Como a LATAM está usando ‘pele de tubarão’ para baratear voos

LATAM aposta em tecnologia inspirada na pele de tubarão para reduzir custos operacionais e tornar passagens aéreas mais acessíveis
A LATAM adotou uma tecnologia inspirada na pele de tubarão e com isso, cortar custos operacionais.
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O TV Foco, a partir do seu time de especialistas e das informações do UOL, detalha agora novidade da LATAM para deixar voos mais baratos.
Novidade da LATAM
A Latam Airlines iniciou a aplicação do Aeroshark, um adesivo que imita a pele de tubarão, em sua frota de Boeings 777.
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Contudo, a tecnologia, desenvolvida pela Lufthansa Technik em parceria com a BASF, visa reduzir o consumo de combustível ao melhorar a aerodinâmica das aeronaves.

Porém, o processo de aplicação ocorre durante manutenções programadas no Centro de Manutenção da Latam no Aeroporto de Guarulhos, conforme reportado pelo UOL.
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Aeroshark
A aplicação do Aeroshark inicia-se com a limpeza rigorosa da fuselagem e das naceles dos motores, garantindo a aderência do adesivo.
Em seguida, técnicos aplicam fitas adesivas que servem de guia para a colagem dos painéis do Aeroshark, que são cortados conforme o esquema de aplicação.
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Contudo, após a colagem, os excessos são removidos, mantendo uma distância de até meio centímetro entre os painéis.
Porém, por fim, é retirada a camada exterior do adesivo, e um verniz é aplicado nos espaços entre os painéis, expondo a tecnologia do Aeroshark.
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Benefícios
A tecnologia do Aeroshark baseia-se na biomimética, reproduzindo a textura da pele de tubarão para reduzir o arrasto aerodinâmico.

Contudo, com isso, há uma diminuição na resistência ao avanço do voo, resultando em economia de combustível e, consequentemente, na redução dos custos operacionais.
Porém, essa inovação representa um passo significativo na busca por soluções sustentáveis na aviação.
Principais etapas da aplicação do Aeroshark:
- Limpeza rigorosa da fuselagem e naceles dos motores
- Aplicação de fitas adesivas como guias
- Colagem dos painéis do Aeroshark conforme o esquema
- Remoção dos excessos, mantendo espaçamento entre os painéis
- Retirada da camada exterior do adesivo
- Aplicação de verniz nos espaços entre os painéis.
Pioneirismo no Brasil
A iniciativa da Latam reflete uma tendência crescente na indústria aeronáutica de adotar tecnologias que aumentem a eficiência energética e reduzam o impacto ambiental.
Além dos benefícios ambientais, a aplicação do Aeroshark pode resultar em vantagens econômicas para as companhias aéreas, como a redução dos custos com combustível e a possibilidade de oferecer passagens a preços mais competitivos.
Contudo, essa combinação de sustentabilidade e economia é cada vez mais valorizada pelos consumidores e investidores.
Fora a Latam, outras empresas estão usando essa tecnologia?
Sim, outras companhias aéreas além da Latam adotaram a tecnologia AeroSHARK, desenvolvida pela Lufthansa Technik e BASF, que imita a pele de tubarão para reduzir o arrasto aerodinâmico e, consequentemente, o consumo de combustível.
A Swiss International Air Lines foi pioneira na aplicação do AeroSHARK, equipando toda a sua frota de 12 Boeing 777-300ER até maio de 2024.

A Austrian Airlines iniciou a instalação da tecnologia em quatro de seus Boeing 777-200ER a partir de dezembro de 2024.
A EVA Air, de Taiwan, decidiu aplicar o AeroSHARK em toda a sua frota cargueira de nove Boeing 777F, com previsão de conclusão até 2027. A All Nippon Airways (ANA), do Japão, começou a operar com um Boeing 777F modificado em setembro de 2024 e planeja estender a tecnologia para aeronaves de passageiros.
CONCLUSÃO
Por fim, a adoção do Aeroshark pela Latam representa um avanço significativo na busca por soluções sustentáveis e eficientes na aviação comercial.
Porém, a tecnologia não apenas contribui para a redução das emissões de carbono, mas também oferece benefícios econômicos, posicionando a companhia como uma das líderes em inovação no setor aéreo.
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Autor(a):
Wellington Silva
Wellington Silva é redator especializado em celebridades, reality shows e entretenimento digital. Com formação técnica em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e atualmente cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas na FIAP, Wellington une sua afinidade com tecnologia à vocação pela escrita. Atuando há anos na cobertura de famosos, cantores, realities e futebol, tem passagem por portais dedicados ao universo musical e hoje integra o time de redatores do site TV Foco. Seu olhar atento à cultura pop e à vida das celebridades garante matérias dinâmicas, atualizadas e com forte apelo para o público conectado.Contato: @ueelitu