“Não tenho mais o que fazer aqui”: Apresentador da Globo, com doença sem cura, tem pedido de morte exposto ao Brasil

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

29/11/2024 19h15

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Jornalista foi diagnosticado com doença sem cura (Foto: Reprodução)

Jornalista, de 79 anos, sofre de demência frontotemporal e cogitou eutanásia, revelou esposa

Maurício Kubrusly trabalhou por mais de três décadas na Globo. No entanto, o contrato com o canal da família Marinho chegou ao fim em 2019, fazendo ele se afastar da televisão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em agosto do ano passado, o famoso recebeu uma homenagem no Fantástico, onde passou boa parte da carreira. Na ocasião, o programa dominical revelou que ele havia sido diagnosticado com uma doença sem cura.

Aos 79 anos de idade, Kubrusly enfrenta a demência frontotemporal, que é degenerativa, afetando as regiões frontais e temporais do cérebro. Entre as consequências, aparecem alterações na personalidade, no comportamento e na linguagem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Maurício Kubrusly, Globo
Maurício Kubrusly, ex-jornalista do Fantástico, completou 79 anos em setembro (Foto: Zé Paulo Cardeal)

Desabafo da esposa

Em entrevista à revista Veja, Beatriz Goulart, de 63 anos, revelou que o marido cogitou a morte assistida, que ainda é proibida no Brasil, mas tem autorização legal em outros países. “Não tenho mais o que fazer aqui”, teria dito o apresentador.

“Maurício chegou a mencionar seguir o mesmo caminho escolhido por Antonio Cicero [escritor que fez eutanásia]. Eu o demovi da ideia. Não vou ficar viúva, não. Mas, estou me preparando para o dia em que ele esquecer meu nome”, disse a companheira do jornalista.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Beatriz contou que o marido costumava ser um “leitor voraz”. Porém, por causa da doença, ele não tem conseguido mais ler e também perdeu a capacidade de falar. “Percebi que os lapsos de memória recentes tinham evoluído para outro estágio, algo mais sério”, expôs.

“Ele perdeu de vez a capacidade de leitura. E parou também de usar o celular, porque começou a mandar mensagens e fotos para pessoas erradas. Entendi que ele estava mudando, e rapidamente. Há menos de um mês, parou de falar. É do que mais sinto falta”, lamentou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Globo
Esposa revelou que famoso da Globo cogitou eutanásia, que ainda é proibida no Brasil (Foto: Instagram)

Afinal, quais os sintomas da demência frontotemporal?

  • Mudanças de comportamento e personalidade;
  • Alterações na linguagem;
  • Problemas de memória e dificuldade de compreensão;
  • Dificuldade no reconhecimento de rostos, incluindo a família;
  • Desorientação e impulsividade.

Conclusão

Segundo o Scielo, a demência frontotemporal, ou DFT, já é a segunda causa mais comum de delírio e alienação entre pessoas com menos de 65 anos, depois do Alzheimer. A doença costuma se manifestar a partir dos 45, mas existem, claro, exceções.

+ Contudo, veja outras notícias sobre as figuras da Globo!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.