Com medo de baixa audiência, Globo encurtará novelas para fugir das eleições e horário de verão
(Divulgação/Globo)
Três novelas da Globo serão mais curtas neste ano. Além da trama de Manoel Carlos “Em Família”, que será a mais breve do horário das nove em 25 anos, a próxima das seis, “Meu Pedacinho de Chão”, terá 107 capítulos e ficará apenas quatro meses no ar. Será a trama das 18h mais curta desde “Estrela-Guia”, de 2001, que teve 83 capítulos. A próxima novela das onze, “O Rebu”, contará com apenas 40 capítulos, 13 a menos do que “Saramandaia” (2013).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As novelas serão mais curtas por uma estratégia da Globo. A emissora quer que a nova temporada de “Malhação”, a nova novela das nove (“Falso Brilhante”, de Aguinaldo Silva) e a substituta de “Meu Pedacinho de Chão” (“Boogie Oogie”, do autor Ruy Vilhena) estreiem após a Copa do Mundo e antes do início do horário eleitoral.
A emissora tem pressa porque, durante a campanha política, não sobra tempo para bombardear o telespectador com chamadas apresentando tramas, já que os políticos tomam duas horas e dez minutos por dia da programação das redes de televisão
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estrear em outubro depois do primeiro turno das eleições seria uma opção, mas aí haveria outro risco: o início do horário de verão afugenta o público da frente da TV, principalmente no horário das novelas das seis, e uma novela que ainda não caiu no gosto do público pode ter sérios problemas com os números do Ibope no horário de verão, como já aconteceu com “Lado a Lado” e mais recentemente “Joia Rara” que bateu o pior índice do horário das seis de todos os tempos.
A Globo terá pouco mais de um mês, entre o final da Copa do Mundo, em 13 de julho, e o início do horário eleitoral que começa em 19 de agosto, para estrear três novelas. O período é curto demais para lançar quatro novelas, por isso a novela das sete foi para o “sacrifício”. “Búu”, a substituta de “Geração Brasil”, que estreia em abril, vai entrar no ar somente em novembro, em pleno horário de verão, e com sérios riscos de não dar certo.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
O ideial na Globo é que haja o espaço de duas semanas entre uma estreia e outra. Assim, “Malhação” sairá do ar durante a Copa e voltará com nova história imediatamente depois do torneio de seleções da Fifa, em 13 ou 20 de julho.
“Em Família” deverá acabar em 25 de julho, com a consequente estreia de “Falso Brilhante” em 28 do mesmo mês. “Boogie Oogie” estreará duas semanas depois, em 10 de agosto. As datas ainda poderão sofrer alguns ajustes, com variações de uma semana.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com informações do jornalista Daniel Castro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Vitor
Formado em jornalismo, foi um dos principais jornalistas do TV Foco, no qual permaneci por longos anos cobrindo celebridades, TV, análises e tudo que rola no mundo da TV. Amo me apaixonar e acompanhar tudo que rola dentro e fora da telinha e levar ao público tudo em detalhes com bastante credibilidade e forte apuração jornalística.