Foi a 41ª ‘novela das oito’ produzida pela emissora
  • A trama é inspirada no romance Tieta do Agreste, escrito por Jorge Amado
  • Disponível, atualmente, no Globoplay

Principais personagens

  • Tieta, interpretada por Betty Faria, é uma mulher bonita e sensual, enfrentou inúmeras dificuldades antes de alcançar sua riqueza, supostamente com a ajuda de um comendador. Expulsa de Santana do Agreste quando jovem, ela retorna à cidade após vinte anos determinada a se vingar da hipocrisia local. Sua presença desafia convenções sociais, despertando o interesse e a atenção de muitos.

 

  • Perpétua, interpretada por Joana Fomm, é uma mulher frustrada, sempre vestida de luto e carente de caridade. Como irmã mais velha de Tieta (Betty Faria), ela nutre um ódio profundo por ela e foi responsável por denunciá-la ao pai, levando à sua expulsão da cidade. No entanto, ao descobrir que Tieta se tornou extremamente rica, Perpétua rapidamente muda de postura e começa a bajulá-la. Perpétua se casou com um militar e teve dois filhos, Ricardo (Cássio Gabus Mendes) e Peto (Danton Mello). Embora tenha tido uma vida aparentemente feliz, Perpétua decidiu oferecer seu primeiro filho, Ricardo, à Igreja e nunca experimentou prazer em sua vida.

 

  • Ricardo, interpretado por Cássio Gabus Mendes, é o filho de Perpétua (Joana Fomm), sobrinho de Tieta (Betty Faria) e irmão de Peto (Danton Mello). Ele é um seminarista, um jovem tímido e leve, sem grandes preocupações. Ricardo deseja desfrutar de uma juventude tranquila e feliz, mas, devido à sua promessa celestial, se esforça para não decepcionar sua mãe. Por causa dessa promessa, Ricardo tem medo do sexo e das mulheres, evitando qualquer tentação que possa surgir.

 

  • Osnar, interpretado por José Mayer, é um fazendeiro e criador de cabras. Embora tenha estudado, ele é conhecido por ser preguiçoso e descuidado. Há rumores na comunidade de que ele é bem-dotado em relação aos outros homens viris da região. Essa reputação atrai a atenção de várias mulheres, gerando uma fila de interessadas em confirmar os boatos.

Rainha da Sucata (1990)

Glória Menezes, Tony Ramos e Regina Duarte em Rainha da Sucata (Foto: Reprodução/Viva)

Glória Menezes, Tony Ramos e Regina Duarte em Rainha da Sucata (Foto: Reprodução/Viva)

Maria do Carmo acumula riqueza por meio dos negócios de seu pai, o vendedor de ferro-velho, e se torna uma bem-sucedida empresária, mas mantém os hábitos de seu passado humilde. Apaixonada por Edu Figueroa, um indivíduo despreocupado que a menosprezou e humilhou na juventude, ela decide ‘comprá-lo’ e ele aceita. A esposa de Betinho, pai de Edu, é uma socialite obcecada pelo enteado e faz tudo ao seu alcance para conquistá-lo, não permitindo que a “sucateira” Maria do Carmo viva em paz. Além dos problemas no casamento e do assédio de Laurinha, a empresária começa a testemunhar a ruína de seus negócios. Dona Armênia descobre atividades ilícitas entre seu falecido marido e o pai de Maria do Carmo e acaba se tornando proprietária do terreno onde a empresa de Maria do Carmo está localizada e decide demolir o edifício mas, ao invés disso, ela assume o controle da empresa de e  a faz voltar a coletar sucatas nas ruas.

Sobre a novela

  • Rainha da Sucata é uma novela produzida pela Globo
  • Foi escrita por Silvio de Abreu, Alcides Nogueira e José Antonio de Souza
  • A novela foi exibida originalmente de 2 de abril a 27 de outubro de 1990
  • Possui 177 capítulos
  • Substituiu a novela Tieta e foi substituída por Meu Bem, Meu Mal
  • Foi a 42ª “novela das oito” exibida pela emissora
  • Dona Armênia, com o bordão “Vou botar esse prédio na chon!”, marcou a trama
  • A novela foi reapresentada entre fevereiro e setembro de 1994, no Vale a Pena Ver de Novo
  • Rainha da Sucata fez grande sucesso no exterior, sendo vendida para diversos países, incluindo Angola, Bolívia, Canadá, Chile, Costa Rica, Estados Unidos, Guatemala, Nicarágua, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela

Principais personagens

  • Maria do Carmo Pereira, interpretada por Regina Duarte, é uma mulher atraente e determinada, filha de Onofre (Lima Duarte) e Neiva (Nicette Bruno). Apesar de ter origem humilde, ela é inteligente, habilidosa nos negócios e se torna uma empresária de sucesso. Junto com seu pai, ela constrói uma fortuna a partir de um ferro-velho, o que lhe rende o apelido de “Rainha da Sucata”. Seu objetivo é conquistar o bairro nobre dos Jardins, e para isso, passa por várias transformações e adaptações ao longo do caminho. Em diferentes momentos, ela pode ser cômica ou trágica, mas sempre apresenta uma humanidade absoluta.

 

  • Edu, interpretado por Tony Ramos, é um antigo colega de escola de Maria do Carmo (Regina Duarte), filho de Betinho (Paulo Gracindo) e enteado de Laurinha (Glória Menezes). No passado, Edu era um playboy internacional, conhecido por sua elegância e charme irresistível. No entanto, apesar de ter perdido sua fortuna e enfrentar dificuldades financeiras, ele ainda mantém seu carisma e encanto de sempre.

 

  • Laurinha Albuquerque Figueroa, interpretada por Glória Menezes, é a madrasta de Eduardo (Tony Ramos), casada com Betinho (Paulo Gracindo). É uma socialite extremamente elegante, assim como toda a família, porém enfrenta problemas financeiros. Apesar de ser muito mais jovem que o marido, Laurinha nutre uma paixão secreta e proibida por seu enteado. Ela está disposta a usar todas as armas disponíveis para conseguir o que deseja, não hesitando em praticar suas maldades. Apesar disso, mantém uma aparência de grande elegância em suas ações.

 

  • Dona Armênia, interpretada por Aracy Balabanian), é uma mulher viúva e mãe de Geraldo (Marcello Novaes), Gino (Jandir Ferrari) e Gerson (Gerson Brenner). Ela é vizinha da família de Maria do Carmo (Regina Duarte). Armênia é conhecida por administrar com firmeza a escola de paraquedismo Gaviões do Ar, que possui um acampamento próximo ao Campo de Marte, em Santana. Sua personagem é altamente popular e traz um tom cômico à trama. Ela é retratada como uma típica mãe de família, envolvida em fofocas e invejas comuns em um bairro de classe média de São Paulo.

Quatro por quatro (1994)

Após um acidente de trânsito, quatro mulheres se unem em um projeto de vingança contra os homens que as prejudicaram. Cada uma delas assume a responsabilidade de punir o ex-parceiro da outra. Abigail decide se passar pela irmã mais velha de Calpúrnia, apelidada de “Pupu”, a fim de perturbar Elisa Maria, a noiva do ex de Abigail, e aproveitar a situação para recuperar seus bens. Auxiliadora adota uma identidade espanhola para descobrir as trapaças de um médico desonesto, mas acaba se envolvendo emocionalmente com Gustavo, colocando em risco a vingança. Ela também se disfarça como a hilária mulata Maria do Socorro. Tati finge ser uma mulher recatada de Minas Gerais para humilhar Raí, um mecânico mulherengo. No entanto, antes de colocar o plano em prática, ela se apaixona por Bruno. Com medo de que ele a abandone, esconde sua gravidez, contando com a ajuda de Ângela. Babalu começa a trabalhar na casa da avó de Bruno, enquanto Bibi arruma emprego para Fortunato como jardineiro, com o objetivo de infernizar a vida dele em vingança a Tati.

Sobre a novela

  • Quatro por Quatro é uma novela produzida pela Globo
  • Foi exibida de 24 de outubro de 1994 a 22 de julho de 1995
  • A novela teve um total de 233 capítulos
  • Substituiu a novela A Viagem e foi substituída por Cara & Coroa
  • É a 51ª ‘novela das sete’ produzida pela emissora
  • Foi reexibida pelo Vale a Pena Ver de Novo de 31 de agosto de 1998 a 12 de março de 1999, em 140 capítulos
  • Disponível, atualmente, no Globoplay

Principais personagens

  • Barbarela Lourdes (Babalu), interpretada por Letícia Spiller, assumiu a responsabilidade de sustentar a casa após o desaparecimento de seu pai e pagou pelos estudos de seu irmão Danilo (Marcelo Serrado), que se formou como médico. Ela é filha de dona Fátima (Bete Mendes) e tem um forte desprezo pelo padrasto Olegário (Oswaldo Loureiro), a quem considera um homem irresponsável e perdido na vida. Babalu é uma mulher sexy, falante, briguenta e que vive intensamente suas paixões. Ela trabalha como manicure, mas estuda à noite para se tornar cabeleireira e melhorar de vida. É namorada de Raí (Marcello Novaes), por quem é verdadeiramente apaixonada, mas sofre com sua natureza mulherenga. Ela se une a Abigail (Betty Lago), uma mulher sofisticada, Auxiliadora (Elizabeth Savala), uma dona de casa, e Tatiana (Cristiana Oliveira), uma secretária tímida, com o objetivo de se vingar de Raí. Durante a trama, Babalu se envolve emocionalmente com o médico-residente Ralado (Marcelo Faria).

 

  • Abigail (Bibi), interpretada por Betty Lago, é uma mulher bonita e sofisticada, embora inicialmente levasse uma vida superficial. Ela é esposa de Gustavo (Marcos Paulo) e mãe de Ralado (Marcelo Faria). Além disso, Abigail assumiu a responsabilidade de criar Ângela (Tatyane Fontinhas Goulart), filha de Bruno (Humberto Martins). Embora tenha se formado em Psicologia, nunca exerceu a profissão. Abigail é uma mulher observadora, corajosa, elegante e naturalmente alegre e otimista. Ela se junta a Auxiliadora (Elizabeth Savala), uma dona de casa, Tatiana (Cristiana Oliveira), uma secretária tímida, e Babalu (Letícia Spiller), uma manicure, com o objetivo de se vingar de seu marido.

 

  • Tatiana, interpretada por Cristiana Oliveira, é uma jovem que vive sozinha, vinda do interior. Ela esconde sua beleza por trás de grandes óculos e roupas formais. Tatiana trabalha como secretária e é extremamente eficiente, porém insegura. Sua timidez e natureza romântica são evidentes, e ela perde a confiança e autoestima ao ser abandonada no altar por seu noivo, Fortunato (Diogo Vilela). Tatiana se une a Abigail (Betty Lago), uma mulher sofisticada, Auxiliadora (Elizabeth Savala), uma dona de casa, e Babalu (Letícia Spiller), uma manicure, com o objetivo de se vingar de Fortunato. Entre as quatro vingadoras, Tatiana é a mais apática, porém aprende muito com Babalu, uma mulher cheia de energia, que a ensina a valorizar a si mesma. É assim que ela conquista o coração de Bruno (Humberto Martins).

 

  • Auxiliadora Alvarado, interpretada por Elizabeth Savala, é uma dona de casa simples e humilde, que enfrenta a vergonha devido ao comportamento de seu marido, Alcebíades (Tato Gabus Mendes). Alcebíades a abandona por uma noiva mais jovem, Elisa Maria (Lizandra Souto), que Auxiliadora apelida de “paquita erótica”. A filha do casal, Paula (Fabiana Ramos), também é contra o relacionamento do pai com a jovem. Auxiliadora se une a Abigail (Betty Lago), uma mulher sofisticada, Tatiana (Cristiana Oliveira), uma secretária tímida, e Babalu (Letícia Spiller), uma manicure, com o objetivo de se vingar de seu marido. A partir desse momento, ela se transforma em uma mulher mais bonita e interessante, embora mantenha um jeito meio ingênuo.

Irmãos Coragem (1995) – Remake

Os irmãos Coragem: João, Duda e Jerônimo de 1995

Os irmãos Coragem: João, Duda e Jerônimo, no remake de 1995 (Foto: Reprodução/Globo)

João Coragem, irmão de Jerônimo e Duda, encontra um grande diamante e, ele e sua família, passam a ser perseguidos pelos capangas de Pedro Barros, autoridade máxima da cidade de Coroado, que cobiça a pedra. João e Lara, filha do coronel, vivem uma intensa paixão, o que o deixa ainda mais enfurecido.

Sobre a novela

  • Irmãos Coragem é uma novela produzida pela Globo
  • É um remake da novela original de Janete Clair, exibida em 1970 na faixa das 20h, em comemoração aos 30 anos da emissora
  • Foi exibida de  2 de janeiro a 30 de junho de 1995
  • A novela teve um total de 155 capítulos
  • Substituiu a novela Tropicaliente e foi substituída por História de Amor
  • É a 47ª ‘novela das seis’ produzida pela Globo
  • Ao contrário da versão original, na qual os personagens Jerônimo e Potira morreram no último capítulo, nesta segunda versão seus destinos foram modificados. Ambos terminaram em um veleiro, deixando o público sem saber se escaparam com vida e viveram felizes para sempre
  • Disponível, atualmente, no Globoplay

Principais personagens

  • João Coragem, interpretado por Marcos Palmeira, é o filho de Sinhana (Laura Cardoso) e Sebastião (Orlando Vieira), e irmão de Jerônimo (Ilya São Paulo) e Duda (Marcos Winter). Ele é um garimpeiro e dono de um sítio próximo a um rio onde realiza suas atividades de mineração. João é conhecido por seu bom caráter, personalidade forte e determinada, e é uma pessoa simples e ingênua até certo ponto. Apesar de sua ambição, ele emana uma aura de honestidade e pureza. João se torna o principal antagonista de Pedro Barros (Cláudio Barros) e se apaixona pela filha dele, Lara (Letícia Sabatella).

 

  • Duda Coragem, interpretado por Marcos Winter, é o irmão mais novo de João (Marcos Palmeira) e Jerônimo (Ilya São Paulo). Ele é um talentoso jogador de futebol que atua no Flamengo, onde já conquistou o status de ídolo, apesar de estar no início de sua carreira. Duda é o orgulho da comunidade de Coroado. O reencontro com Ritinha (Gabriela Duarte), sua namorada de infância, acaba gerando um escândalo quando ela engravida, forçando-o a se casar com ela, mesmo que no início da novela ele não a ame. Duda também se envolve em um caso com Paula (Rita Guedes).

 

  • Jerônimo Coragem, interpretado por llya São Paulo, é irmão de João (Marcos Palmeira) e Duda (Marcos Winter). Ele é o mais sensível e equilibrado dos irmãos. Jerônimo trabalha como garimpeiro e é determinado na busca por diamantes. No início da trama, ele guarda uma paixão não correspondida por Ritinha (Gabriela Duarte), mas ao longo da história, descobre que seu verdadeiro amor é Potira (Dira Paes). No entanto, acaba se casando com Lídia (Danielle Rodrigues), filha de um político local.

 

  • Lara, interpretada por Letícia Sabatella, é filha de Pedro Barros (Cláudio Marzo) e Estela (Eliane Giardini). Ela foi criada no Rio de Janeiro por sua tia Dalva (Suzana Faíni). Lara tem uma personalidade dividida em três: como Lara, é uma jovem de boas maneiras, recatada e sensata. Como Diana, mostra-se vulgar, escandalosa e agressivamente sensual. No decorrer da história, ela assume uma terceira personalidade, a da sensata e equilibrada Márcia. Lara acaba se apaixonando por João (Marcos Palmeira), o inimigo de seu pai.

