Combate o Alzheimer e é a fonte da juventude: Chá milagroso com apenas 1 ingrediente fará você passar dos 100

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

12/12/2023 18h11

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Chá que Combate o Alzheimer (Foto: Reprodução - Essential Nutrition)

Tome esse chá feito de apena um ingrediente e leve uma vida mais longa e longe do Alzheimer

O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa progressiva, que afeta a memória e outras funções cerebrais. É a forma mais comum de demência em idosos e pode causar sintomas como perda de memória, dificuldade para realizar tarefas simples, mudanças de personalidade e comportamento, entre outros. Contudo, um chá pode mudar tudo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A crescente incidência do Alzheimer, uma doença neurodegenerativa crônica e progressiva que mais comumente se manifesta nas pessoas idosas, continua sendo um importante desafio na área da saúde. Essa condição, que é a forma mais comum de demência, não tem cura conhecida, o que aumenta a urgência de se encontrar tratamentos e métodos de prevenção eficazes.

Entre as várias pesquisas sendo realizadas em todo o mundo para combater essa doença, um estudo recentemente revelou um possível aliado surpreendente: uma xícara de chá.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alzheimer (Foto: Reprodução - Jornal Estado de Minas)

Alzheimer (Foto: Reprodução – Jornal Estado de Minas)

Um tipo específico de chá parece representar uma esperança na prevenção do Alzheimer, de acordo com os resultados do estudo conduzido por uma equipe de cientistas da Universidade Tufts nos Estados Unidos. Este trabalho focou na possibilidade de uso de certas substâncias no combate às placas beta-amiloide, características do Alzheimer.

O que o estudo descobriu?

O estudo da Universidade Tufts analisou 21 substâncias potencialmente benéficas, tendo por base um modelo 3D de células nervosas do cérebro humano. O objetivo era verificar quais compostos poderiam inibir o crescimento destas placas beta-amiloide que causam o Alzheimer. De todos os compostos analisados, cinco se mostraram eficazes e um deles foi as catequinas, um composto encontrado nas folhas do chá verde.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

  • Catequinas (presentes no chá verde)
  • Resveratrol (encontrado no vinho e em frutas como uvas e mirtilos)
  • Curcumina (extraída da cúrcuma, uma espécie de açafrão)
  • Citicolina (um fármaco ativador e reconstituinte cerebral)
  • Metformina (um medicamento anti-diabetes)

Os pesquisadores descobriram que em apenas uma semana, as catequinas do chá verde e o resveratrol diminuíram a formação de placas nas células neurais. A catequina, por sua vez, age como um agente ‘antiviral’ na doença de Alzheimer. O que sugere que este composto pode inibir ou até mesmo prevenir a doença. No entanto, mais pesquisas são necessárias para confirmar essa teoria.

Chá verde (Foto: Reprodução - Essential Nutrition)

Chá verde (Foto: Reprodução – Essential Nutrition)

Contudo, apesar das necessárias ressalvas, o estudo representa um passo significativo na busca por um tratamento para o Alzheimer. Mesmo que a pesquisa ainda esteja em estágios iniciais, a possibilidade de que uma xícara de chá verde possa contribuir para a prevenção dessa doença neurodegenerativa é, sem dúvida, uma notícia instrutiva e encantadora. As informações foram divulgadas pelo portal Catraca Livre.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Qual é o melhor chá para tomar de manhã?

De acordo com informações do site Vemat, como de manhã é o período em que o corpo está mais lento e precisa de estímulos, os chás indicados são aqueles que proporcionam maior disposição após consumidos. Dentre eles, se destacam o chá preto, chá mate, chá verde, de casca de laranja com canela ou de canela com gengibre.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Wellington Silva é redator especializado em celebridades, reality shows e entretenimento digital. Com formação técnica em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e atualmente cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas na FIAP, Wellington une sua afinidade com tecnologia à vocação pela escrita. Atuando há anos na cobertura de famosos, cantores, realities e futebol, tem passagem por portais dedicados ao universo musical e hoje integra o time de redatores do site TV Foco. Seu olhar atento à cultura pop e à vida das celebridades garante matérias dinâmicas, atualizadas e com forte apelo para o público conectado.Contato: @ueelitu

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.