Como acabar com o cabelo armado? As dicas que salvaram e alinharam meus fios

Como acabar com o cabelo armado? As dicas que salvaram e alinharam meus fios; veja todas as dicas que podem te ajudar

28/07/2025 15h30

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Como acabar com o cabelo armado? Dicas que podem te ajudar (Foto: Reprodução/iStock)

Como acabar com volume excessivo do cabelo? As dicas que salvaram e alinharam meus fios

Se você tem cabelo volumoso e quer reduzir o frizz ou alinhar os fios para uma ocasião especial, existem cuidados simples que funcionam de verdade. Mas antes de tudo, vale lembrar: não existe nada de errado em ter volume. Se você gosta do seu cabelo com presença e textura, abrace o que te faz feliz. O importante é se sentir bem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Todavia, se o seu desejo é aprender como alinhar melhor o cabelo armado, especialmente após a escova ou nos dias mais úmidos, vem comigo.

No entanto, tudo começa no chuveiro. Use um shampoo e condicionador com efeito anti-volume ou anti-frizz. Esses produtos preparam os fios desde a raiz, deixando o cabelo mais disciplinado e com menos tendência a armar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Use óleo capilar antes de secar

Com o cabelo ainda úmido, aplique algumas gotas de óleo capilar no comprimento. Isso cria uma barreira de proteção térmica e ajuda a manter os fios alinhados após o uso do secador. Em seguida, evite usar o óleo na raiz para não pesar ou deixar o couro cabeludo oleoso.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Cuidado na hora de escovar

Ao fazer escova, evite puxar o cabelo para cima. Isso pode aumentar o volume próximo à raiz e dar aquele efeito “inchado”. Prefira escovar puxando os fios para baixo, acompanhando o caimento natural.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Finalize com ar frio

Depois da escova, passe o jato frio do secador em cada mecha. Isso ajuda a selar a cutícula do fio e mantém o cabelo mais alinhado e brilhoso por mais tempo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dê um toque final com óleo

Com o cabelo seco, finalize com um pouco mais de óleo capilar nas pontas. Ele ajuda a tirar o aspecto arrepiado, devolve o brilho e garante um acabamento mais polido.

Qual é a melhor forma de secar o cabelo?

Cada tipo de secagem influencia diretamente no resultado final. Por isso, veja os prós e contras de cada método para escolher o ideal para o seu tipo de cabelo:

Ao natural

É o mais prático e saudável. Preserva a estrutura natural do fio e evita os danos do calor. Porém, se o clima estiver úmido, pode deixar o cabelo com frizz ou mais frágil.

Com toalha

Muitas pessoas esfregam os fios com toalha de banho comum, o que aumenta o atrito e o frizz. Sendo assim, troque por toalhas de microfibra e apenas pressione suavemente os fios até absorver a água.

Com secador

É útil, mas exige cuidados. Use protetor térmico, mantenha o secador a pelo menos 15 cm do couro cabeludo e só aumente a temperatura quando o cabelo estiver quase seco. Logo, sempre finalize com jato frio.

Com difusor

Ideal para cabelos cacheados. O acessório distribui o ar de forma equilibrada, define os cachos, reduz o frizz e preserva a hidratação natural dos fios.

Porém, independentemente de como você for secar o cabelo, o uso de protetor térmico é obrigatório. Ele forma uma película que protege o fio contra o calor excessivo de chapinhas, secadores, babyliss e até do sol.

O que o frio pode causar nos fios

Durante o inverno, o cabelo sofre com o clima seco e as mudanças de temperatura. Logo, entre os principais efeitos estão:

  • Ressecamento e quebra: o ar frio remove a umidade natural dos fios;
  • Couro cabeludo irritado: coceira e descamação são comuns;
  • Eletricidade estática: o cabelo fica mais arrepiado e difícil de controlar;
  • Crescimento mais lento: a circulação sanguínea no couro cabeludo pode diminuir.

Como cuidar dos cabelos no frio

Portanto, para manter os fios saudáveis durante o inverno, siga estas dicas:

  • Hidrate profundamente uma ou duas vezes por semana;
  • Evite banhos muito quentes, que retiram a oleosidade natural do couro cabeludo;
  • Lave os cabelos com frequência moderada, para evitar oleosidade acumulada ou ressecamento;
  • Reduza o uso de chapinha e secador, sempre com protetor térmico;
  • Use óleos nutritivos para devolver brilho e controlar o volume.

3 cortes de cabelo que são a fonte da juventude para mulheres

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Sandra Cotrim é jornalista com anos de trajetória no TV Foco, onde atua como uma das principais redatoras na cobertura de televisão, celebridades e atualidades há mais de quatro anos. Assim, com forte apuração jornalística e olhar analítico, dedica-se a informar o público com credibilidade, profundidade e atenção aos bastidores do mundo da TV.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.