A Indomada (1997)

Adriana Esteves, Eva Wilma E Cláudio Marzo em cena de A Indomada

Adriana Esteves, Eva Wilma E Cláudio Marzo em cena de A Indomada (Foto: Reprodução: Globo)

A história se passa em Greenville, uma cidade fictícia no litoral do Nordeste durante o século XIX. Lúcia Helena retorna à cidade depois de anos estudando na Europa, esperando herdar a fortuna da família Mendonça e Albuquerque. Porém, seu tio Pedro Afonso perdeu tudo em um jogo para Teobaldo Faruk, um forasteiro na época. Lúcia Helena é na verdade filha de Eulália, que teve um romance proibido com Zé Leandro, um cortador de cana. Teobaldo prometeu a fortuna para Lúcia Helena quando ela completasse a maioridade e voltasse ao Brasil. Ao retornar a Greenville, Lúcia Helena enfrenta a oposição de sua tia ambiciosa, Maria Altiva, e seu marido Pedro Afonso. Altiva se alia ao corrupto deputado Pitágoras Mackenzie em suas tramas. A luta entre Altiva e Lúcia Helena ganha destaque na cidade, especialmente quando Teobaldo se apaixona pela moça, que é incrivelmente parecida com sua falecida mãe.

Sobre a novela

  • A Indomada é uma novela produzida pela Globo
  • Foi exibida de 17 de fevereiro a 11 de outubro de 1997
  • A novela teve um total de 2o3 capítulos
  • Substituiu a novela O Rei do Gado e foi substituída por Por Amor
  • É a 54ª ‘novela das oito’ produzida pela emissora
  • Foi reexibida pelo Vale a Pena Ver de Novo de 16 de agosto de 1999 a 17 de março de 2000, em 154 capítulos
  • Também foi reexibida pelo Vídeo Show, no quadro ‘Novelão’, de 24 de dezembro de 2012 a 4 de janeiro de 2013, em dez capítulos e pelo canal Viva de 30 de julho de 2018 a 22 de março de 2019
  • Disponível, atualmente, no Globoplay

Principais personagens

  • Lúcia Helena de Mendonça e Albuquerque, interpretada por Leandra Leal e Adriana Esteves, é a protagonista da história, acompanhada desde a infância até a vida adulta. Desde cedo, ela compartilha com sua mãe, Eulália (Adriana Esteves), a expectativa de reencontrar seu pai, José Leandro (Carlos Alberto Riccelli). No entanto, ele retorna e falece pouco depois, deixando em Lúcia Helena uma obsessão pela terra, que considera o maior tesouro. Por causa da dependência de sua família em relação a Teobaldo (José Mayer), ela concorda em se comprometer com ele no futuro. Lúcia Helena vai estudar na Inglaterra, mas vive como uma prisioneira, adquirindo uma educação sólida em um bom colégio inglês. Ao retornar a Greenville, ela enfrenta desafios, como a ambição de sua tia Altiva (Eva Wilma) e os próprios sentimentos conflitantes, já que se apaixona verdadeiramente por Teobaldo. Ela é a Indomada, determinada a cumprir seu compromisso de casamento e restaurar o nome de sua família.

 

  • Teobaldo Faruk, interpretado por José Mayer, é um homem misterioso que chega a Greenville durante uma tempestade de areia montado em um cavalo negro. Ele entra para a história da cidade ao arrendar um empório abandonado, que mais tarde se torna o primeiro de uma rede de supermercados chamada Rainha do Nilo, em homenagem aos seus ancestrais. Teobaldo se encanta por Eulália (Adriana Esteves), mas seu sentimento não é correspondido. Ele conquista a confiança de Pedro Afonso (Cláudio Marzo) através de jogos de azar, levando o usineiro à falência total. Em um momento de humilhação por parte de Altiva (Eva Wilma), Teobaldo utiliza todas as promissórias assinadas por Pedro Afonso e assume o controle dos bens da família Mendonça e Albuquerque, passando a sustentá-los financeiramente. Com sua ascensão, torna-se o homem mais poderoso da região, com recursos suficientes para comprar o prestígio social que deseja e deixar de ser visto como um forasteiro. Ele afirma ser viúvo e vive com sua mãe, Veneranda (Amélia Bittencourt), e seu filho, Emanoel (Selton Mello).

 

  • Maria Altiva Pedreira de Mendonça e Albuquerque, interpretada por Eva Wilma, é esposa de Pedro Afonso (Cláudio Marzo), mãe de Hércules (Marcos Winter) e tia de Helena (Adriana Esteves). A grande vilã da história. É má, estúpida, soberba, ambiciosa, invejosa, falsa carola, mesquinha, avarenta e pecadora. altiva é puro ódio e só gosta do marido só por causa do sobrenome.

Porto dos Milagres (2001)

Camila Pitanga, Marcos Palmeira e Flávia Alessandra formam triângulo amoroso em 'Porto dos Milagres'

Camila Pitanga, Marcos Palmeira e Flávia Alessandra em ‘Porto dos Milagres’ (Foto: Reprodução)

A trama acontece na cidade fictícia de Porto dos Milagres, situada no Recôncavo Baiano. Nessa cidade, há uma clara divisão entre a burguesia porto-milagrense, composta por famílias tradicionais que residem na parte alta da cidade, e os moradores pobres do cais do porto, que habitam a parte baixa. A economia local depende da pesca, mas também está envolvida em atividades ilícitas de contrabando, sendo uma das rotas de entrada para o país. A religiosidade está presente na trama através da figura de Iemanjá, padroeira de Porto dos Milagres, que exerce grande influência na vida dos habitantes.

Sobre a novela

  • Porto dos Milagres é uma novela produzida pela Globo
  • Escrita por Aguinaldo Silva e Ricardo Linhares
  • Foi inspirada nos romances Mar Morto e A Descoberta da América pelos Turcos, do escritor Jorge Amado, que faleceu enquanto a novela foi exibida
  • Foi exibida de 15 de fevereiro a 29 de setembro de 2001
  • A novela teve um total de 2o3 capítulos
  • Substituiu a novela Laços de Família e foi substituída por O Clone
  • É a 60ª ‘novela das oito’ produzida pela emissora
  • Em 2005, ia ser reexibida no Vale a Pena Ver de Novo, porém foi vetada pelo Ministério da Justiça por causa do horário
  • Foi reexibida pelo Vale a Pena Ver de Novo de 16 de agosto de 1999 a 17 de março de 2000, em 154 capítulos
  • Em 11 de fevereiro a 4 de outubro de 2019, foi reexibida na íntegra pelo Canal Viva
  • Disponível, atualmente, no Globoplay

Principais personagens

  • Guma, interpretado por Marcos Palmeira, é pescador corajoso e valente, cujo barco leva o mesmo nome. É um homem rústico e sedutor, e sua pele tem um aroma marinho que atrai as mulheres. Ele possui uma tatuagem de Iemanjá em seu peito. Guma acredita que o destino de todo pescador é morrer no mar, o que o faz sofrer quando se apaixona por Lívia (Flávia Alessandra). Enfrentando desafios e transformações ao longo do relacionamento, desde diferenças sociais até inimigos pessoais, Guma se torna um líder entre os pescadores e adquire poder. Ele é filho de Arlete (Leticia Sabatella) e Bartolomeu (Antonio Fagundes), o herói da novela.

 

  • Félix Guerreiro, interpretado por Antonio Fagundes, é um homem astuto e manipulador e irmão gêmeo de Bartolomeu (Antônio Fagundes). Com seu charme e sedução, não hesita em utilizar sua esposa, Adma (Cássia Kis), nos golpes que planeja. Ele é pai de Alexandre (Leonardo Brício). Félix chega a Porto dos Milagres com a intenção de reencontrar o irmão que traiu no passado. Fingindo arrependimento, seu verdadeiro objetivo é tomar o lugar de Bartolomeu, movido por ganância e falta de caráter.

 

  • Lívia Proença, interpretada por Flávia Alessandra, trabalha como web designer e valoriza a integridade e a ética. Embora esteja em um relacionamento com Alexandre Guerreiro (Leonardo Brício), ela sabe que ele não é o amor de sua vida. Criada pelos tios Augusta (Arlete Salles) e Oswaldo (Fulvio Stefanini), sabe muito pouco sobre seus pais e suas origens familiares. Sua relação com a tia Augusta é complicada, ao contrário do que acontece com tia Leontina (Louise Cardoso), que lhe ensinou importantes lições de vida. Quando vai a Porto dos Milagres para informatizar a empresa de Félix Guerreiro, conhece Guma (Marcos Palmeira) e se apaixona profundamente por ele, mudando o curso de sua história.

 

  • Esmeralda, interpretada por Camila Pitanga é uma mulher bonita de pele morena, com um corpo bem proporcionado. Ela é cheia de charme, sorrisos e tem uma habilidade especial em fingir inocência. Desde criança, Esmeralda nutre um amor por Guma (Marcos Palmeira), mas também adora receber elogios de outros homens. Quando Guma se apaixona por Lívia (Flávia Alessandra), Esmeralda fica perdida e não sabe como lidar com essa situação. Ela acaba se aproximando da sobrinha de Augusta (Arlete Salles) em busca de apoio e amizade.

O Clone (2002)

O Clone conta a história de amor de Jade (Giovanna Antonelli) e Lucas (Murilo Benício) (Foto: Divulgação/TV Globo)

O Clone conta a história de amor de Jade (Giovanna Antonelli) e Lucas (Murilo Benício) (Foto: Divulgação/TV Globo)

A novela aborda a cultura muçulmana, a clonagem humana e a dependência química, tendo como enredo principal o amor entre Jade, uma muçulmana, e Lucas, um brasileiro. A história se inicia nos anos 1980, quando Lucas conhece Jade no Marrocos. Apesar do amor à primeira vista, eles enfrentam obstáculos devido às tradições muçulmanas defendidas pelo tio de Jade. Sid Ali, o tio, busca casamentos adequados para Jade e Latiffa, suas sobrinhas. Lucas possui um irmão gêmeo, Diogo, que morre precocemente. Em meio ao luto, o cientista Albieri decide clonar Lucas na esperança de trazer Diogo de volta à vida e realizar seu sonho de clonar um ser humano.

Sobre a novela

  • O Clone é uma novela produzida pela Globo
  • Escrita por Glória Perez
  • Foi exibida de 1 de outubro de 2001 a 14 de junho de 2002
  • A novela teve um total de 221 capítulos
  • Substituiu a novela Porto dos Milagres e foi substituída por Esperança
  • É a 61ª ‘novela das oito’ produzida pela emissora
  • Foi reexibida pelo Vale a Pena Ver de Novo de 10 de janeiro a 9 de setembro de 2011, em 175 capítulos e, de 4 de outubro de 2021 a 20 de maio de 2022, em 165 capítulos
  • De 9 de dezembro de 2019 a 21 de agosto de 2020, no horário das 23 horas, foi reexibida na íntegra pelo Canal Viva
  • Foi exportada para 101 países, se tornando a quinta novela brasileira mais vendida na história
  • Disponível, atualmente, no Globoplay

Principais personagens

  • Jade, interpretada por Giovanna Antonelli, é uma mulher determinada e de personalidade forte, que se vê dividida entre duas culturas e não consegue se identificar totalmente com nenhuma delas. Apesar de sua paixão por Lucas (Murilo Benício), ela acaba se casando com Said (Dalton Vigh), o marido escolhido por seu tio Ali (Stênio Garcia), em nome das tradições familiares.

 

  • Lucas Ferraz, interpretado por Murilo Benício, é filho de Leônidas (Reginaldo Faria) e irmão gêmeo de Diogo (Murilo Benício). Ele é uma pessoa introvertida, romântica, distraída e sensível. Sendo o gêmeo com uma personalidade mais frágil, ele é muito dependente da presença de seu irmão e, ao mesmo tempo, deseja se diferenciar dele. Após a morte de Diogo, Lucas entra em uma crise de identidade. Ele é apaixonado por Jade (Giovanna Antonelli), mas não tem coragem de assumir esse amor. Por se sentir incapaz de ter uma existência individual e por carregar a culpa de ter se incomodado com a presença de seu irmão, ele tenta preencher o vazio deixado por Diogo, adotando seus objetivos e sua personalidade. Lucas se casa com Maysa (Daniela Escobar), têm uma filha chamada Mel (Débora Falabella) e vai se tornando um homem frio, duro e ressentido com a vida.

 

  • Augusto Albieri, interpretado por Juca de Oliveira, é um cientista apaixonado pelas possibilidades revolucionárias da genética. Após a morte de Diogo (Murilo Benício), decide clonar Lucas (Murilo Benício) em segredo. A experiência dá certo na inseminação artificial em Deusa (Adriana Lessa), mãe do clone Léo (Murilo Benício).

 

O TV Foco é um site importante para quem assiste novelas no Brasil. Trazendo resumos e informações atualizadas sobre as tramas, personagens e os principais acontecimentos. Com detalhes, o TV Foco mantém os telespectadores informados e envolvidos com suas histórias preferidas.

Fique por dentro de tudo que você não pode perder nas novelas

 

The post 10 novelas antigas que marcaram gerações appeared first on TV Foco.

]]>
Malu Mader: biografia, obras e personagens da atriz https://tvfoco.uai.com.br/malu-mader/ Sat, 03 Jun 2023 00:25:43 +0000 https://www.otvfoco.com.br/?p=1708701 Malu Mader, cujo nome completo é Maria de Lourdes da Silveira Mäder, é uma renomada atriz brasileira. Sua carreira foi marcada por protagonizar várias telenovelas, o que a tornou uma das artistas mais queridas e populares do Brasil. Malu Mader: Uma das grandes atrizes da televisão brasileira Com seu talento inegável, Malu Mader conquistou um […]

The post Malu Mader: biografia, obras e personagens da atriz appeared first on TV Foco.

]]>

Malu Mader, cujo nome completo é Maria de Lourdes da Silveira Mäder, é uma renomada atriz brasileira. Sua carreira foi marcada por protagonizar várias telenovelas, o que a tornou uma das artistas mais queridas e populares do Brasil.

Malu Mader: Uma das grandes atrizes da televisão brasileira

Com seu talento inegável, Malu Mader conquistou um lugar de destaque e se tornou uma das atrizes mais populares e admiradas do Brasil. Ao longo de sua carreira, ela foi honrada com diversos prêmios em reconhecimento ao seu talento e contribuição para a indústria cinematográfica e televisiva.

Biografia de Malu Mader

Malu Mader, cujos pais são Rubens Tramujas Mäder, um coronel do exército brasileiro, e Ângela Maria da Silveira, uma assistente social, possui raízes libanesas em sua ascendência.

Durante sua juventude, aos 15 anos, conheceu Maurício Mattar no curso do Tablado e eles iniciaram um relacionamento amoroso que durou cerca de um ano e meio. Em seguida, a atriz namorou o diretor Marcos Paulo entre os anos de 1984 e 1987, período em que trabalharam juntos em alguns projetos.

Durante as gravações da novela Anos Dourados (1986), Malu Mader teve a oportunidade de conhecer seu primeiro marido, Taumaturgo Ferreira. No entanto, o casamento durou apenas um ano e meio.

Idade

Malu Mader, nasceu no Rio de Janeiro, em 12 de setembro de 1966 e tem, atualmente, 56 anos de idade.

Formação

Iniciou sua carreira no teatro, estudando na prestigiada escola O Tablado durante a década de 1980. Foi lá que ela aprimorou suas habilidades e despertou a atenção de todos com sua interpretação.

Sua estreia profissional ocorreu na peça teatral “Os Doze Trabalhos de Hércules”, onde brilhou e conquistou os aplausos da plateia. Logo em seguida, recebeu um convite para ingressar no universo da televisão, marcando sua estreia na novela “Eu Prometo” em 1983.

A partir daí, as oportunidades na televisão surgiram de maneira contínua para Malu Mader. Seu talento e carisma abriram portas para participar de várias outras produções, consolidando sua presença na indústria do entretenimento. Sua versatilidade como atriz permitiu que ela interpretasse uma variedade de personagens ao longo de sua carreira, conquistando o reconhecimento e o carinho do público.

Com quem é casada

Em 1990, a atriz se casou com o músico, apresentador e escritor Tony Bellotto, integrante da famosa banda de rock Titãs.

