Alerta aos aposentados: Como está funcionando a prova de vida do INSS?

INSS realiza a Prova de Vida com base no cruzamento de informações oficiais de diferentes órgãos do Governo Federal
2 min de leitura
Idoso e logo do INSS (Fotos: Reproduções / Canva / Globo)

Idoso e logo do INSS (Fotos: Reproduções / Canva / Globo)

INSS realiza a Prova de Vida automaticamente desde 2023

Nesta quarta-feira, 12, traremos os detalhes de como funciona a Prova de Vida do INSS, um procedimento obrigatório que garante a continuidade do pagamento dos benefícios previdenciários.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Primeiramente, todos os benefícios ativos e de longa duração, como aposentadorias, pensões e auxílios por incapacidade temporária com mais de um ano de duração, exigem a realização anual da Prova de Vida.

No entanto, muitos beneficiários ainda possuem dúvidas de como funciona o procedimentos. Desde 2023, o processo é automático, dispensando a necessidade de comparecimento presencial em agências do INSS ou bancos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ou seja, atualmente, a comprovação é feita de forma segura e digital com base no cruzamento de informações oficiais de diferentes órgãos do Governo Federal.

Desse modo, o INSS reduzir filas, eliminou deslocamentos desnecessários e garantiu praticidade a milhares de beneficiários.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como o INSS faz o cruzamento de dados?

O INSS verifica se o beneficiário está vivo por meio do cruzamento de dados com outras bases do governo, como:

Como saber se minha prova de vida foi realizada?

Além disso, o beneficiário pode consultar a situação da sua Prova de Vida de duas formas:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quando há pendências

No entanto, em alguns casos, o sistema do INSS não consegue confirmar a vida do beneficiário, geralmente por falta de atualização cadastral ou ausência de registros recentes.

Por exemplo, em outubro de 2025, o INSS informou que cerca de quatro milhões de segurados foram convocados para realizar a prova de vida manualmente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O aviso é emito no extrato bancário do beneficiário, que possuí 30 dias para a regularização da situação.

Como realizar a Prova de Vida manualmente?

Desse modo, esses beneficiários podem realizar a prova de vida da seguinte maneira:

Além disso, em alguns bancos ainda é possível fazer o procedimento presencialmente, diretamente na agência onde o benefício é pago.

Atenção a golpes

O INSS reforça que não realiza visitas domiciliares para coleta de documentos ou execução da Prova de Vida.

O Instituto também não solicita informações por telefone, mensagens, SMS ou e-mail. Nesses casos, o segurado deve ignorar a mensagem,

Por fim, o segurado nunca deve passar seus dados pessoais, senhas, documentos e nem realizar pagamentos para liberar benefícios ou para não bloquea-los.

Autor(a):

Formação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é colunista do portal TV Foco desde 2020, com foco em beleza, televisão e celebridades. Com apuração jornalística rigorosa, tem como compromisso informar o público com credibilidade e precisão. Apaixonada por moda e pelo universo das celebridades, acompanha de perto as principais tendências e acontecimentos. Antes disso, atuou como assessora de imprensa e redatora.

Sair da versão mobile