Como o FGTS pode te livrar do aluguel em 2025? A CAIXA responde

Poucos não sabem, mas é possível usar o saldo do FGTS para transformar o sonho da casa própria em realidade; Veja como.

14/08/2025 7h45

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Saiba como usar o FGTS para se livrar do aluguel (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Canva/CLT)

Poucos não sabem, mas é possível usar o saldo do FGTS para transformar o sonho da casa própria em realidade; Veja como

Sair do aluguel e finalmente ter a própria casa é o sonho de milhões de brasileiros. No entanto, o caminho para essa realização é complicado para a maioria. Afinal de contas, o valor de entrada e do financiamento parecem barreiras difíceis de superar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É aí que o FGTS pode te ajudar e se torna um verdadeiro aliado no propósito de se livrar de uma vez por todas do aluguel. Isso porque, com o saldo da sua conta vinculada ou até mesmo com os créditos futuros, é possível financiar, construir ou quitar o imóvel dos seus sonhos, transformando o sonho da casa própria em realidade de forma mais rápida e segura.

Inclusive, a Caixa Econômica Federal é o agente operador do FGTS e oferece todas as ferramentas para que o trabalhador saiba se está apto a usar o fundo para fins habitacionais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por meio dela, é possível:

  • Consultar o saldo;
  • Conferir as condições de uso;

Sendo assim, com base no que a própria CAIXA diz, separamos abaixo como fazer valer esse direito.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Como funciona o uso do FGTS para imóveis?

  • Compra ou construção de imóveis: O FGTS pode ser usado como entrada no financiamento, parte do pagamento ou para quitar o valor total do imóvel. Além do saldo disponível, créditos futuros depositados pelo empregador também podem ser usados, desde que atendidas todas as exigências do Manual de Moradia Própria da Caixa.
  • Amortização ou liquidação do financiamento: O trabalhador pode utilizar o FGTS para reduzir ou quitar totalmente o saldo devedor do financiamento, seja no Sistema Financeiro de Habitação (SFH) ou no Sistema Financeiro Imobiliário (SFI), respeitando os limites de avaliação do imóvel.

Além disso, o FGTS permite diminuir até 80% do valor das prestações durante 12 meses consecutivos, tornando o financiamento mais acessível e facilitando o planejamento financeiro do trabalhador.

Quem pode solicitar o FGTS para pagamento de imóveis?

Para utilizar o FGTS, o trabalhador deve atender a critérios específicos:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Ter no mínimo três anos de trabalho recebendo o abono, consecutivos ou não.
  • Não possuir financiamento ativo no SFH em qualquer lugar do país.
  • Não ser proprietário, possuidor ou promitente comprador de imóvel residencial urbano, concluído ou em construção, no município de residência ou trabalho, incluindo regiões limítrofes.

Para o imóvel:

  • Avaliação de até R$ 1.500.000,00.
  • Residencial urbano e destinado à moradia do titular.
  • Registrado no RI competente e sem impedimentos legais.
  • Não ter sido adquirido com FGTS nos últimos 3 anos.

MAS ATENÇÃO! O FGTS não pode ser usado para imóveis comerciais, rurais, reformas, aquisição de terrenos sem construção ou compra de materiais de construção.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como solicitar o FGTS para obter um imóvel?

  • Consultar saldo do FGTS: Primeiramente, confira quanto pode ser usado na operação de compra, liquidação ou amortização.
  • Solicitar uso: Utilize o App Habitação CAIXA ou ligue para 0800 104 0104 / 4004 0104, com o número do contrato em mãos.
  • Entrega de documentação: Caso ainda não tenha utilizado o FGTS no contrato, leve documentos como RG, extrato do FGTS, carteira de trabalho e comprovantes fiscais à agência ou correspondente CAIXA Aqui.

Documentação necessária:

  • Documento oficial de identificação.
  • Extrato da conta vinculada ao FGTS.
  • Carteira de trabalho.
  • Declaração do órgão gestor ou sindicato, para trabalhadores avulsos.
  • Declaração de Imposto de Renda (DIRPF) do titular e do cônjuge, se aplicável.

Mas, para saber mais sobre mais leis trabalhistas e outros direitos CLTs, clique aqui*

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.