Filhos

A união entre eles resultou no nascimento de dois filhos. O primogênito, João Mäder Bellotto, veio ao mundo em 14 de maio de 1995. O segundo filho, Antonio Mäder Bellotto, nasceu em 1º de setembro de 1997.

Do início no teatro à consagração na TV

Malu Mader, ao longo de sua carreira, teve a oportunidade de interpretar diversos papéis marcantes que conquistaram o público. Alguns de seus personagens memoráveis:

  • Lurdinha – Anos Dourados (1986)
  • Cláudia da Silva – Fera Radical (1988)
  • Duda – Top Model (1989)
  • Márcia Nogueira – O Dono do Mundo (1991)
  • Wanda Machado – O Mapa da Mina (1993)
  • Diana Maciek – A Justiceira (1997)
  • Ester Ramos – Força de um Desejo (1999)
  • Maria Clara Diniz – Celebridade (2003)
  • Eva O’Brian Sullivan – Eterna Magia (2007)
  • Suzana Martins – Ti Ti Ti (2010)
  • Rosemere Moreira – Sangue Bom (2013)
  • Rebeca Rocha de La Fuente  – Haja Coração (2016)

Prêmios e reconhecimentos

Entre suas conquistas estão o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante no Brazilian Film Festival of Miami, além do prestigioso prêmio de Melhor Atriz no Melhores do Ano. Além disso, Malu recebeu indicações para dois prêmios Grande Otelo, um Prêmio Guarani e três Troféus Imprensa, demonstrando sua habilidade em interpretar personagens de forma cativante e emocionante.

Personagens icônicos interpretados por Malu Mader

A atriz interpretou diversos personagens icônicos ao longo de sua carreira, conquistando o público com sua versatilidade e talento. Alguns dos seus papéis mais marcantes em novelas e minisséries incluem:

Lurdinha, de “Anos Dourados”: Uma menina apaixonada

Felipe Camargo e Malu Mader em "Anos Dourados"

Felipe Camargo e Malu Mader em “Anos Dourados”

A trama retrata uma linda história de amor, cheia de reviravoltas, do casal de adolescentes Marcos (Felipe Camargo) e Lurdinha (Malu Mader), que lutam contra a família da mocinha para ficarem juntos.

O casal se encontrou pela primeira vez em um baile, dançaram a noite toda e marcaram de se encontrar novamente. O casal namorou escondido por um tempo até que os pais de Lurdinha permitiram oficialmente o relacionamento.

No entanto, as coisas se complicaram quando Marcos caiu nas graças de Rosemary, uma amiga de Lurdinha, e foi flagrado aos beijos com ela. Arrasada, Lurdinha terminou o namoro.

Mais tarde, Lurdinha descobriu o motivo da traição e decidiu dar uma nova chance a Marcos. Nesse momento, ela também descobriu que estava grávida. A família de Lurdinha tentou fazer um aborto sem o consentimento dela, mas Marcos a salvou, e ela escapou ilesa.

Embora o bebê não tenha sobrevivido, Marcos e Lurdinha se casaram e viveram felizes.

Cláudia, de “Fera Radical”: uma jovem em busca de vingança

Em Fera Radical, Malu Mader interpretava a protagonista Cláudia, uma mulher que foi vítima de uma tragédia e que nutria um profundo desejo de vingança. Cláudia sobreviveu a uma chacina que tirou a vida de seus pais e irmãos. Após ser criada por Marta (Laura Cardoso) no Rio de Janeiro, ela decide retornar à sua cidade natal, 15 anos depois do ocorrido, com o objetivo de buscar vingança contra a família Flores.

José Mayer e Malu Mader em 'Fera Radical' (Foto: Nelson Di Rago/Globo)

José Mayer e Malu Mader em ‘Fera Radical’ (Foto: Nelson Di Rago/Globo)

Duda, de “Top Model”: menina pobre que vira modelo

A história de “Top Model” gira em torno da personagem Duda Pinheiro (Malu Mader), uma jovem de origem humilde que alcança o sucesso como modelo e se torna o rosto da marca de roupas Covery, conquistando o coração do proprietário da empresa, Alex Kundera (Cecil Thiré).

Malu Mader vivia a modelo Duda em 'Top Model', de 1989 (Foto: Globo)

Malu Mader como a modelo Duda em ‘Top Model’ (Foto: Globo)

Márcia, de “O dono do mundo”: uma mulher ingênua

Márcia é uma bela jovem professora que inicia a história noiva de Walter (Tadeu Aguiar). No entanto, sua vida toma um rumo inesperado quando ela é seduzida pelo médico Felipe Barreto (Antônio Fagundes), com quem ela perde sua virgindade pouco antes de seu casamento. Esse acontecimento acarreta diversos transtornos em sua vida, levando-a a tomar a decisão de se vingar.

Malu Mader e Antonio Fagundes em O Dono do Mundo, 1991 (Foto: Globo)

Malu Mader e Antonio Fagundes em O Dono do Mundo (Foto: Globo)

Maria Lúcia, de “Anos Rebeldes”: uma jovem individualista

Maria Lúcia é uma jovem com uma mentalidade individualista, tendo sido profundamente afetada pela história de seu pai, Orlando Damasceno (Geraldo Del Rey), um jornalista reconhecido e membro do Partido Comunista, que sempre priorizou seus ideais acima de sua própria realização pessoal. Quando ela conhece João Alfredo (Cássio Gabus Mendes), percebe que ele compartilha do mesmo perfil de seu pai, o que a deixa receosa em se entregar plenamente à paixão que sente.

João Alfredo (Cássio Gabus Mendes) e Maria Lucia (Malu Mader) em Anos Rebeldes

João Alfredo (Cássio Gabus Mendes) e Maria Lucia (Malu Mader) em Anos Rebeldes (Foto: Globo)

Wanda, de “‘O Mapa da Mina”: uma mulher sensual

Wanda (Malu Mader), é filha de Zilda (Nair Bello), e irmã de Tony (Luís Gustavo), e Joe (Pedro Paulo Rangel). Ao ouvir sua mãe contar a história de um assalto envolvendo diamantes, Wanda decide usar seu “talento” para se envolver com Rodrigo (Cássio Gabus Mendes). Ela é provocante, divertida e extremamente astuta, fazendo uso de decotes e saias curtas para chamar a atenção. No entanto, sua intenção não é enganar o rapaz. Seu jogo é claro: ela quer ajudar a encontrar os diamantes para ficar com uma parte deles.

Malu Mader (Wanda) e Cássio Gabus Mendes (Rodrigo)

Malu Mader (Wanda) e Cássio Gabus Mendes (Rodrigo) em O Mapa da Mina – Foto: Globo

Diana em “A Justiceira”: ex-policial que tem o filho sequestrado

Diana (Malu Mader) é uma ex-policial que, depois de ter o filho sequestrado por traficantes de armas, resolve agir contra a criminalidade e se junta a uma organização secreta contra o crime.

Em A Justiceira, Malu Mader deu vida a uma ex-policial

Em A Justiceira, Malu Mader deu vida a uma ex-policial (Foto: Divulgação/Globo)

Ester Delamare, de “Força de um Desejo”: uma ex-cortesã

Ester (Malu Mader) é uma mulher de incrível beleza, simpatia, inteligência e brilhantismo. Ela é a proprietária do bordel mais renomado da Corte, onde apresenta aos poderosos do Rio de Janeiro as cortesãs mais fascinantes. Além de sua profissão, Ester é uma mulher forte que luta incansavelmente contra a escravidão que assola a época, demonstrando sua determinação e coragem. Seu coração se torna objeto de disputa entre o barão Henrique Sobral (Reginaldo Faria), e seu filho, Inácio (Fábio Assunção), criando um intenso triângulo amoroso na trama.

Malu Mader em 'Força de um Desejo', 1999

Malu Mader em ‘Força de um Desejo’ – Foto: Nelson Di Rago/Globo

Suzana Martins, de “Ti-ti-ti”: editora chefe de uma revista de moda

Editora-chefe da revista Moda Brasil. Ex-mulher de Ari (Murilo Benício) e mãe de Luti (Humberto Carrão), vive às voltas com as confusões causadas por seu antigo amor e ex-marido, mas foge das investidas dele.

Elenco de Ti Ti Ti: Murilo Benício, Malu Mader, Alexandre Borges e Cláudia Raia

Elenco de Ti Ti Ti: Murilo Benício, Malu Mader, Alexandre Borges e Cláudia Raia (Foto: Globo)

Curiosidades sobre a vida pessoal de Malu Mader

Malu Mader é virginiana, nascida em 12 de setembro de 1966.

Em 2005, sofreu uma convulsão e foi diagnosticada com um tumor benigno no lado esquerdo da cabeça.

Após 35 anos na Globo, foi dispensada da emissora.

Malu recebeu várias propostas para posar nua na revista Playboy e recusou todas elas. Em sua última recusa, foi oferecida uma quantia de um milhão de reais.

O legado de Malu Mader na televisão brasileira

Malu Mader construiu uma extensa e notável carreira no teatro, televisão e cinema, sendo amplamente reconhecida pela crítica e pelo público. Seu talento e dedicação lhe renderam numerosos prêmios ao longo dos anos, estabelecendo-a como uma profissional e artista de destaque. Sua presença marcante e contribuição valiosa enriquecem o panorama das mulheres lutadoras no universo artístico brasileiro.

Como está Malu Mader nos dias atuais?

Desde sua última participação, em 2018, em Tempo de Amar e Malhação: Vidas Brasileiras, Malu Mader tem se mantido afastada das novelas. No entanto, esteve no ar na reprise de “Força de um Desejo”, de 1999, no Canal Viva. Em 2022, ela fez parte do elenco de “Não Foi Minha Culpa”, exibida no Star+. Atualmente, está estrelando a série “Mila no Multiverso”, disponível no Disney+.

Saiba tudo sobre a vida dos principais atores brasileiros

Conclusão

Malu Mader é conhecida por sua dedicação e profissionalismo. Sua trajetória no teatro, televisão e cinema é extensa e repleta de sucessos, tendo interpretado uma variedade de personagens memoráveis. Seu talento e habilidade em dar vida a personagens complexos e distintos renderam-lhe inúmeros prêmios e elogios ao longo de sua carreira.

Além de seu trabalho como atriz, Malu Mader também é reconhecida por seu engajamento em causas sociais e políticas, demonstrando sua consciência e comprometimento com questões importantes da sociedade.

Embora tenha tido uma pausa em suas participações em novelas, Malu Mader continua ativa no cenário artístico, explorando novos desafios e se envolvendo em projetos audiovisuais, como séries e antologias, mostrando sua versatilidade e adaptabilidade aos diferentes formatos.

Malu Mader é um ícone do entretenimento brasileiro, deixando um legado de talento, beleza e dedicação à arte.

Fique por dentro de todas últimas notícias dos famosos

The post Malu Mader: biografia, obras e personagens da atriz appeared first on TV Foco.

]]>
Aposentadoria por tempo de contribuição: reunimos as principais informações para você https://tvfoco.uai.com.br/aposentadoria-por-tempo-de-contribuicao/ Sat, 03 Jun 2023 00:25:01 +0000 https://www.otvfoco.com.br/?p=1718079 A aposentadoria por tempo de contribuição é um dos principais benefícios previdenciários oferecidos no Brasil. É um direito garantido aos trabalhadores que tenham cumprido um determinado período de contribuição ao sistema previdenciário, levando em consideração o tempo de trabalho formal registrado. Essa modalidade de aposentadoria leva em consideração o tempo de serviço, sem a necessidade […]

The post Aposentadoria por tempo de contribuição: reunimos as principais informações para você appeared first on TV Foco.

]]>

A aposentadoria por tempo de contribuição é um dos principais benefícios previdenciários oferecidos no Brasil. É um direito garantido aos trabalhadores que tenham cumprido um determinado período de contribuição ao sistema previdenciário, levando em consideração o tempo de trabalho formal registrado.

Essa modalidade de aposentadoria leva em consideração o tempo de serviço, sem a necessidade de idade mínima. Portanto, quanto maior o tempo de contribuição, mais cedo o trabalhador poderá requerer esse benefício.

No entanto, existem alguns critérios específicos para atingir a quantidade mínima de contribuição exigida. Neste sistema, homens e mulheres têm requisitos diferenciados em relação à idade.

É importante entender essas regras e critérios para planejar adequadamente a aposentadoria por tempo de contribuição.

O que é a aposentadoria por tempo de contribuição?

A Aposentadoria por Tempo de Contribuição é um benefício previdenciário oferecido no Brasil, concedido ao segurado que cumprir um período determinado de filiação e contribuição à Previdência Social, que pode ser classificada em Integral ou Proporcional.

O que pode ser considerado como tempo de contribuição

O tempo de contribuição pode ser considerado quando há o efetivo recolhimento das contribuições previdenciárias sobre uma atividade remunerada. Isso inclui períodos em que o trabalhador exerceu emprego formal, como registrado em carteira de trabalho, e realizou contribuições ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Como era a aposentadoria por tempo de contribuição antes da reforma

Antes da reforma da Previdência, a aposentadoria por tempo de contribuição era uma modalidade que permitia que o trabalhador se aposentasse quando cumprisse um determinado período de contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). As regras anteriores à reforma variavam de acordo com o sexo do trabalhador: 35 anos de contribuição para os homens e 30 anos de contribuição para as mulheres.

Além do tempo de contribuição, não havia idade mínima para solicitar esse tipo de aposentadoria. Ou seja, o trabalhador poderia se aposentar apenas com base no tempo de contribuição realizado ao longo de sua carreira.

E depois da reforma, o que mudou?

Após a reforma da Previdência, a aposentadoria por tempo de contribuição passou a ter algumas mudanças significativas. Foi estabelecida uma idade mínima de 62 anos para mulheres e 65 anos para homens, além de um tempo mínimo de contribuição de 15 anos para ambos.

Além disso, houve alterações no cálculo do benefício, exigindo 35 anos de contribuição para mulheres e 40 anos para homens a fim de receber 100% do salário.

Saiba quem tem direito à aposentadoria por tempo de contribuição

Além de cumprir o tempo de contribuição mínimo, os segurados também devem atender a outros requisitos para ter direito à aposentadoria por tempo de contribuição.

O tempo de contribuição necessário para o benefício é de 35 anos para os homens e 30 anos de para as mulheres

A carência mínima exigida para a concessão da aposentadoria por tempo de contribuição é de 180 meses, o que equivale a 15 anos de contribuição. Isso significa que o segurado precisa ter efetuado pelo menos 180 contribuições ao longo de sua vida laboral para ter direito ao benefício.

Além da carência, é necessário cumprir o tempo total de contribuição exigido e outros requisitos estabelecidos pela legislação previdenciária, como idade mínima, por exemplo.

O TV Foco faz questão de trazer as notícias mais importantes para a vida do brasileiro dentro e fora da TV

Como funciona o cálculo da aposentadoria por tempo de contribuição

Para compreender o cálculo da aposentadoria por tempo de contribuição, é necessário conhecer as diferentes modalidades disponíveis. Existem cinco formas principais de aposentadoria por tempo de contribuição:

  1. Regra antiga: Aposentadoria por tempo de contribuição (direito adquirido)
  2. Regra de transição 1: Idade progressiva
  3. Regra de transição 2: Pontos progressivos
  4. Regra de transição 3: Pedágio de 50%
  5. Regra de transição 4: Pedágio de 100%

Cada modalidade possui uma fórmula de cálculo específica, exceto as Regras de transição 1 e 2 (Idade e Pontos progressivos), que são calculadas da mesma maneira.

O cálculo da aposentadoria por tempo de contribuição (direito adquirido), com 35 anos de serviço para homens e 30 para mulheres, envolve os seguintes passos:

  1. Calcule a média dos seus 80% maiores salários a partir de julho de 1994.
  2. Multiplique essa média pelo Fator Previdenciário.

O Fator Previdenciário é um índice utilizado no cálculo da aposentadoria, levando em consideração a idade do segurado, o tempo de contribuição, a expectativa de vida e a alíquota de contribuição.

Saiba quanto tempo falta para se aposentar (por idade ou tempo de contribuição)

Entenda as regras de transição da aposentadoria por tempo de contribuição

A aposentadoria por tempo de contribuição possui algumas regras de transição que foram estabelecidas pela Reforma da Previdência de 2019. Essas regras foram criadas para adequar a transição entre o antigo sistema e o novo sistema previdenciário. Veja abaixo as principais regras de transição:

Por pontos

Nessa regra, é necessário alcançar uma pontuação mínima, que é calculada somando a idade do segurado com o tempo de contribuição. Inicialmente, a pontuação mínima é de 86 pontos para mulheres e 96 pontos para homens. A cada ano, a pontuação aumenta em um ponto, até atingir 100 pontos para mulheres em 2033 e 105 pontos para homens em 2028.

Por idade mínima

Nessa regra, é necessário atingir uma idade mínima, que vai aumentando gradualmente ao longo dos anos. Além disso, também é necessário cumprir um tempo mínimo de contribuição. Para as mulheres, a idade mínima inicial é de 56 anos, e para os homens é de 61 anos. A cada ano, a idade mínima aumenta em seis meses, até chegar a 62 anos para mulheres e 65 anos para homens.

Pedágio 50%

Nessa regra, é necessário cumprir um tempo de contribuição adicional equivalente a 50% do tempo que faltava para atingir o requisito de tempo de contribuição na data da promulgação da Reforma da Previdência (13/11/2019). Por exemplo, se faltavam 4 anos para atingir os requisitos, será necessário contribuir por mais 2 anos.

Pedágio 100%

Nessa regra, é necessário cumprir um tempo de contribuição adicional equivalente ao dobro do tempo que faltava para atingir o requisito de tempo de contribuição na data da promulgação da Reforma da Previdência. Por exemplo, se faltavam 3 anos para atingir os requisitos, será necessário contribuir por mais 6 anos.

Entenda melhor como funcionam as regras de transição:

Acompanhe o TV Foco e fique por dentro das notícias mais importantes

Conclusão

A Aposentadoria por Tempo de Contribuição é uma modalidade de benefício previdenciário que exige um tempo mínimo de contribuição para que o segurado tenha direito a se aposentar. Antes da Reforma da Previdência de 2019, as regras eram mais flexíveis, permitindo aposentadoria com tempo mínimo de contribuição e idade específica. No entanto, após a reforma, foram estabelecidas novas regras de transição, como idade progressiva, pontos progressivos e pedágio, que visam adequar a transição entre os sistemas previdenciários. É importante buscar informações atualizadas para entender as regras específicas e planejar a aposentadoria de forma adequada.

The post Aposentadoria por tempo de contribuição: reunimos as principais informações para você appeared first on TV Foco.

]]>
Mulheres Apaixonadas: relembre essa novela inesquecível https://tvfoco.uai.com.br/mulheres-apaixonadas/ Mon, 29 May 2023 19:45:24 +0000 https://www.otvfoco.com.br/?p=1708429 Mulheres Apaixonadas é uma telenovela produzida pela TV Globo, transmitida originalmente de 17 de fevereiro a 10 de outubro de 2003, em um total de 203 capítulos, sendo que o último capítulo foi reprisado em 11 de outubro de 2003. A novela entrou no lugar de Esperança e foi sucedida por Celebridade. Alcançou uma média […]

The post Mulheres Apaixonadas: relembre essa novela inesquecível appeared first on TV Foco.

]]>

Mulheres Apaixonadas é uma telenovela produzida pela TV Globo, transmitida originalmente de 17 de fevereiro a 10 de outubro de 2003, em um total de 203 capítulos, sendo que o último capítulo foi reprisado em 11 de outubro de 2003. A novela entrou no lugar de Esperança e foi sucedida por Celebridade.

Alcançou uma média final de 47 pontos de audiência, representando um aumento de 9 pontos em comparação aos 38 pontos registrados pela novela anterior, Esperança. Essa elevação na audiência demonstra o sucesso e o envolvimento do público com a trama.

Fique por dentro do que vai acontecer nos próximos capítulos da sua novela preferida

Mulheres apaixonadas: uma novela que marcou época

A trama foi escrita por Manoel Carlos, com a colaboração de Maria Carolina, Fausto Galvão e Vinícius Vianna. A direção da novela foi compartilhada por José Luiz Villamarim, Marcelo Travesso, Rogério Gomes e Ary Coslov, com a direção geral de Ricardo Waddington, Gomes e Villamarim, e a direção de núcleo a cargo de Waddington.

Posteriormente, a novela foi reprisada no programa Vale a Pena Ver de Novo, entre 1º de setembro de 2008 e 27 de fevereiro de 2009, em um total de 130 capítulos.

O canal Viva, que pertence à Globosat, exibiu a novela completa como parte das comemorações dos dez anos do canal, entre 24 de agosto de 2020 e 16 de abril de 2021.

A partir de 29 de maio de 2023, a novela será reprisada novamente no programa Vale a Pena Ver de Novo, substituindo O Rei do Gado. Essa segunda reprise ocorre no ano em que a novela completa 20 anos de sua estreia, e também marca o aniversário de 90 anos do autor Manoel Carlos.

Enredo de Mulheres Apaixonadas

Mulheres Apaixonadas  conta a história de diversas mulheres em diferentes estágios de suas vidas e relacionamentos. A trama aborda temas como amor, paixão, traição, violência doméstica, preconceito e amizade.

A protagonista da história é Helena, uma mulher casada com Téo, um saxofonista de uma banda de jazz. Apesar de ter um casamento estável, Helena sente a falta da paixão e questiona sua verdadeira felicidade ao lado dele. Ela é diretora da Escola Ribeiro Alves (ERA), que pertence ao marido e à sua cunhada, Lorena.

Helena tem duas irmãs, Hilda e Heloísa, que também são casadas. Hilda é esposa de Leandro e Heloísa é casada com Sérgio, por quem Helena sente um ciúme doentio. As três irmãs são confidentes e compartilham suas angústias e incertezas sobre o futuro e a busca pela felicidade.

No decorrer da história, Helena começa a desconfiar que Téo está tendo um caso com Fernanda, uma ex-garota de programa. No entanto, ela não sabe que Fernanda é a mãe biológica de Lucas, filho adotivo do casal, e essa descoberta só acontece após a morte da mulher.

Em meio a essas dúvidas e conflitos, Helena reencontra César, um antigo amor que ela abandonou para se casar com Téo. Esse reencontro faz com que ela questione as escolhas que fez em sua vida e se pergunte se teria se casado com a pessoa certa. César, que ficou viúvo, é um neurocirurgião na mesma cidade onde mora Helena e trabalha na clínica onde sua enteada Luciana também é funcionária. Marcinha, filha de César, estuda na escola ERA, o que aproxima ainda mais os personagens.

César guarda ressentimentos em relação ao abandono sofrido por Helena no passado e se tornou um homem rude e temido por seus colegas de trabalho na clínica. Ao longo da novela, os relacionamentos e as emoções dessas mulheres são explorados, revelando segredos, desejos reprimidos e o impacto das escolhas feitas ao longo de suas vidas.

Fique por dentro das principais notícias e o resumo dos próximos capítulos da sua novela preferida

Personagens e elenco de Mulheres Apaixonadas

A novela contou com um elenco diversificado, repleto de talentosos atores e atrizes que deram vida a personagens marcantes.

  • Christiane Torloni como Helena Moraes Ribeiro Alves
  • José Mayer como Dr. César Andrade de Melo
  • Tony Ramos como Téo Ribeiro Alves
  • Susana Vieira como Lorena Ribeiro Alves
  • Giulia Gam como Heloísa Moraes Vasconcelos
  • Marcello Antony como Sérgio Vasconcelos
  • Helena Ranaldi como Raquel de Almeida Martins
  • Dan Stulbach como Marcos Soares Mendonça
  • Carolina Dieckmann como Edwiges Batista
  • Erik Marmo como Cláudio Gonzaga Moretti
  • Camila Pitanga como Drª. Luciana Ribeiro Alves
  • Rodrigo Santoro como Diogo Ribeiro Alves Nogueira
  • Vanessa Gerbelli como Fernanda Machado Oliveira
  • Vera Holtz como Santana Gurgel
  • Lavínia Vlasak como Estela de Azevedo Franco
  • Nicola Siri como Padre Pedro Vicenza
  • Regiane Alves como Dóris de Souza Duarte
  • Marcos Caruso como Carlos de Souza Duarte (Carlão)
  • Martha Mellinger como Irene Duarte
  • Oswaldo Louzada como Leopoldo Duarte
  • Carmem Silva como Flora de Souza Duarte
  • Maria Padilha como Hilda Moraes Sampaio Vianna
  • Eduardo Lago como Leandro Sampaio Vianna
  • Carolina Kasting como Drª. Laura Medeiros
  • Natália do Vale como Silvia

Abaixo, um resumo dos principais personagens e seus respectivos atores:

Helena (Christiane Torloni)

Personagem principal, vivida por Christiane Torloni, que passa por diversas transformações e dilemas pessoais. Ela reencontra César Batista (José Mayer), um antigo amor que ela abandonou para se casar com Téo (Tony Ramos). Esse reencontro faz com que Helena repense suas escolhas e se questione se teria se casado com a pessoa certa.

Além disso, Helena descobre suspeitas de traição por parte de Téo, relacionadas a um possível caso com Fernanda (interpretada por Vanessa Gerbelli), uma ex-garota de programa.

César (José Mayer)

Interpretado por José Mayer. Um neurocirurgião viúvo e representa um antigo amor na vida de Helena. César guarda ressentimentos em relação ao abandono que sofreu por parte de Helena, quando ela decidiu se casar com Téo. Esses ressentimentos moldaram sua personalidade, tornando-o um homem rude e temido pelos colegas de trabalho na clínica onde atua. O reencontro entre César e Helena traz à tona questões não resolvidas do passado

Laura Medeiros (Carolina Kasting)

Laura, vivida por Carolina Kasting, é uma especialista em neurologia, assistente de César (José Mayer). Presença constante na vida de César, tanto no ambiente de trabalho quanto nos escassos momentos de lazer do médico, que é viúvo. Com o falecimento de Isabel (Cris Bonna), Laura nutre uma forte esperança de poder assumir oficialmente seu relacionamento com o médico, por quem é profundamente apaixonada.

Teófilo Ribeiro (Tony Ramos)

Téo, vivido por Tony Ramos, é formado em literatura mas não exerce a profissão. Apaixonado pela música, se dedica a tocar saxofone em uma banda que se apresenta em um bar localizado em um hotel do Rio de Janeiro.

Téo já foi casado com Helena (Christiane Torloni), é irmão de Lorena (Susana Vieira), pai de Luciana (Camila Pitanga), fruto de um romance com a cantora Pérola (Elisa Lucinda).

O saxofonista também pai de Salete (Bruna Marquezine) e Lucas (Victor Curgula), filhos de Fernanda (Vanessa Gerbelli), ex-garota de programa.

Salete Machado (Bruna Marquezine)

Téo teve um envolvimento amoroso com Fernanda (Vanessa Gerbelli), que naquela época trabalhava como profissional do sexo. Desse relacionamento, nasceu Lucas, que foi adotado por Téo e Helena (Cristiane Torloni).

Após o falecimento de Fernanda, Téo luta para obter a guarda de Salete (Bruna Marquezine) e livrá-la completamente das garras maliciosas de Inês (Manoelita Lustosa), a avó gananciosa da menina. Inês fará de tudo para tirar dinheiro de Téo e maltratar a criança. Felizmente, por meio de um teste de DNA, Téo descobre que também é pai biológico de Salete, e com o resultado do exame, Inês é impedida de continuar a atormentá-los.

Luciana Ribeiro (Camila Pitanga)

Luciana, vivida por Camila Pitanga, é fruto da relação entre Téo (Tony Ramos) e Pérola (Elisa Lucinda), e mantém uma ótima relação com os pais. Ela é muito amada pela família paterna e tem um excelente convívio com seu padrasto, o músico Ataulfo (Laércio de Freitas), e com seu meio-irmão Jairo (Diego Jack), que é filho do atual relacionamento de sua mãe. Luciana é uma médica em residência e divide um apartamento com sua amiga Tereza (Tila Teixeira).

Temas polêmicos abordados em Mulheres Apaixonadas

A trama aborda a complexidade dos relacionamentos amorosos e as diversas facetas do amor, explorando os desafios e as transformações pelas quais os personagens passam ao longo da trama. Trazendo diversos temas sociais relevantes, como a violência contra a mulher, a violência contra idosos, a homossexualidade e até mesmo um amor proibido envolvendo um padre.

Violência doméstica

Em Mulheres Apaixonadas, a violência doméstica foi abordada de forma impactante e realista, destacando suas consequências e buscando conscientizar o público sobre esse grave problema social. A trama apresentou um caso principal de violência contra a mulher.

O caso envolveu Raquel (Helena Ranaldi), que era vítima de agressões físicas por parte de seu ex-marido, Marcos (Dan Stulbach). A novela retratou as constantes agressões sofridas por Raquel, revelando a crueldade e o ciclo de violência que ela enfrentava. Essa história trouxe à tona a importância de denunciar a violência doméstica e buscar apoio para romper com um relacionamento abusivo.

Além deste, outro caso de violência é abordado na novela. Onde a personagem Dóris, vivida por Regiane Alves, com uma personalidade difícil, trata seus avós, Flora (Carmem Silva) e Leopoldo (Oswaldo Louzada), com desprezo, falta de respeito e frequentemente faz comentários cruéis em relação à idade deles. Seu comportamento abusivo e desrespeitoso evidencia a violência psicológica.

Amor entre pessoas de idades diferentes

Raquel (Helena Rinaldi) é professora de Educação Física do colégio ERA que se envolve e vive uma paixão avassaladora com seu aluno, menor de idade, Fred, que também sofrerá na mãos do ex-marido da professora, Marcos (Dan Stulbach)

Infidelidade

Um dos casos de infidelidade da trama é com a personagem Silvia (Natália do Vale), que decide acabar com a monotonia de se casamento com Afrânio (Paulo Figueiredo) e insatisfeita com a falta de emoção em sua vida conjugal, inicia uma relação extraconjugal com o motorista Caetano (Paulo Coronato), namorado de sua empregada.

Cenas marcantes de “Mulheres Apaixonadas”

Com momentos marcantes e personagens emblemáticos, a novela trouxe à tona uma variedade de temas sociais relevantes, como a violência doméstica, a homossexualidade feminina, o vício em álcool, o compromisso celibatário e o ciúme obsessivo. Relembre algumas das cenas mais memoráveis da trama:

Fernanda revela a Helena que Lucas é seu filho com Téo

Fernanda revelará que Lucas é, de fato, filho de Téo, enfatizando que ele pretendia revelar esse segredo no dia em que foram baleados. A ex-profissional do sexo implorará a Helena que continue amando Lucas como se ele fosse seu próprio filho. A protagonista de Mulheres Apaixonadas garantirá que nunca deixará de amá-lo, assegurando seu amor incondicional pelo menino.

Marcos bate em Raquel com uma raquete de tênis

Em uma das cenas mais intensas da trama escrita por Manoel Carlos, Marcos ficará extremamente furioso por não ter sido convidado para o aniversário de sua esposa. Em meio à sua fúria, ele acabará agredindo-a com uma raquete. A situação se desencadeia quando a mulher tenta disfarçar a falta de convite, alegando que não planeja fazer nenhuma comemoração, porém, Marcos não se contentará com suas desculpas e reagirá de forma violenta.

Marcos bate em Raquel com uma raquete (Foto: Reprodução/Globo)

Marcos bate em Raquel com uma raquete (Foto: Reprodução/Globo)

Heloísa esfaqueia o marido Sérgio

Heloísa, tomada por uma profunda perturbação, acabou agindo de forma imprudente e cometeu um ato extremo. Durante mais uma discussão acalorada com Sérgio, os dois protagonizaram uma cena de escândalo no meio de um hotel. Sentindo-se completamente irritada, Heloísa, em um momento de descontrole, pegou uma faca e partiu em direção a Sérgio, e feriu o marido.

Téo e Fernanda são atingidos por uma bala perdida

Depois de várias premonições da filha Salete (Bruna Marquezine), Fernanda (Vanessa Gerbelli) e Téo (Tony Ramos) são baleados em uma troca de tiros no trânsito do Leblon. O músico toma um tiro e Fernanda se desespera ao ver Téo caído no chão, ao tentar voltar para ajudá-lo, recebe dois tiros, um no peito e outro no ombro.

Fernanda (Vanessa Gerbelli) e Téo (Tony Ramos) são vítimas de bala perdida

Fernanda (Vanessa Gerbelli) e Téo (Tony Ramos) são vítimas de bala perdida (Foto: Reprodução/Globo)

Curiosidades da novela “Mulheres Apaixonadas”

A personagem de Christiane Torloni na novela foi a sexta Helena criada por Manoel Carlos em suas tramas.

Ser uma Helena é um prêmio, um presente. E a personagem era uma anti-heroína, mas também a mocinha. Isso é um artifício magnífico de humanização dos personagens. É uma relação de identificação profunda, quanto mais complexo é o personagem, mais sucesso ele faz”, disse a atriz.
Aos 8 anos, a atriz Bruna Marquezine, interpretou seu primeiro papel de destaque na Globo.
Mulheres Apaixonadas conquistou reconhecimento internacional e foi vendida para diversos países, entre eles Israel.
No Brasil, foi reprisada no Vale a Pena Ver de Novo em setembro de 2008, permitindo que o público revivesse a emocionante história e entrou para a plataforma de streaming Globoplay em maio de 2021.

Saiba tudo sobre as principais novelas aqui

 

The post Mulheres Apaixonadas: relembre essa novela inesquecível appeared first on TV Foco.

]]>
Ganhadores do BBB: lista completa de vencedores do Big Brother Brasil https://tvfoco.uai.com.br/ganhadores-do-bbb/ Tue, 16 May 2023 19:37:08 +0000 https://www.otvfoco.com.br/?p=1704384 O Big Brother Brasil é um reality show transmitido pela Rede Globo e, desde sua estreia em 2002, conquistou um enorme sucesso. Apesar das mudanças ao longo dos anos nas regras e formatos do programa, uma coisa permanece constante: ao final de cada temporada, o público escolhe um dos participantes para se tornar o grande […]

The post Ganhadores do BBB: lista completa de vencedores do Big Brother Brasil appeared first on TV Foco.

]]>

O Big Brother Brasil é um reality show transmitido pela Rede Globo e, desde sua estreia em 2002, conquistou um enorme sucesso. Apesar das mudanças ao longo dos anos nas regras e formatos do programa, uma coisa permanece constante: ao final de cada temporada, o público escolhe um dos participantes para se tornar o grande vencedor da disputa.

Quais foram os ganhadores do BBB?

Vamos relembrar os ganhadores do BBB, conhecer como foram suas vitórias e como estão atualmente.

BBB 1 (2002): Kleber de Paula (Klebber Bambam)

Kleber Bambam no BBB1 e atualmente

Klebber Bambam no BBB1 e atualmente (Foto: Reprodução Globo/Instagram)

Bambam ganhou fama ao participar da primeira temporada do reality show Big Brother Brasil, onde se consagrou como o grande vencedor com uma impressionante votação de 68% na final, superando Vanessa Pascale (21%) e André Gabeh (11%).

O prêmio concedido a Bambam foi de R$ 500 mil e um automóvel. A final do BBB 1 alcançou uma audiência histórica de 59 pontos, estabelecendo um recorde entre todas as finais do programa até o momento.

Após sua saída do programa, Bambam seguiu uma carreira na Rede Globo, atuando em produções como o seriado A Turma do Didi. Além disso, ele também chamou a atenção ao posar nu para a revista G Magazine em janeiro de 2007.

Em 2013, recebeu o convite para participar do Big Brother Brasil 13, mas optou por desistir do programa na primeira semana.

No ano de 2018, Bambam tomou a decisão de se mudar para os Estados Unidos e perseguir uma carreira como fisiculturista. Em um período de apenas três meses, conquistou o primeiro lugar no campeonato de fisiculturismo realizado em Las Vegas, representando o Brasil.

Com um peso acima de 100kg, competiu com atletas fitness de várias nacionalidades, levando a melhor na categoria Master (acima de 35 anos) e garantindo o terceiro lugar na categoria sênior e hoje fatura também como garoto-propaganda de marcas fitness.

BBB 2 (2003): Rodrigo Leonel (Rodrigo Cowboy)

Rodrigo Cowboy vencedor do BBB2

Antes de depois de Rodrigo Cowboy, vencedor do BBB2 (Foto: Globo/Instagram)

Rodrigo Leonel foi um dos ganhadores do BBB, o grande vencedor da segunda edição do Big Brother Brasil, conquistando 65% dos votos e deixando para trás Manuela Saadeh (2º lugar) e Cida Moraes (3º lugar).

Na época, os votos do reality eram realizados por telefone ou SMS, e a final contou com uma impressionante marca de mais de 10 milhões de votos.

Após a vitória, Rodrigo optou por se manter afastado dos holofotes enquanto decidia como gastar seu prêmio de R$ 500 mil. Ele decidiu investir o dinheiro adquirindo mil bezerros, cada um no valor de R$ 350. Sua ideia era lucrar com a criação dos animais em uma fazenda alugada. No entanto, parece que o negócio não teve sucesso.

Durante muitos anos, pouco se soube sobre o paradeiro de Rodrigo. No entanto, em julho de 2019, o ex-BBB ressurgiu em uma entrevista, revelando que havia perdido todo o seu prêmio.

De acordo com Rodrigo, suas escolhas de investimento e gastos não foram bem-sucedidas, levando-o à falência. Atualmente, ele vive de maneira humilde no interior de São Paulo, junto com sua esposa e filhos. Atualmente, trabalha como consultor em fazendas em Ribeirão Preto (SP). Infelizmente, ele nunca conseguiu recuperar o dinheiro do prêmio.

Além disso, o ex-BBB mencionou que havia usado parte do dinheiro para comprar imóveis para sua mãe e filhas. No entanto, as filhas tiveram que devolver os apartamentos posteriormente. Rodrigo e sua família seguem em frente, enfrentando os desafios da vida diária, mesmo com as dificuldades financeiras que enfrentaram.

BBB 3 (2004): Dhomini Ferreira

Dentre os ganhadores do BBB, Dhomini Ferreira enfrentou uma das finais mais acirradas de toda a história do reality show brasileiro, vencendo com uma margem apertada de 51% dos votos contra os 49% da segunda colocada, Elane Silva. Os R$ 500 mil que recebeu como prêmio foram destinados a investimentos em terrenos, imóveis e até mesmo um posto de gasolina. No entanto, atualmente, sua situação financeira é diferente.

Dhomini confessou que perdeu todo o dinheiro conquistado no BBB 3. Após sair do confinamento, ele fez uma série de investimentos que não tiveram o resultado esperado. O ex-BBB também tentou uma carreira musical, mas não obteve sucesso nessa empreitada.

Atualmente, Dhomini é empresário e trabalha ao lado de sua esposa, Adriana, na venda de cosméticos. Além disso, o casal, que tem cinco filhos, realiza palestras motivacionais, abordando temas relacionados ao empreendedorismo. Apesar das dificuldades enfrentadas após o programa, eles buscam seguir em frente com seus negócios e compartilhar suas experiências com o público.

Na terceira edição do Big Brother Brasil, Dhomini também ganhou notoriedade por seu relacionamento com Sabrina Sato dentro da casa. No entanto, após o programa, suas tentativas de investimentos em postos de gasolina, imóveis e a carreira musical não trouxeram os resultados esperados.

Vale mencionar que ele participou posteriormente do BBB 13, mas foi eliminado na segunda semana após se envolver em uma polêmica, ao declarar que havia arrancado os dentes de seu cachorro com um machado.

BBB 4 (2005): Cida dos Santos

Antes e depois de Cida dos Santos, campeã do BBB4

Antes e depois de Cida dos Santos, campeã do BBB4 (Foto: Montagem/Globo)

Entre os ganhadores do BBB, Cida Santos possui o título de ser a primeira mulher a conquistar o prêmio do BBB. Em 2004, a ex-babá saiu vitoriosa do reality com 69% dos votos, deixando Thiago Lira em segundo lugar com 31% dos votos, e recebeu o prêmio de R$ 500 mil.

Logo após deixar o confinamento, Cida contratou um policial chamado Carlos José Pimenta como seu segurança. Com o tempo, a relação profissional evoluiu para um romance, e o casal passou a morar junto, se casou e teve dois filhos. No entanto, três anos depois, Cida denunciou o companheiro por agressão, o que levou ao fim do relacionamento.

A primeira ação de Cida com o dinheiro do prêmio foi adquirir uma casa própria, com piscina, em Mangaratiba (RJ), sua cidade natal. Além disso, ela comprou uma casa para sua irmã e quitou dívidas de alguns familiares. Infelizmente, a ex-BBB perdeu a maior parte do dinheiro emprestando para conhecidos que nunca lhe devolveram.

Atualmente, Cida está em seu segundo casamento, celebrado em 2019, e mora com seu novo marido e seus dois filhos, agora adolescentes, em uma casa simples na cidade de Itaguaí, na região metropolitana do Rio de Janeiro. Sem um emprego fixo, ela recebeu algumas propostas para trabalhar no meio artístico, mas optou por recusá-las.

BBB 5 (2005): Jean Wyllys

Ex-BBB: vencedor da 5ª edição, Jean Willys hoje vive na Alemanha

Ex-BBB: vencedor da 5ª edição, Jean Willys (Foto: Montagem/Globo)

E vamos a mais um dos vários ganhadores do BBB. Jean Wyllys foi o vencedor do Big Brother Brasil 5 com 55% dos votos, levando para casa o prêmio de R$1 milhão. Até a quarta edição do reality, os vencedores levavam um prêmio de R$ 500 mil.

Na competição, Grazi Massafera ficou em segundo lugar, com 40%, e recebeu R$ 50 mil. Já Sammy Ueda, ficou em terceiro e ganhou R$ 20 mil.

Depois de participar do reality show, Jean entrou para a política, sendo eleito deputado federal pelo PSOL em 2010. Além disso, ele se destacou na luta pelos direitos da comunidade LGBT+.

Em 2018, Jean desistiu do mandato e se mudou para a Alemanha devido a ameaças de morte que recebeu.

Ele é um dos poucos ganhadores do reality show que não usa o rótulo de campeão em suas redes sociais. Jean nunca comentou sobre o que fez com o prêmio do BBB, mas em 2018, declarou um patrimônio de R$1.196.491,26. Atualmente, ele vive na Alemanha e se dedica aos estudos.

BBB 6 (2006): Mara Viana

Campeã do 'BBB 6', Mara Viana

Ates e depois da campeã do ‘BBB 6’, Mara Viana (Foto: Reprodução)

Com seu carisma, generosidade e espírito materno, Mara Viana conquistou o título de vencedora do reality show em 2006, com 47% dos votos, e ainda levou para casa dois carros zero quilômetro como prêmio. Com o dinheiro ganho, ela conseguiu custear o tratamento de sua filha Araci, adquiriu uma bela casa na Bahia e se formou em Teologia.

Após receber o prêmio de R$ 1 milhão, Mara pôde arcar com as despesas do tratamento da filha e também realizou investimentos, além de apoiar um projeto social em Porto Seguro, na Bahia. Ela chegou a comprar uma pousada no passado, mas posteriormente a demoliu para construir um pequeno prédio no mesmo local.

Além de sua casa na cidade, Mara possui um apartamento em Vitória da Conquista, também na Bahia.

Na época em que venceu o reality, Mara trabalhava como auxiliar de enfermagem e buscava meios de custear o tratamento de sua filha, que tinha 6 anos na época e enfrentava dificuldades para andar devido a uma lesão causada pela paralisia cerebral. Atualmente, aos 22 anos, Aracy Viana já recuperou a capacidade de caminhar e está cursando Direito na faculdade, iniciado em 2019.

Além de investir no bem-estar de sua família, Mara também investiu em sua própria educação. Ela está no segundo curso universitário, estudando Psicologia. Em 2019, antes de embarcar nessa área, ela concluiu sua formação em Teologia.

BBB 7 (2007): Diego Gasques (Alemão)

Diego Alemão com Isis e Fani no BBB 7 e hoje

Diego Alemão com Isis e Fani no BBB 7 e atualmente (Foto: Globo/Montagem)

Diego Alemão, após passar 85 dias no confinamento, sagrou-se vencedor do BBB 7 com uma expressiva votação de 91%, conquistando o prêmio de um milhão de reais e entrando para o ranking de ganhadores do BBB.

Durante sua participação, ele foi o centro de um triângulo amoroso envolvendo Íris Stefanelli e Fani Pacheco, e enfrentou cinco paredões, conquistando a simpatia do público.

Após sua jornada no “Big Brother Brasil”, Diego Alemão continua sendo um dos ex-participantes mais famosos da história do reality show no país. O vencedor do “BBB 7” inicialmente recebeu o prêmio de R$ 1 milhão, mas pouco tempo depois viu sua fortuna triplicar.

“Eu ganhei um milhão no programa. Então, 15 dias depois, recebi uma ligação e já tinha dois milhões. Três meses depois, eu já tinha três milhões. Havia dias em que eu ganhava 20, 25 mil reais para apenas sorrir por duas horas, mas eu fazia isso em quatro, cinco estados em um dia”, revelou.

Atualmente, Diego atua como empresário e trabalha no setor imobiliário. Nas horas vagas, ele aproveita para ir à praia e praticar surf, uma paixão que o acompanha desde a infância. Ele é casado com Andresa Malucelli e tem um casal de filhos.

BBB 8 (2008): Rafinha Ribeiro

Ates e depois do campeão do 'BBB 8', Rafinha (Foto: Reprodução)

Ates e depois do campeão do ‘BBB 8’, Rafinha (Foto: Reprodução)

Rafinha foi o vencedor da oitava edição do BBB em uma disputa acirrada, conquistando 50,15% dos votos. Após 78 dias de confinamento, o músico saiu como o grande vencedor, levando para casa o prêmio de R$ 1 milhão, enquanto a modelo Gyselle ficou em segundo lugar, recebendo R$ 100 mil.

A votação final contabilizou mais de 76 milhões de votos, sendo que precisou ser prorrogada por um minuto para desempatar a disputa entre Rafinha e Gyselle, com uma diferença de cerca de 134 mil votos.

Na época do programa, Rafinha tinha 26 anos, trabalhava como verdureiro e era vocalista de uma banda de rock. Atualmente, ele é tatuador e possui seu próprio estúdio em Campinas.

O prêmio recebido foi investido em imóveis e no estúdio em que ele também trabalha. Rafinha aproveitou a oportunidade para realizar seus sonhos e construir uma base sólida para seu futuro.

BBB 9 (2009): Maximiliano Porto (Max)

Max Porto venceu o BBB9

Max Porto venceu o BBB9 – Fotos: Reprodução/TV Globo e Instagram

Um dos ganhadores do BBB que passou sufoco. Max conquistou o título de campeão do BBB 9 em uma disputa acirrada, com uma diferença mínima para a segunda colocada, Priscila, que ficou em segundo lugar por uma margem de apenas 0,24%.

A grande final do BBB 9 foi ao ar em 07 de abril, consagrando Max como o vencedor do prêmio de um milhão de reais. A diferença entre sua votação e a de Priscila foi extremamente apertada. Francine, que ficou em terceiro lugar, recebeu um prêmio de 50 mil reais.

Durante o jogo, ele deixou claro que estava disposto a fazer o que fosse necessário para ganhar o prêmio, adotando uma estratégia diferenciada em relação aos vencedores das edições anteriores.

Atualmente, segue sua carreira como artista plástico e está envolvido na área de jogos. Ele revelou que utilizou todo o dinheiro do prêmio para pagar dívidas e aproveitar a vida, sem arrependimentos.

Conhecido por ser uma figura icônica e um estrategista assumido, Max conquistou o BBB 9 após estudar e observar a postura dos vencedores das edições anteriores. Por um tempo, ele também atuou como coach para futuros candidatos ao programa, embora esse serviço não tenha alcançado o sucesso esperado.

BBB 10 (2010): Marcelo Dourado

Marcelo Dourado no BBB4, BBB10 e atualmente

Marcelo Dourado no BBB4, BBB10 e atualmente (Foto: Montagem)

A décima edição do BBB marcou o retorno de ex-participantes, incluindo o polêmico, estrategista e bad boy Marcelo Dourado. O lutador de jiu-jitsu teve duas experiências distintas no programa.

No BBB4, ele não conquistou a simpatia dos fãs. No entanto, em sua segunda participação, no BBB10, Dourado saiu vitorioso, levando para casa o prêmio de R$1,5 milhão.

Na quarta edição, o gaúcho não conseguiu formar laços significativos e enfrentou algumas hostilidades dos outros participantes devido ao seu comportamento mais rígido. Ele se envolveu em conflitos e discussões acaloradas. No BBB10, Dourado teve uma segunda chance e conseguiu se reerguer, conquistando o apoio do público.

Na final, ele superou Fernanda Cardoso e Cadu, e recebeu o prêmio inédito de R$1,5 milhão. Dourado obteve 60% dos 154 milhões de votos.

Atualmente, Marcelo Dourado é um campeão de jiu-jitsu e divide seu tempo entre as artes marciais, sua carreira como personal trainer e seu trabalho como empresário.

BBB 11 (2011): Maria Melilo

Antes e depois de Maria Melilo, campeã do BBB11

Antes e depois de Maria Melilo, campeã do BBB11 (Foto: Reprodução)

No BBB11, Maria Melilo teve uma história marcante ao passar por um sofrimento amoroso e buscar revanche se envolvendo com outro homem dentro da casa, o que lhe rendeu 43% dos votos na final. Ela se destacou pelo seu bom humor e divertiu seus colegas de confinamento com suas famosas “mariadas”. A ex-BBB cometeu alguns equívocos, confundindo um torneiro mecânico com um touro mecânico e interpretando a palavra “aliado” de forma negativa, entre outras confusões.

Assim como Diego Alemão, Maria Melilo também viveu um dilema amoroso. Logo na primeira semana do programa, ela iniciou um romance com Mauricio, apelidado de Mau Mau, mas ele foi eliminado na segunda semana do jogo.

Em seguida, Maria Melilo se envolveu com Wesley. No entanto, houve uma reviravolta no reality quando Mauricio retornou ao programa através de uma repescagem da casa de vidro e ignorou completamente a sister. Maria decidiu, então, ficar definitivamente com Wesley. O comportamento de Maria Melilo naquela época gerou muita repercussão.

Maria Melilo venceu a 11ª edição do BBB, entrando para o ranking de ganhadores do BBB ao conquistar o prêmio de R$ 1,5 milhão ao receber 43% dos votos do público, enquanto seu adversário Wesley obteve 31%. Daniel ficou em terceiro lugar, com 26% dos votos.

Após sair do confinamento, Maria investiu o prêmio milionário em imóveis e atualmente continua atuando como modelo.

BBB 12 (2012): Fael Cordeiro

Antes e depois de Fael Cordeiro

Antes e depois de Fael Cordeiro (Reprodução)

Fael Cordeiro foi consagrado como o vencedor do BBB12 com uma impressionante aprovação de 92% dos votos, a maior porcentagem já alcançada pelo público em todas as edições do programa. Ele levou para casa o prêmio de R$ 1,5 milhão.

O veterinário competiu na final contra Fabiana Teixeira, que recebeu apenas 8% dos votos. Com apenas 25 anos na época, Fael se destacou como um dos participantes mais memoráveis do programa, enfrentando o Paredão em três ocasiões.

Após sua vitória no BBB12, Fael optou por se afastar da mídia e expandiu sua fortuna por meio de investimentos em empreendimentos. O ex-BBB atualmente possui duas fazendas dedicadas à criação de gado, consolidando sua trajetória no ramo agropecuário.

BBB 13 (2013): Fernanda Keulla

Vencedora do BBB13, Fernanda Keulla

Dentre os ganhadores do BBB, temos Fernanda Keulla (Foto: Reprodução)

A vencedora da décima terceira temporada continua sendo bem-sucedida até os dias atuais e alcançou projetos significativos, inclusive na emissora TV Globo.

Fernanda conquistou a vitória no programa com uma margem de 62,79% dos votos. O segundo lugar foi ocupado por Nasser, com 28,29%, e em terceiro lugar ficou a participante paranaense Andressa, com 8,92% dos votos.

Durante sua participação, a advogada iniciou um relacionamento com André Martinelli, que foi eliminado próximo da final. Na época, o casal cativou o público e se tornou o queridinho da temporada.

Fernanda e André permaneceram juntos por dois anos após o fim do confinamento, porém, infelizmente, o relacionamento não prosperou e eles se separaram.

Atualmente, Fernanda abandonou de vez sua antiga profissão e deixou a advocacia de lado. A vencedora do BBB13 atua como apresentadora do Canal Modo Viagem, exibido no serviço de streaming Globoplay, e também no programa Galera Esporte Clube, da emissora RedeTV!.

Além disso, ela trabalha como influenciadora digital e realizou diversos trabalhos temporários como repórter em outras temporadas do BBB.

BBB 14 (2014): Vanessa Mesquita

Vanessa Mesquita participou e ganhou o BBB14

Vanessa Mesquita participou e ganhou o BBB14 – (Foto: Reprodução/ Instagram/TV Globo)

A vencedora do BBB14 foi a participante Vanessa, natural de São Paulo, que conquistou o prêmio de R$ 1,5 milhão com o apoio de 53% dos votos do público. Durante sua jornada no programa, ela teve um relacionamento dentro da casa com a participante Clara e enfrentou o paredão em cinco ocasiões.

A segunda colocada foi a participante Ângela, que recebeu 28% dos votos. Clara, que foi o par romântico da vencedora, conquistou o terceiro lugar.

Vanessa fez bom uso do prêmio, investindo o dinheiro e obtendo rendimentos que lhe permitiram pagar pelos estudos de medicina veterinária, proporcionar uma vida mais confortável para sua família e criar um projeto para auxiliar animais abandonados.

No momento atual, a médica veterinária está noiva de um músico chamado Thor Moraes.

BBB 15 (2015): Cézar Lima

Cezar Lima, campeão do BBB15

Cezar Lima, é um dos ganhadores do BBB. Ele venceu o BBB15 – Foto: Globo/Reprodução/Instagram

O vencedor do Big Brother Brasil 15 foi o advogado Cezar Lima, que recebeu 65% dos votos e se tornou o grande campeão. Após sete edições consecutivas, um homem voltou a sair vitorioso no programa.

Ao longo de sua jornada no reality show, o participante não obteve nenhuma liderança ou imunidade, mas conquistou o coração dos fãs do programa.

A final foi disputada entre ele e Amanda Djehdian, que esteve envolvida em um triângulo amoroso com Fernando Medeiros e Aline Gotschailg.

Natural do Paraná, o vencedor, atualmente reside no Mato Grosso do Sul, junto com sua esposa, Carol, e o filho do casal, Vicente.

Formado em Economia e Direito, ele revela que investiu na bolsa de valores após o programa e conseguiu realizar muitos de seus sonhos apenas com os rendimentos provenientes desses investimentos.

BBB 16 (2016): Munik Nunes

Munik Nunes, vencedora do BBB16

Munik Nunes, vencedora do BBB16 (Foto: Globo)

Munik Nunes, a vencedora da 16ª edição do Big Brother Brasil, tinha apenas 19 anos quando recebeu o prêmio de 1,5 milhão de reais.

Na época, ela era uma estudante de jornalismo e conquistou uma média de 61,59% dos votos, tornando-se a participante mais jovem a vencer o programa.

Durante o confinamento, Munik trocou beijos com os participantes Renan e Juliano Laham, este último entrou na edição se passando por um participante do “Big Brother” do Líbano. Na final, enfrentou Maria Claudia e saiu vitoriosa com um placar de 6 a 0, garantindo o prêmio de R$ 1,5 milhão.

Após o reality show, Munik decidiu seguir um curso de interpretação. Em 3 de outubro de 2022, a campeã do BBB 16 oficializou sua união com o empresário Paulinho Simão em um casamento civil.

BBB 17 (2017): Emilly Araújo

Emilly Araújo venceu o BBB17

Emilly Araújo venceu o BBB17 (Reprodução/Globo)

Com uma votação de 58%, Emilly Araújo foi a vencedora da 17ª edição do reality show Big Brother Brasil, conquistando o prêmio de 1,5 milhão de reais. Vivian obteve 41% dos votos, enquanto Ieda ficou com apenas 1%.

Na época, com 20 anos, Emilly teve um relacionamento que foi considerado abusivo com o médico Marcos Harter durante sua estadia na casa. Marcos foi acusado de agredi-la, o que resultou em sua expulsão do programa.

Emilly foi a participante que enfrentou o maior número de paredões ao longo do programa, totalizando cinco. Logo nos primeiros dias na casa, ela enfrentou sua irmã gêmea, Mayla, e obteve 55% dos votos para permanecer.

Além disso, Emilly conquistou o recorde de lideranças na competição, sendo eleita líder por quatro vezes.

Atualmente, ela atua como influenciadora digital, contando com mais de 4,5 milhões de seguidores em sua página no Instagram, onde compartilha conteúdo sobre estilo de vida, moda e beleza. Emilly também possui uma loja virtual no Enjoei, onde vende roupas e acessórios.

A ex-BBB realiza trabalhos como repórter e participa de campanhas publicitárias para grandes marcas. Em 2019, assinou contrato com a RedeTV! e passou a fazer parte da emissora. Emilly tornou-se apresentadora do programa Topzera nas plataformas digitais da emissora, e em 2021 conquistou um quadro no TV Fama.

BBB 18 (2018): Gleici Damasceno

Gleici Damasceno BBB18

Gleici Damasceno (Foto: TV Globo – Instagram/Reprodução)

Gleici Damasceno alcançou a vitória no reality com uma porcentagem de 57,28% dos votos. Ela competiu contra Kaysar, que ficou em segundo lugar com 39,33% dos votos, e a dupla Ana Clara e Ayrton, que obteve 3,39%. Gleici se tornou a primeira representante da Região Norte a conquistar o título do BBB.

Um dos momentos mais marcantes de sua participação na casa foi o Paredão Falso, que lhe permitiu observar secretamente os demais participantes e descobrir seus adversários no jogo.

Após deixar o programa, Gleici fez uma participação no último capítulo da novela “O Outro Lado do Paraíso“, de autoria de Walcyr Carrasco.

Em seguida, ela buscou aprimorar suas habilidades como atriz, estudando na Escola de Atores Wolf Maya, no Célia Helena Centro de Artes e Educação, e participando de oficinas ministradas pelo diretor e preparador de elenco argentino Eduardo Milewicz.

Em 2019, Gleici fez sua estreia no cinema, atuando no filme “Resistir e Recomeçar” e, logo em seguida, também participou do longa-metragem “Noites Alienígenas”.

Gleici Damasceno revelou que utilizou todo o dinheiro que conquistou durante sua participação no BBB, destinando o prêmio de R$ 1,5 milhão para proporcionar conforto à sua família.

Apesar de ter gasto todo o valor, Gleici afirmou que conseguiu recuperar o dinheiro por meio de outros projetos que desenvolveu.

BBB 19 (2019): Paula von Sperling

Paula von Sperling, vencedora do BBB19

Paula von Sperling, vencedora do BBB19 (Foto: Globo)

Apesar de diversas acusações de racismo por parte dos internautas e até mesmo de colegas de confinamento, Paula von Sperling foi a campeã com 61% dos votos e levou R$ 1,5 milhão. Com 61,09% % dos votos, ela derrotou o catarinense Alan, que teve 38,91%.

Paula compartilhou em suas redes sociais que utilizou todo o dinheiro do prêmio que recebeu. Além da quantia significativa, a participante também foi premiada com três carros durante sua participação no programa.

Atualmente, Paula trabalha como influenciadora digital, realizando parcerias com algumas marcas. No entanto, devido a comentários preconceituosos que fez no passado, ela continua envolvida em polêmicas.

Recentemente, a influenciadora recebeu críticas nas redes sociais por orientar seus seguidores a burlar as medidas de fiscalização relacionadas ao uso de máscaras de proteção contra o novo coronavírus.

Essa atitude gerou indignação e reações negativas por parte do público.

BBB 20 (2020): Thelma Assis

Thelma é a campeã do BBB20, com 44,1% dos votos

Thelma é a campeã do BBB20, com 44,1% dos votos (Foto: Globo)

Thelma Assis ganhou destaque na famosa edição do BBB20, cativando a todos com suas opiniões firmes dentro da casa, principalmente em relação ao machismo e ao racismo.

Na grande final, ela conquistou a vitória com 44% dos votos, superando Rafa Kalimann e Manu Gavassi, que já eram conhecidas antes do programa.

A médica decidiu investir todo o prêmio que recebeu e ainda continua morando de aluguel.

Com muito sucesso, Thelma continua trabalhando na TV Globo e faz parte do time de apresentadores do programa É de Casa. Além disso, ela atua como influenciadora digital e representa marcas reconhecidas.

Durante o auge da pandemia, Thelma desempenhou um papel importante na linha de frente do combate à Covid-19 em Manaus, na região da Amazônia.

BBB 21 (2021): Juliette Freire

Juliette Freire é a grande vencedora do "BBB 21"

Juliette Freire é a grande vencedora do “BBB 21” – (Foto: TV Globo)

Após uma temporada inesquecível, Juliette Freire se consagrou como a grande vencedora do BBB21, recebendo impressionantes 90,15% dos votos e levando para casa o prêmio de R$ 1,5 milhão.

Ela compartilhou a final com Camilla de Lucas, que ficou em segundo lugar, e Fiuk, que ocupou a terceira posição. A advogada paraibana, de 31 anos, se tornou um verdadeiro fenômeno de popularidade, conquistando um exército de seguidores leais e expandindo seus horizontes como embaixadora de marcas renomadas, como Avon, L’Occitane au Brésil e Americanas.

Além disso, ela se destacou como cantora, ganhou a oportunidade de apresentar programas de televisão e está se preparando para estrear como atriz.

Juliette revelou que o prêmio está sendo bem administrado no banco, mas optou por não fazer investimentos arriscados. Curiosamente, ela decidiu alugar uma casa no Rio de Janeiro, em vez de comprar uma propriedade.

BBB 22 (2022): Arthur Aguiar

Arthur Aguiar venceu o BBB22

Arthur Aguiar venceu o BBB22 (Foto: Reprodução/Instagram)

Arthur Aguiar foi vencedor da vigésima segunda edição do Big Brother Brasil, conquistando impressionantes 68,96% dos votos e levando para casa o cobiçado prêmio de R$ 1,5 milhão. Seus adversários, Paulo André e Douglas Silva, obtiveram 29,91% e 1,13% dos votos.

Ao longo de sua jornada na casa, o ator enfrentou a temida berlinda por sete vezes, mas conseguiu sobreviver a todas elas, inclusive vencendo o Paredão falso da temporada, que lhe permitiu retornar à casa e surpreender seus colegas de confinamento.

Assim que saiu do reality show, Arthur expressou seu plano de direcionar sua energia para a carreira musical. Antes mesmo de ingressar na casa mais vigiada do Brasil, ele havia preparado duas músicas, as quais foram lançadas durante sua participação no programa. No entanto, apesar dos esforços, nenhuma das faixas obteve um sucesso expressivo.

Além desse revés, o ator também teve que enfrentar contratempos em relação à turnê que havia planejado para julho de 2022, que, por motivos de saúde, foi aconselhado por médicos a tratar uma hérnia inguinal na região do abdômen, o que resultou no adiamento e posterior cancelamento do tão esperado tour.

Embora tenha enfrentado desafios em sua carreira pós-BBB 22, Arthur segue determinado a explorar novas oportunidades e alcançar seus objetivos artísticos.

BBB 23 (2023): Amanda Meirelles

Vencedora do BBB23, Amanda Meirelles

A mais recente entre os ganhadores do BBB, Amanda Meirelles (Foto: Reprodução/Globo)

A médica Amanda Meirelles vencu o programa com 68,9% dos votos e levou o maior prêmio já pago pelo Big Brother Brasil, mais de R$ 2,8 milhões. Aline Wirley ficou em segundo lugar, com 16,96%, e Bruna Griphao, 14,14%.

Ao participar do BBB 23, integrou o time Pipoca na casa mais vigiada do Brasil. No confinamento, o grande destaque foi sua amizade com o lutador Cara de Sapato, que engajou uma torcida entre o público.

Conhecida por sua autenticidade e habilidades de dança consideradas “atrapalhadas”, Amanda cativou o coração dos fãs durante sua participação. No entanto, sua trajetória não contou com o apoio de todos os espectadores. Enfrentando quatro paredões ao longo do programa, além de desafios como imunidades e tarefas de monstros, a sister demonstrou sua força e persistência.

Foi somente na reta final do jogo que Amanda conseguiu conquistar a última prova do líder, uma verdadeira maratona de resistência que se estendeu por incríveis 17 horas. Essa vitória crucial garantiu-lhe a liderança e uma posição estratégica para a formação do último paredão da temporada.

Com sua jornada repleta de altos e baixos, Amanda mostrou que é uma mulher real, com suas imperfeições e talentos únicos.

Fique por dentro de tudo que acontece nos reality shows em nosso site

BBB24

BBB24 - Foto: Gshow

Inscrições abertas para o BBB24. Seja o próximo a entrar para o ranking de ganhadores do BBB – Foto: Gshow

A casa mais vigiada do Brasil está de portas abertas. Os interessados em participar da seletiva do Big Brother Brasil precisam preencher um questionado com quase 100 perguntas, enviar foto e vídeo com uma apresentação.

O diretor de gênero de variedades da Globo, Boninho, ainda informou que a produção do BBB irá percorrer o país para a fase de entrevista com os candidatos.

Saiba como participar do Big Brother Brasil 24

A Globo ainda não anunciou se o BBB 24 seguirá com o modelo de premiação da edição anterior.

The post Ganhadores do BBB: lista completa de vencedores do Big Brother Brasil appeared first on TV Foco.

]]>
Reality Shows Brasileiros: guia de programas que marcaram a TV https://tvfoco.uai.com.br/reality-show-brasileiro/ Mon, 15 May 2023 14:48:42 +0000 https://www.otvfoco.com.br/?p=1703116 Nos últimos anos, a cultura de realities shows no Brasil tem se tornado cada vez mais popular e presente na mídia. Programas como “Big Brother Brasil“, “A Fazenda” e “MasterChef” têm atraído milhões de telespectadores, gerando polêmicas e até mesmo influenciando comportamentos e modas. Oferecem uma forma de entretenimento emocionante, que permite que o público […]

The post Reality Shows Brasileiros: guia de programas que marcaram a TV appeared first on TV Foco.

]]>

Nos últimos anos, a cultura de realities shows no Brasil tem se tornado cada vez mais popular e presente na mídia. Programas como “Big Brother Brasil“, “A Fazenda” e “MasterChef” têm atraído milhões de telespectadores, gerando polêmicas e até mesmo influenciando comportamentos e modas.

Oferecem uma forma de entretenimento emocionante, que permite que o público acompanhe a vida de pessoas comuns ou celebridades em um ambiente controlado. Além disso, esses programas geram discussões, aumentam a audiência das emissoras e muitas vezes dão oportunidades de carreira a participantes talentosos.

12 Reality Shows brasileiros para maratonar

Logo de alguns famosos realities brasileiros

Logo de alguns famosos realities brasileiros (Reproduções)

1 – Big Brother Brasil

Há dois anos, Tadeu Scmidt está à frente do BBB

Há dois anos, Tadeu Scmidt está à frente do BBB (Foto: Reprodução)

O Big Brother Brasil (BBB) é um reality show brasileiro produzido e exibido pela Rede Globo desde 2002. Onde um grupo de pessoas é confinado em uma casa e monitorado 24 horas por dia, sendo eliminados periodicamente através da votação do público.

No BBB, os participantes são escolhidos através de um processo seletivo que inclui entrevistas e testes psicológicos. Eles são colocados em uma casa luxuosa, onde precisam conviver e realizar tarefas do dia a dia, como cozinhar e limpar a casa, além de disputarem provas desafiadoras. Tudo o que acontece dentro da casa é gravado por câmeras e transmitido ao vivo para o público, que acompanha a rotina dos participantes e pode votar em quem deve sair da casa.

O BBB tem grande audiência no Brasil e é um dos programas mais assistidos da televisão brasileira. Além disso, ele se tornou uma marca registrada da cultura popular brasileira, com suas próprias gírias e expressões, como “paredão”, “anjo” e “monstro”.

Momentos marcantes do BBB

O Big Brother Brasil (BBB) é um programa que sempre gerou momentos marcantes e históricos em suas 23 edições. Aqui estão alguns desses momentos:

Primeira edição (2002) – O BBB1 foi a primeira edição do programa e marcou a estreia do formato no Brasil. Na época, o programa causou polêmica por mostrar imagens de pessoas vivendo juntas em uma casa, 24 horas por dia.

A liderança de Sabrina Sato (BBB3) – A participante Sabrina Sato se tornou a primeira líder mulher da história do programa e acabou se tornando uma das participantes mais populares do BBB.

Barraco entre Jean Wyllys e Grazi Massafera (BBB5) – O participante Jean Wyllys e a participante Grazi Massafera tiveram uma discussão acalorada na casa, que terminou com a saída de Jean do programa. Mais tarde, ele se tornaria um político famoso e defensor dos direitos LGBT+.

Formação do casal Grazi e Alan (BBB5) – A participante Grazi Massafera e o participante Alan Pierre se aproximaram durante o programa e acabaram formando um dos casais mais famosos do BBB.

O “quarto branco” (BBB9) – O quarto branco foi uma das provas mais marcantes do programa, em que três participantes foram trancados em um quarto branco e tiveram que decidir quem seria eliminado. O participante Max Porto acabou sendo escolhido para sair.

Briga entre Ana Paula e Renan (BBB16) – A participante Ana Paula Renault discutiu com o participante Renan Oliveira e acabou sendo expulsa do programa após dar dois tapas no rosto dele.

A vitória de Gleici Damasceno (BBB18) – A participante Gleici Damasceno se tornou a primeira participante do Acre a vencer o BBB e acabou se tornando uma das queridinhas do público.

Marcela Mc Gowan e Daniel Lenhardt (BBB20) – A participante Marcela Mc Gowan e o participante Daniel Lenhardt se envolveram romanticamente dentro da casa, gerando muita torcida dos fãs nas redes sociais.

Recorde de rejeição do público (BBB21) – Após muitas polêmicas, a participante do grupo Camarote, Karol Conká, foi eliminada com 99,17% dos votos.

Expulsão (BBB23) – Cara de Sapato e MC Guimê foram expulsos por importunação sexual contra a mexicana Dania Mendez.

Esses são apenas alguns dos momentos históricos do Big Brother Brasil. Com 23 edições, o programa já teve muitos outros momentos marcantes e emocionantes, e com certeza ainda terá muitos outros no futuro.

2 – A Fazenda

Desde 2021, Adriane Galisteu comanda A Fazenda

Desde 2021, Adriane Galisteu comanda A Fazenda (Foto: Reprodução/Record TV)

A Fazenda é um reality show brasileiro produzido e exibido pela Record TV desde 2009. O programa consiste em confinar celebridades em uma fazenda, onde eles precisam realizar tarefas do dia a dia, como cuidar dos animais e plantações, e conviver com outros participantes.

O público vota para eliminar um participante a cada semana, até que um vencedor seja escolhido.
Apesar de não ter a mesma audiência que o Big Brother Brasil, A Fazenda tem um público fiel e se tornou uma marca registrada da televisão brasileira. O programa também costuma gerar debates sobre a exposição dos participantes e a autenticidade das situações exibidas na televisão.

Momentos marcantes de A Fazenda

As celebridades que participam de ‘A Fazenda’ precisam conviver juntos em uma fazenda isolada do mundo exterior e dos meios de comunicação, dividindo espaços e tarefas 24 horas por dia. Durante esse período, acontecem diversos acontecimentos marcantes, como barracos, brigas e romances.

Théo Becker, que participou da primeira edição do programa em 2009, é lembrado até hoje como um dos personagens mais polêmicos. Ele arrumou briga com praticamente todos os demais participantes da sua temporada, incluindo Mirella Santos e Miro Moreira. Em uma discussão com Jonathan Haagensen, chegou a fazer gestos obscenos e quase partiu para agressão física.

Dado Dolabella, vencedor da primeira temporada, também protagonizou cenas marcantes. Ele brigou várias vezes com Carlinhos, o “Mendigo” do extinto programa “Pânico na TV”. Já a segunda edição foi marcada pelo romance entre a dançarina Sheila Mello e o ex-nadador Fernando Scherer, com quem se casou logo depois, teve uma filha e ficou casada por 8 anos.

A terceira edição contou com participantes como Monique Evans, Nany People e Sergio Mallandro, mas também teve alguns participantes que não levam desaforo para casa, como o vocalista do Detonautas, Tico Santa Cruz, que discutiu feio com o ator Dudu Pelizzari. A funkeira Valesca Popozuda e o cantor de axé Compadre Washington participaram da quarta edição, com Valesca dançando funk sempre que podia e até imitando Beyoncé em uma das festas.

Já a quinta edição teve Nicole Bahls e Viviane Araújo se estranhando diversas vezes devido a problemas que tiveram fora do programa. Nicole ficou marcada pelo bordão que repetia sempre: “fala com a minha mão”. Na sexta edição, não tem como esquecer do casal formado por Bárbara Evans (que ganhou a edição) e Mateus Verdelho, que protagonizaram muitas cenas quentes e ousadas, mas terminaram o namoro pouco depois que acabou o programa.

Mas nem só amor teve na sexta edição, também teve barraco protagonizado pela ex-modelo Andressa Urach, que brigou com Denise Rocha, Bárbara Evans e Mateus Verdelho, sempre gritando, xingando e até dando cusparadas. Já o ex-jogador do Corinthians, Dinei, protagonizou um momento engraçado na quarta edição: depois de beber todas em uma festa, ele fez xixi no quarto que dormia e ainda dormiu de conchinha com Compadre Washington.

Na última edição, Tiago Ramos e Shay foram expulsos da Fazenda 14 após briga e agressão física em os dois.

3 – No Limite

Zeca Camargo no comando do No Limite

Zeca Camargo no comando do No Limite (Foto: Reprodução)

No Limite é um reality show brasileiro que foi ao ar pela primeira vez em 2000, inspirado no programa americano Survivor. O programa consiste em um grupo de pessoas que são levadas a uma ilha deserta ou local isolado, onde são divididas em duas ou mais equipes para competir em diversas provas e desafios, com o objetivo de sobreviverem até o final e ganhar um prêmio em dinheiro.

Os participantes têm que enfrentar diversas dificuldades, como a falta de água potável, comida, abrigo e equipamentos básicos de sobrevivência. Eles precisam caçar, pescar, coletar frutas e vegetais e construir seus próprios abrigos para sobreviver. Além disso, os competidores precisam lidar com as intrigas, alianças e estratégias dentro do grupo, já que a cada semana um ou mais participantes são eliminados pelo voto dos próprios colegas.

Ao longo dos anos, o programa passou por algumas mudanças em sua dinâmica e apresentação, mas sempre manteve sua essência de desafiar os participantes a superarem seus limites físicos e mentais em um ambiente hostil e isolado. Em 2021, o programa retornou à TV com uma nova edição, trazendo de volta alguns dos participantes mais icônicos das temporadas anteriores.

Zeca Camargo apresentou as edições dos anos 2000, 2001 e 2009. Em 2021, André Marques comandou o reality e, atualmente, desde 2022, Fernando Fernandes está à frente da atração.

Momentos marcantes de No Limite

O reality show “No Limite” estreou em 23 de julho de 2000 e foi o primeiro produzido pela Globo. Confira alguns fatos curiosos do programa:

Elaine, a primeira vencedora, perdeu 12 quilos durante sua participação na competição.

Paulo César Martins, conhecido como Amendoim, denunciou um episódio racista ao ser chamado de “crioulo” por Marcus, outro participante que também ironizou o fato e batizou duas galinhas pretas com os nomes de dois participantes negros.

Na segunda temporada, a concorrente Lhitts Maciel foi desclassificada durante uma prova por não retornar ao acampamento, mas teve seus prêmios garantidos após a equipe descobrir que ela havia desmaiado durante a realização da prova, e não abandonado conscientemente a disputa.

Uma das equipes ganhou um show da banda Falamansa como recompensa por vencer uma prova.

Na edição de 2009, os telespectadores tiveram a oportunidade de escolher o último concorrente a ser incluído no elenco, com Marcelo, um estudante, entrando na competição com 74% dos votos. Esta edição contou com 20 concorrentes, ao invés dos habituais 12.

4 – Queer Eye Brasil

A versão brasileira do clássico reality show da Netflix, Queer Eye Brasil, segue a mesma proposta de transformar a vida das pessoas para melhor, explorando o emocional e a essência de cada um. Assim como nos Estados Unidos, os apresentadores brasileiros também se tornaram figuras populares, cada um com seu próprio talento e características únicas. Os episódios da versão brasileira também têm momentos emocionantes que tocam o público e os relatos das pessoas são igualmente inspiradores.

Momentos marcantes de Queer Eye Brasil

“Queer Eye” não só entretém e diverte, como também oferece lições que podemos levar para a vida toda. E o mesmo se aplica à versão brasileira. Os Fab 5 realmente chacoalham os participantes, oferecendo grandes conselhos sobre amor próprio, limites pessoais e até mesmo perseverança. É uma série que tem um pouco de tudo!

4 – Largados e Pelados

O reality show Largados e Pelados Brasil é a versão brasileira do programa americano Naked and Afraid, que foi lançado em 2013 com o mesmo objetivo. Em cada episódio, dois indivíduos enfrentam 21 dias de sobrevivência em um ambiente selvagem com condições extremas, sem roupas, comida ou água.

Os participantes são desafiados a sobreviver do jeito que vieram ao mundo, lutando contra o clima e outras dificuldades enquanto procuram recursos.

As filmagens ocorreram na região de Vichada, no leste da Colômbia, e abrangeram mais de 50 km² de floresta intertropical com temperaturas que podem chegar perto de 50ºC. A área é densamente vegetada e possui áreas alagadas e um habitat para animais como onças, sucuris e crocodilos do Orinoco, além de diversos insetos e aranhas.

Certamente, um cenário desafiador para os dez participantes escolhidos para a edição brasileira.

O Largados e Pelados Brasil estreou em 9 de novembro de 2021.

Momentos marcantes de Largados e Pelados

5 – Casamento às Cegas

Camila Queiroz e Klebber Toledo apresentam o Casamento às Cegas Brasil

Camila Queiroz e Klebber Toledo apresentam o Casamento às Cegas Brasil (Foto: Reprodução)

Casamento às Cegas é um programa de relacionamentos original da Netflix que teve sua versão brasileira transmitida na plataforma a partir de 6 de outubro de 2021.

No reality, solteiros e solteiras conversam em cabines separadas por uma parede até que os casais sejam formados por meio de um “match”.

Em seguida, os casais ficam noivos e continuam a conversar. O pedido de casamento é feito antes do primeiro encontro físico, no qual há muitas declarações especiais.

Depois disso, eles se preparam para a lua de mel, onde podem viver juntos por 15 dias. Por fim, ocorre a cerimônia de casamento.

A versão brasileira é apresentada pelo casal Klebber Toledo e Camilla Queiroz e já teve duas temporadas.

Momentos marcantes de Casamento às Cegas

Gordofobia – Durante a fase da cabine, um dos participantes, Paulo Simi Lopes, desistiu do casamento depois de conhecer sua pretendente Amanda Souza. Algumas pessoas sugeriram que ele desistiu da moça por gordofobia, depois que ele falou sobre a aparência dela. “Ela não é nada parecida com o que eu lidei na minha vida. Uma mulher forte. Mulher empoderada, maravilhosa. Não sei se consigo aguentar”, comentou.

Abandono de relacionamento – Thamara Térez, da segunda temporada de “Casamento às Cegas Brasil”, foi exposta pelo seu ex-namorado Breno Sedano, que a acusou de abandonar seu relacionamento de oito anos para entrar no reality show da Netflix, mentindo que iria para São Paulo para tentar uma vaga como advogada. Thamara também se pronunciou sobre as acusações.

Traição – Nanda Terra e Thiago deixaram o reality show casados. No entanto, após o programa, os dois se separaram, e a participante gaúcha, que trabalha no ramo da beleza, começou a namorar Mackdavid, outro participante de Casamento às Cegas Brasil. Atualmente, eles estão casados e tem um filho.

6 – MasterChef Brasil

Rodrigo Oliveira, Helena Rizzo e Erick Jacquin formam o time de jurados do MasterChef

Rodrigo Oliveira, Helena Rizzo e Erick Jacquin formam o time de jurados do MasterChef (Foto: Melissa Haidar/Band)

Masterchef Brasil é um programa de televisão de competição culinária exibido pela Band desde 2014. O reality show é baseado em uma versão britânica do formato “MasterChef”, criado em 1990.

O programa conta com a participação de cozinheiros amadores que enfrentam desafios e provas que testam suas habilidades culinárias e criatividade na elaboração de pratos. Os participantes são avaliados por um júri composto por chefs renomados, em sua primeira e mais longa formação. com Erick Jacquin, Henrique Fogaça e Paola Carosella.

Além das provas individuais, os participantes também se dividem em equipes e enfrentam desafios em grupo, como cozinhar para grandes eventos e festas. A cada episódio, um participante é eliminado, e o grande vencedor recebe um prêmio em dinheiro, além de outros benefícios, como cursos e estágios em restaurantes renomados.

O programa já teve diversas edições e variações, como o “Masterchef Profissionais”, voltado para cozinheiros profissionais, e o “Masterchef Júnior”, que conta com crianças como participantes. “Masterchef Brasil” também já revelou diversos talentos da culinária brasileira, como a chef Paola Carosella, que se tornou uma das juradas mais queridas pelo público.

Momentos marcantes de MasterChef Brasil

Com centenas episódios exibidos, o programa já deixou a sua marca na história da gastronomia brasileira. Separamos alguns momentos inesquecíveis para você relembrar:

Durante as disputas em 2019, uma participante cativou a audiência do MasterChef Brasil mesmo não tendo vencido a competição. Dona Fátima fez uma torta de limão extremamente doce e deixou o programa, mas sua receita ficou na memória dos telespectadores.

Vanessa Vagnotti, uma professora de dança do ventre do Espírito Santo, levou uma receita de família para tentar ganhar o avental na terceira temporada do programa culinário. Após ganhar o avental, ela presenteou Paola Carosella com uma bandeira e fez a chef argentina chorar.

Em 2018, Henrique Fogaça, Paola Carosella, Erick Jacquin e Ana Paula Padrão foram homenageados como os famosos bonecos gigantes de Olinda, que desfilam pelas ruas da cidade no Carnaval.

Jurados do MasterChef viram bonecos de Olinda

Jurados do MasterChef viram bonecos de Olinda (Foto: Reprodução)

Lorenzo Ravioli, Ivana Coelho e Valentina Schulz participaram de uma das provas mais icônicas do MasterChef Júnior, na qual tiveram que preparar um bowl com chantilly e virá-lo sobre a cabeça dos jurados para verificar a consistência.

Ao avaliar os pratos mais fracos da noite, Henrique Fogaça falou abertamente sobre sua filha Olívia, que ficou um ano hospitalizada e alimenta-se por sonda. Na época, o chef afirmou que sua grande frustração era não poder cozinhar para sua filha.

Marcelo Verde, um cozinheiro profissional, dedicou sua vitória na prova de bolo opéra ao seu pai, que faria aniversário no dia da gravação.

Victor Hugo Garcia esqueceu de pegar o queijo necessário para a sua receita de nhoque de ricota durante a corrida de três minutos pelo mercado e acabou fazendo sua própria ricota.

Durante a final da primeira temporada, Elisa Fernandes teve dificuldade para abrir um pote de geleia para sua sobremesa de queijo com goiabada e pediu ajuda ao seu pai, que assistia à competição do mezanino.

Com tempo de sobra antes de começar a cozinhar, Jiang Pu aproveitou para conversar e ensinar aos outros participantes algumas técnicas de tai chi chuan, incluindo a técnica viralizada conhecida como “melancia”.

7 – MasterChef Brasil Profissionais

Focada em chefs profissionais, a primeira temporada estreou em 4 de outubro de 2016, com apresentação da jornalista Ana Paula Padrão e julgamento pelos chefs Henrique Fogaça, Paola Carosella e Érick Jacquin. O Brasil foi o quarto país a receber o formato, após Inglaterra, Austrália e Portugal.

A primeira temporada contou com 14 participantes, sendo Dayse Paparoto a vencedora. Já a segunda temporada, com 16 participantes, foi vencida por Pablo Oazen. A terceira temporada teve 14 participantes e Rafael Gomes como vencedor. A quarta temporada, que estreou em 13 de setembro de 2022, contou com 12 participantes e foi vencida por Diego Sacilotto.

Dayse, Pablo e Rafael venceram o MasterChef Profissionais

Dayse, Pablo e Rafael venceram o MasterChef Profissionais (Foto: Reprodução)

Momentos marcantes de MasterChef Brasil Profissionais

Na primeira temporada, Erick Jacquin deu uma bronca em dois cozinheiros. Marcelo e Dário comemoraram com entusiasmo a eliminação do cozinheiro Ivo e o chef jurado os acusou de desrespeito.

Ainda nessa temporada, a cozinheira Dayse superou as expectativas com uma receita surpreendente feito com fraldinha e garantiu a vaga para a semifinal. Paola Carosella convidou o cozinheiro Marcelo, quem deu de “presente” a fraldinha para a competidora, para experimentar o prato da concorrente, algo que nunca aconteceu antes em outras edições do MasterChef.

8 – MasterChef Kids

A competição é apresentada pela jornalista Ana Paula Padrão, com os chefs Henrique Fogaça, Helena Rizzo e Érick Jacquin como jurados.

A primeira temporada, que contou com 20 participantes, estreou em 20 de outubro de 2015, e foi vencida por Lorenzo Ravioli. A segunda temporada, com 8 participantes, estreou em 20 de dezembro de 2022, e teve Larissa Krokoscz como vencedora.

Crianças e adolescentes entre 8 e 13 anos se candidatam para participar da série, e 20 candidatos são selecionados para serem testados. Na audição, todos os 20 candidatos recebem um avental com a assinatura da franquia MasterChef, que podem levar para casa, independentemente do seu progresso.

Os candidatos são divididos em três grupos, cada um responsável por preparar pratos diferentes para apresentar aos juízes: um grupo prepara pratos de carne, outro de massa e o último de sobremesa. Dois candidatos de cada grupo são eliminados e 14 candidatos seguem para a competição. Após a fase de audição, dois competidores são eliminados por episódio.

Momentos marcantes de MasterChef Kids

Em 2021, seis anos, depois da temporada Kids que participaram, Daphne e Eduardo voltam para a versão de adultos do reality.

Larissa Krokoscz foi a vencedora da segunda temporada, com apenas 9 anos de idade e sem perder nenhuma prova.

9 – Pesadelo na Cozinha

O programa Pesadelo na Cozinha, transmitido pela Rede Bandeirantes, é uma adaptação brasileira do formato original Ramsay’s Kitchen Nightmares, apresentado no Reino Unido.

O objetivo do programa, comandado por Érick Jacquin, é ajudar restaurantes que estão enfrentando dificuldades financeiras. Em julho de 2017, foi confirmada a segunda temporada da atração para 2018, que posteriormente foi adiada para 2019. Em outubro de 2019, foi anunciada a produção da terceira temporada, originalmente prevista para 2020, mas foi adiada devido à pandemia de COVID-19 no Brasil e remarcada para 2021.

Momentos marcantes de Pesadelo na Cozinha

Em um de seus episódios, Erick Jacquin é chamado de “gordo folgado” pelo funcionário de um restaurante.

No restaurante “El Maktub”, o chef chegou a amassar uma das comandas e pedir para os donos do restaurante fazerem tudo de novo.

No “Pé de Fava”, Jacquin descobriu que uma das geladeiras do restaurante ficava desligada durante a noite, por economia, comprometendo a qualidade dos alimentos. “Você é uma vergonha da profissão”, gritou ele.

10 – Queen Stars Brasil

Queen Stars Brasil é um programa de talentos brasileiro transmitido pela HBO Max, onde Pabllo Vittar e Luísa Sonza lideram a busca pelas drag queens mais habilidosas do país. Além de serem apresentadoras, Pabllo e Luísa também desempenham o papel de mentoras e juradas, desafiando as participantes a cada episódio. O programa conta com um painel fixo de jurados, incluindo Tiago Abravanel, Vanessa da Mata e Diego Timbó, e a cada episódio um jurado convidado se junta a eles para avaliar o progresso das competidoras ao longo da competição.

Momentos marcantes de Queen Stars Brasil

Transformações incríveis: Durante a competição, as drag queens passaram por transformações surpreendentes. Elas se reinventaram a cada desafio, criando visuais e personagens únicos.

Performances emocionantes: Ao longo do programa, as competidoras entregaram performances emocionantes e cheias de energia. Elas demonstraram talento não apenas na arte da drag, mas também na interpretação, dança e canto.

Momentos de superação pessoal: Muitas competidoras compartilharam suas histórias pessoais de desafios e superação.

Momentos engraçados e de entretenimento: Drag queens engraçadas e carismáticas proporcionaram momentos hilários com suas performances cômicas e improvisações.

11 – Shark Tank Brasil

Shark Tank Brasil é um programa de TV brasileiro em que empreendedores apresentam suas ideias de negócios para investidores experientes, os “tubarões”. Os tubarões avaliam as propostas e decidem se querem investir dinheiro em troca de participação nas empresas. O programa destaca a criatividade e o empreendedorismo no Brasil, oferecendo oportunidades de financiamento e aconselhamento para impulsionar os negócios dos participantes.

Momentos marcantes de Shark Tank Brasil

Loop Key: A empresa apresentou um dispositivo inovador para ajudar as pessoas a encontrarem suas chaves perdidas. Com o investimento de um tubarão, a empresa conseguiu expandir seus negócios, aumentar sua produção e conquistar novos clientes.

Liv Up: Uma empresa de alimentação saudável que oferece refeições prontas e congeladas. Após receber um investimento significativo de um tubarão, a Liv Up conseguiu expandir sua linha de produtos, melhorar sua logística e aumentar sua presença no mercado.

Goleiro de Aluguel: Uma plataforma online que conecta jogadores de futebol amador com goleiros para seus jogos. Com o investimento de um tubarão, a empresa expandiu sua operação para outras cidades e aprimorou sua plataforma, tornando-se a principal referência no mercado de goleiros de aluguel no Brasil.

EasyCrédito: Uma plataforma online que oferece empréstimos pessoais de forma rápida e descomplicada. Após a participação no Shark Tank Brasil, a empresa recebeu investimento e utilizou os recursos para expandir sua base de clientes e aprimorar sua tecnologia.

Hand Talk: Uma empresa que desenvolveu um aplicativo de tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). A empresa recebeu um investimento de um tubarão, o que permitiu o aprimoramento do aplicativo e a expansão para outros mercados.

Reality shows brasileiros que marcaram época

Existem diversos reality shows brasileiros que marcaram época, cada um com seu próprio estilo e impacto cultural. Esses programas conquistaram um público e se tornaram referências na televisão.

Jogo Duro

Paulinho Vilhena comandava a atração

Paulinho Vilhena comandava a atração (Foto: Globo)

No episódio de estreia do programa, foi apresentada uma prova em que os participantes foram confinados em uma pequena cela juntamente com diversos animais, como sapos, por exemplo. Nessa situação, havia o risco de os participantes pisarem acidentalmente nos animais e o reality show foi bastante criticado.

Casa dos Artistas

Bárbara Paz, participou da primeira edição do programa em 2001 e acabou sendo a grande vencedora da temporada.

Na edição, Supla e Bárbara Paz formaram o primeiro casal de reality show da televisão brasileira. O romance do roqueiro e da atriz encantou o público.

Supla e Bárbara Paz na 1ª edição da Casa dos Artistas, do SBT, em 2001

Supla e Bárbara Paz na 1ª edição da Casa dos Artistas, do SBT, em 2001 – Foto: Reprodução/SBT

Hipertensão

Uma das provas desafiadoras que causou desconforto nos participantes foi o “Desafio das Enguias”, em que eles precisavam se livrar de um capacete transparente cheio de enguias. Larissa e Kelly, que enfrentaram a prova junto com Mauro, passaram por momentos difíceis. Outra prova radical foi a “Câmara de Tortura”, uma sala escura repleta de cobras, baratas e aranhas, onde a missão era encontrar uma chave para abrir a porta.

No desafio “Bilhar Hipertensão”, alguns “petiscos” nada convencionais foram servidos, como baratas, larvas, minhocas, besouros e tripa de boi. O grande vencedor da temporada foi Joe. Após ser eliminado em 22 de setembro, ele retornou ao jogo no penúltimo episódio, sendo escolhido no Conselho Extraordinário.

Uma das provas desafiadoras do reality Hipertensão

Uma das provas desafiadoras do reality Hipertensão (Foto: Reprodução)

Além do Peso

Exibido pela Record TV. Inicialmente, fazia parte do programa “Programa da Tarde” e, posteriormente, foi transferido para o “Hoje em Dia“. O programa acompanhava a jornada de participantes que buscavam emagrecer e adotar hábitos mais saudáveis, com o apoio de uma equipe de profissionais especializados.

Rafael Vanucci foi um dos vencedores de 'Além do Peso', emagrecendo 33kg

Rafael Vanucci foi um dos vencedores de ‘Além do Peso’, emagrecendo 33kg (Foto: Reprodução)

Fique por dentro de tudo que acontece nos reality shows em nosso site

Onde assistir reality shows brasileiros?

TV Aberta: Os realities shows brasileiros são frequentemente transmitidos nas emissoras de televisão aberta, como Rede Globo, Record TV e SBT.

Para assistir ao Big Brother Brasil, você pode acompanhar os episódios pela televisão, na Rede Globo, ou utilizar a plataforma Globoplay para streaming e acesso a conteúdos adicionais.

Já para assistir A Fazenda, você pode acompanhar os episódios pela televisão, na Record TV, ou utilizar o serviço de streaming PlayPlus para ter acesso aos conteúdos completos e exclusivos do programa.

Streaming: Algumas plataformas de streaming oferecem realities brasileiros em seus catálogos. A Netflix, por exemplo, possui algumas produções, como o reality Queer Eye Brasil.

Reprises e vídeos online: É possível encontrar reprises de realities brasileiros em sites de vídeos, como o YouTube, ou em plataformas de compartilhamento de vídeos.

Conclusão

Os realities shows brasileiros conquistaram um grande espaço na cultura popular, atraindo uma audiência diversa e gerando repercussões sociais. Com opções transmitidas tanto na TV aberta quanto em plataformas de streaming, os fãs têm diversas maneiras de acompanhar seus programas favoritos. Além disso, a disponibilidade de reprises e vídeos online permite que os espectadores revivam os momentos marcantes desses programas.

Com uma variedade de gêneros e formatos disponíveis, os reality shows brasileiros continuam a entreter e cativar o público, proporcionando uma experiência emocionante e envolvente.

The post Reality Shows Brasileiros: guia de programas que marcaram a TV appeared first on TV Foco.

]]>